Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: Alarcón rei da Volta, Veloso vencedor do crono final

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) sagrou-se aos 31 anos no grande vencedor da 79ª edição da Volta a Portugal Santander Totta. No ano em que a prova rainha lusitana celebra o 90º aniversário, o português e companheiro de equipa Amaro Antunes conquistou o 2º lugar na geral e o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) fechou o pódio. No cair do pano em Viseu, Gustavo Veloso arrasou no contra-relógio, vencendo a sua segunda etapa nesta edição.

 
Raúl Alarcón é o grande vencedor da 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

Mais do que companheiros de equipa, os dois amigos partilharam as suas emoções no final da jornada à RTP. Gustavo Veloso disse: “Hoje queria mostrar que ontem foi um mau momento, mas que fiz as coisas bem e às vezes estas coisas acontecem no ciclismo, o que faz com que o ciclismo seja tão bonito. Fico contente e feliz com ele [Raúl Alarcón]. Há uns anos, ele estava para deixar a bicicleta. As pessoas não sabem, mas ele estava a limpar carros e quando me falaram dele vir para a equipa, toda a gente apostou nele e para mim é quase como um filho desportivo. Tenho uns quantos, por isso, chamam-me Papá Veloso. E quando eu não ganho, se ganha um desses filhos, é como se eu ganhasse.”

Raúl Alarcón agradeceu as palavras do amigo: “Estas palavras dele são muito importantes. Eu tenho de lhe agradecer muito, como ele estava a dizer. E o que posso dizer… é um grandíssimo companheiro, mas sobretudo um grande amigo. Nós nunca competimos entre nós, tentámos sim fazer sempre o melhor possível para conseguirmos a vitória final da geral, pois o importante era que ficasse na equipa.” E assim ficou a vitória na equipa W52-FC Porto.

O desfecho da Volta a Portugal viveu-se em Viseu, num decisivo contra-relógio individual de 20,3 km com partida e chegada na Avenida Europa. Dos 140 corredores que iniciaram a Volta em Lisboa, 113 estiveram hoje à partida para a derradeira jornada.

O líder da amarela Raúl Alarcón (W52-FC Porto) fez-se à estrada com 31 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa Amaro Antunes e mais de 5 minutos para os restantes adversários, incluindo o 3º na geral Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 5 minutos e 4 segundos.

À partida para a derradeira jornada, Gustavo Veloso deixava claro o objectivo para este dia: “Discutir o crono e marcar tempos para o Raúl.” Assim o fez, pedalando o melhor tempo no ponto intermédio de cronometragem e também na linha de meta, vencendo com 26 minutos a 46,385 km/h.

Alarcón seguiu-lhe as pedaladas, marcando o 2º melhor tempo e gastando mais 15 segundos. Outro forte candidato à vitória neste dia, Alejandro Marque (Sporting-Tavira) garantiu o 3º melhor tempo, ficando a 18 segundos da vitória.

Nos 10 melhores tempos do dia, a W52-FC Porto conseguiu ocupar 5 lugares, juntando à vitória de Veloso e ao 2º lugar de Alarcón o 4º lugar de António Carvalho, a 24 segundos, o 6º lugar de Ricardo Mestre, a 41 segundos, e o 10º lugar de Amaro Antunes, a 1 minuto e 7 segundos.

Na luta pelo terceiro lugar da geral, Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) saiu a ganhar ao obter o 5º tempo do dia, a 36 segundos, ficando Rinaldo Nocentini (Sporting-Sporting) pelo 9º melhor tempo, a 57 segundos, e assim a perder o lugar no pódio da geral, fechando em 4º. Contudo, confirmou à RTP a sua continuidade em 2018 na equipa verde e branca.

Entre as maiores emoções do dia, a despedida de Rui Sousa (RP-Boavista) da Volta a Portugal. Iniciou o contra-relógio com os olhos emocionados e terminou com o 27º tempo. Somou 19 Voltas ao longo da sua carreira, mantendo o recorde Joaquim Andrade com 21 presenças na Volta.

Numa temporada na qual a W52-FC Porto totaliza 22 vitórias entre etapas e classificações gerais, Raúl Alarcón é dono de 10 desses triunfos, alcançando hoje a camisola amarela da 79ª edição da Volta a Portugal, bem como a camisola do combinado.

Amaro Antunes (W52-FC Porto) conquistou a camisola da montanha e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) a camisola da classificação por pontos, ficando ambos em 2º e 3º na geral respectivamente.

A camisola da juventude ficou nas mãos de Krists Neilands (Israel Cycling Academy), que com apenas 22 anos finalizou em 10º na geral. Nesta classificação da juventude, o 2º lugar pertenceu a Luís Gomes (RP-Boavista), jovem luso de 23 anos que se estreia na Volta com um 14º lugar na geral, e o 3º lugar a Christopher Prendergast (H&R Block Pro Cycling), ciclista canadiano de 22 anos que terminou em 32º na geral.

Na classificação por equipas, a W52-FC Porto imperou em larga escala, ficando em 2º a RP-Boavista, a 23 minutos e 49 segundos, e em 3º a Efapel, a 28 minutos e 8 segundos.

Quanto ao lanterna vermelha desta Volta, o basco Gotzon Udondo (Euskadi-Murias) fechou no 109º lugar, a 3h12m32s de Alarcón.

Resultados Et10 [resultados completos]
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto 0:26:00
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +15s
3º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +18s
4º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +24s
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +36s
6º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +41s
7º Damien Gaudin (Fra) Armée de Terre +44s
8º Théry Schir (Sui) Team Vorarlberg +53s
9º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +57s
10º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +1:07s

Classificação Geral Final
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 41:46:14
2º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +1:23s
3º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5:25s
4º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +5:54s
5º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +7:10s
6º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +7:25s
7º João Benta (Por) RP-Boavista +7:54s
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +8:11s
9º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +8:36s
10º Krists Neilands (Lat) Israel Cycling Academy +9:35s
11º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +11:25s
12º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +11:43s
13º Patrick Schelling (Sui) Team Vorarlberg +14:10s
14º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +26:13s
15º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +26:17s
16º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +31:12s
17º Jesús del Pino (Esp) Efapel +32:23s
18º Egor Silin (Rus) RP-Boavista +34:19s
19º Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +34:52s
20º Daniel Mestre (Por) Efapel +35:15s
 ______
Ver também:

Comentários

  1. Conforme se previa a W52-FC Porto venceu a Volta Portugal, mantendo a regularidade vitoriosa daquilo da presente época. Tanto lá fora como em casa foram tendo excelentes prestações.

    Quanto ao dia de ontem, é de salientar o excelente crono do António Carvalho, terminando a volta em excelente forma. O crono do Ricardo Mestre que no dia anterior tinha estourado com tudo e todos na Serra. E salientar também um nome que deve ser seguido Krists Neilands da Israel Cycling Academy. Está aqui um bom valor que merece dar o salto na sua evolução

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.