Avançar para o conteúdo principal

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto).

Ao Cycling & Thoughts, João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”

ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO AQUI!
 
Fulgurante vitória de João Matias no Bombarral (© Helena Dias)

O Circuito do Bombarral correu-se na tarde deste sábado, 30 voltas num total de 78 km. O pelotão de 87 ciclistas esteve sempre muito activo ao longo de toda a prova, desferindo vários ataques na procura de tentar formar uma fuga. Mas as voltas foram passando e as tentativas todas anuladas.

Entre os atacantes do dia contam-se ciclistas da equipa espanhola Burgos-BH e nomes como o 3º na geral da Volta a Portugal Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e o campeão nacional de contra-relógio Domingos Gonçalves (RP-Boavista).

A duas voltas do final, o vencedor da etapa no alto da Nossa Sra. da Assunção, o jovem António Barbio (Efapel) tentou sair em solitário, seguindo-se a uma volta do final a tentativa de Mário González (Sporting-Tavira), ambos sem sucesso.

A velocidade a que se pedalou levou o pelotão a ficar dividido em dois grupos, ficando a disputa da vitória entregue ao primeiro grupo. O mais forte na luta ao sprint foi João Matias, que assim alcançou a sua primeira vitória profissional. Em 10º cruzou a linha André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau), destacando-se como melhor sub-23.

Antes dos sub-23 e elites disputarem o Circuito do Bombarral, foi a vez de cadetes, juniores e femininas disputarem as suas provas no designado 3º Troféu Guilherme Silva, em homenagem ao ciclista, que faleceu aos 18 anos vítima de queda enquanto treinava no Montejunto, em 2015. Os pais estiveram presentes e viveram emocionados a homenagem ao jovem Guilherme.

Pelotão a postos para iniciar o Circuito do Bombarral (© Helena Dias)

João Matias foi o mais forte a cruzar a meta no Bombarral (© Helena Dias)

Pais de Guilherme Silva presentes no Circuito em homenagem ao filho (© Helena Dias)

André Ramalho destacou-se entre os sub-23 (© Helena Dias)

João Matias, Fábio Silvestre e Daniel Freitas brilharam no pódio do Bombarral (© Helena Dias)

Resultados
1º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack 1:42:37
2º Fábio Silvestre (Por) Sporting-Tavira +3s
3º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +3s
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +3s
5º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +3s
6º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +3s
7º Juan Pérez Martín (Esp) W52-FC Porto +3s
8º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3s
9º Daniel López (Esp) Burgos-BH +3s
10º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau +3s



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.