Avançar para o conteúdo principal

Vicente de Mateos: “Espero chegar a Viseu e estar no pódio final”

O Cycling & Thoughts entrevistou Vicente de Mateos em Belém, na apresentação das equipas da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. O ciclista espanhol de 28 anos lidera a equipa Louletano-Hospital de Loulé na luta pela camisola amarela.


Vicente de Mateos fechou a Volta a Portugal de 2016 em 8º da geral e este ano vem com um objectivo mais ambicioso.

VM: “Bem, trabalhei muito e espero chegar a Viseu e estar no pódio final. Para ganhar a Volta a Portugal tens de estar a tentar a cada etapa, a cada dia, pois os segundos de bonificação de cada etapa podem fazer-te ganhar a Volta a Portugal.”

A progressão de Vicente de Mateos tem sido notória desde a temporada transacta, mostrando-se cada vez mais forte no terreno montanhoso.

VM: “A progressão está à vista, ganhei corridas com final em alto. Nos últimos treinos senti-me bastante bem e penso que estou preparado para enfrentar esta Volta.”

Para fazer a diferença para os principais adversários, destaca três etapas.

VM: “Uma das etapas mais importantes, que no ano passado já marcou a diferença, é a Sra. da Graça. A etapa da Torre, embora não termine na Torre, é muito dura. E o contra-relógio final irá fazer a última diferença.”

O contra-relógio em Viseu será a última oportunidade para lutar contra as possíveis diferenças de tempo na geral, onde Gustavo Veloso (W52-FC Porto) se tem revelado especialista no esforço individual.

VM: “O Gustavo demonstrou que é muito forte no contra-relógio e em todos os terrenos. Mas o crono deste ano parece que não tem grandes rectas para correr em grande velocidade e, por isso, penso que será um contra-relógio diferente do ano passado.”

Vicente de Mateos e Louletano-Hospital de Loulé na 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Um dia no estágio Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade

Em exclusivo para o Cycling & Thoughts , o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas do estágio da equipa de clube sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade rumo à temporada de 2016.