Avançar para o conteúdo principal

No coração do pelotão da Volta a Portugal: Louletano-Hospital de Loulé

O Cycling & Thoughts, juntamente para a APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais), esteve presente nos tradicionais Circuitos lusos de final de temporada, aproveitando o momento para sentir o coração dos heróis das equipas nacionais que estiveram presentes na 79ª Volta a Portugal Santander Totta.

Neste primeiro artigo, de uma série de seis, falámos com sete dos elementos da equipa Louletano-Hospital de Loulé sobre as quatro questões:

1- O que foi o melhor da Volta?
2- E o pior da Volta?
3- Com que sentimento sais desta Volta?
4- Tens algum episódio caricato ou momento marcante na Volta?

Descubram em seguida as respostas de Vicente de Mateos, David de la Fuente, Nuno Almeida, Hélder Ferreira, Pedro Paulinho, Rui Rodrigues e André Evangelista.
 
Louletano-Hospital de Loulé na apresentação das equipas da 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

VICENTE DE MATEOS (CG 3º)

1- O melhor para mim foi conquistar esse pódio final, foi também a vitória de etapa e a camisola verde. Estas três coisas foram especiais para mim e para toda a equipa Louletano.

2- Penso que houve pouca coisa má. Na Volta foi tudo positivo para mim. É verdade que na nona etapa o pior foi não estar na frente, não poder estar com os melhores e lutar de verdade pela camisola amarela, mas tão pouco foi mau.

3- Saio da Volta com um sentimento muito bom, muito alegre, muito contente. Eu e toda a equipa estamos a pensar nesse momento desde o ano passado. Chegámos e demonstrámos que o Louletano pode discutir a Volta a Portugal e é isso que guardo.

4- O momento que me marca é a vitória de etapa. Ganhar uma etapa na Volta a Portugal e estar a minha namorada ali comigo, penso que é um momento bonito. Também outro momento bonito foi no último dia quando consegui o pódio e estavam lá os meus pais e a minha namorada. Tudo o que consegui foi bonito.
 
Vicente de Mateos (© Helena Dias)

DAVID DE LA FUENTE (CG 22º)

1- O melhor foi o início da Volta, em que estás bem. Logo depois sempre vou ficando um pouco pior, mas este ano consegui estar nas fugas e fazer o meu trabalho.

2- Como sempre, o pior foram as quedas. Este ano só tive uma queda e não foi muito importante, como o que sucedeu com o Rafael Silva ou o Edgar Pinto.

3- Na verdade, este ano saí muito contente da Volta. Para mim, acho que foi uma Volta mais fácil do que noutros anos. Relativamente ao percurso foi um pouco mais fácil para mim e assim foi mais positiva. Talvez por essa razão vi-me mais envolvido na corrida do que em outros anos, quanto a estar em fugas ou ajudar um pouco mais até ao final. Mas, como sempre, venho para trabalhar e é diferente. Nunca venho para fazer um grande resultado. Gosto de estar todo o ano forte e depois ver o que sai na Volta.

4- Em corrida há sempre momentos divertidos. Houve dias na fuga em que rimos muito, mas quando vais a passar mal a maioria das coisas com que te ris são disparates sem sentido.
 
David de la Fuente (© Helena Dias)

NUNO ALMEIDA (CG 35º)

1- O melhor da Volta foi chegar ao fim e conseguirmos um resultado digno. Não ganhámos, mas terceiro é sempre bom. Exigiu muita luta e com uma equipa que ajudou o nosso líder ao máximo. Conseguir isso no final foi uma alegria. Claro, só faltou ganhar.

2- O pior foram as duas quedas que tive, que são situações um bocado irritantes, mas não trouxeram muitas consequências e foram ultrapassadas. Principalmente a segunda etapa da Volta foi muito complicada e o pior dia para mim.

3- Saio da Volta de consciência tranquila. Esse é sempre o meu objectivo, sair de consciência tranquila e saber que nada ficou por fazer. É sempre muito bonito chegar ao final e dizer que podíamos ter feito mais aquilo ou ter dado mais acolá, mas as coisas nunca são assim tão lineares.

4- Tive um momento que me marcou sim. Corri em casa a primeira etapa na Arrábida e ter a minha família e os meus amigos a apoiar é sempre um momento marcante e especial para qualquer atleta.
 
Nuno Almeida (© Helena Dias)

RUI RODRIGUES (CG 41º)

1- Penso que para a equipa foi uma boa Volta, a vitória de etapa do Vicente foi bastante positiva e termos a confiança que também poderíamos vencer a Volta foi muito bom.

2- O pior foi a etapa de Fafe, talvez por correr em casa e pela dureza que foi essa etapa.

3- Saio da Volta com um sentimento bom, de dever cumprido. Penso que a equipa fez um bom trabalho para o Vicente e mesmo a nível pessoal acho que foi uma boa Volta, apesar de às vezes uma pessoa ter demasiada ilusão, mas acho que ficou dentro das expectativas.

4- Se calhar, o momento que destaco é a queda que tive logo na entrada da Sra. da Graça. Íamos a 20 km/h e conseguir cair a esta velocidade não é fácil. Se calhar foi o momento mais estranho.
 
Rui Rodrigues (© Helena Dias)

HÉLDER FERREIRA (CG 59º)

1- O ambiente que rodeia a Volta: o protagonismo que os ciclistas têm nesses dias, o entusiasmo do público, o destaque nos meios de comunicação.

2- A retirada do público da Senhora da Graça, com a passagem da etapa para o dia de semana.

3- Sentimento de dever cumprido, satisfeito com a minha prestação. No fundo, não ficou nada por fazer.

4- Uma conversa sincera apenas entre os ciclistas marca muito. Aconteceu antes da vitória em Oliveira de Azeméis e uniu ainda mais os esforços para o sucesso do Louletano na Volta.
 
Hélder Ferreira (© Helena Dias)

PEDRO PAULINHO (CG 85º)

1- Sem dúvida, o melhor foi correr ao lado do meu irmão [Sérgio Paulinho]. Mas também foi muito bom ter um companheiro nos três primeiros. Era um objectivo da equipa, sabíamos que o Vicente era capaz de discutir a Volta e foi pena não ter chegado ao contra-relógio nas condições de discutir, mas fizemos tudo e acho que também há que salientar isso.

2- O pior foi chegar ao dia de descanso e ter uma lesão muscular. Foi pior por não poder ajudar a equipa a 100%, não estar nas condições a 100% para poder ajudar o líder. E também termos perdido o Óscar logo no primeiro dia.

3- Saio da Volta com o sentimento de objectivo cumprido. Ajudei a equipa no que pude. Não estava a 100% para a Volta. Não sabia se ia à Volta, só soube dois dias antes de começar derivado à ausência do Luís Mendonça, mas saio de consciência tranquila.

4- Não tenho nada de especial a destacar. Para mim, toda a Volta foi especial.
 
Pedro Paulinho (© Helena Dias)

ANDRÉ EVANGELISTA (CG 105º)

1- O melhor da Volta foi sobretudo a experiência. É uma coisa nova, visto que foi a minha primeira: outros corredores em termos de várias nacionalidades, nunca tinha feito uma prova com tantas etapas e sobretudo o ritmo, que é completamente diferente.

2- O pior foi mesmo o passar dos dias conforme a dureza da competição em si.

3- Senti um dever cumprido, fiz o que o chefe me mandou. Onde podia estar, estive. E sobretudo acabei a Volta, que era muito importante para mim.

4- As quedas e os problemas mecânicos em algumas etapas, em que durante 50 km estive com uma bicicleta diferente e sem a minha medida.

André Evangelista (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.