Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Nuno Ribeiro: Volta a Portugal e escalão Pro Continental são objectivos da W52-FC Porto

Nuno Ribeiro prepara-se para lutar uma vez mais pela vitória da Volta a Portugal no comando da equipa W52-FC Porto. Na apresentação das equipas realizada em Belém, o Cycling & Thoughts entrevistou o director desportivo, que também ele venceu a Volta em 2003 pela equipa LA Pecol.


A estrutura da W52-FC Porto tem mudado de designação desde que subiu ao escalão Continental, mas no total conta com quatro vitórias da Volta a Portugal com Rui Vinhas (2016), Gustavo Veloso (2015/2014) e Alejandro Marque (2013). Em 2017, a equipa azul e branca irá tentar conquistar a camisola amarela pelo quinto ano consecutivo.

NR: “A equipa vai encarar esta Volta com os mesmos objectivos que encarou nos outros quatro anos. Vai trabalhar muito para conseguir alcançar mais uma vez a vitória.”

O trabalho de Nuno Ribeiro como director desportivo tem-se pautado pela oportunidade dada a todos os ciclistas de mostrarem as suas qualidades, fazendo rodar a equipa ao longo da temporada nas diversas competições disputadas.

NR: “É uma forma de tentar motivar os ciclistas e manter a equipa bastante unida nos objectivos. Depois torna-se muito mais fácil trabalhar os ciclistas, porque todos têm a sua oportunidade. Uns aproveitam de uma maneira, outros aproveitam de outra, mas o meu objectivo é dar oportunidade a todos para quando chegar o objectivo principal, que é a Volta a Portugal, estarmos centrados na vitória.”

A equipa W52-FC Porto chega à Volta a Portugal com 15 vitórias esta temporada, entre etapas e classificações gerais.

NR: “A equipa tem objectivos traçados desde o início do ano. Começa com o intuito de conseguir o maior número de vitórias, embora o principal objectivo seja a Volta a Portugal. Fizemos uma época excelente, ganhámos as corridas mais importantes do nosso calendário e conseguimos alcançar algumas vitórias no estrangeiro, nomeadamente em Espanha. Estamos a dar passo a passo e as vitórias são importantes para nós e para os ciclistas.”

Os principais patrocinadores, W52 e Futebol Clube do Porto, permanecem ao lado da estrutura dirigida por Nuno Ribeiro.

NR: “Temos um contrato de mais 3 anos com o Porto. Temos feito um bom trabalho e vamos continuar a trabalhar na evolução da equipa para tentar manter o maior número de ciclistas. A partir daí, tentar ser melhor a cada ano, mais profissionais e se possível conseguir um calendário ainda maior e internacional, para tentar alcançar mais objectivos no estrangeiro.”

O objectivo de subir ao escalão Profissional Continental está nos planos da equipa.

NR: “É uma possibilidade a ser alcançada, mas tem de se trabalhar a longo prazo. Temos o objectivo de passar a Profissional Continental, mas para nos mantermos lá 3 ou 4 anos. Se for para passar 1 ano e baixar outra vez de escalão é pior para nós, é contraproducente. Tem de se trabalhar com cabeça, tronco e membros para, quando se conseguir esse objectivo, tentar manter o mais tempo possível.”

A W52-FC Porto enfrenta a 79ª edição da Volta a Portugal com Rui Vinhas, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, António Carvalho, Gustavo Veloso, Joaquim Silva, Samuel Caldeira e Amaro Antunes, líder do Ranking APCP Ciclista do Ano.

Nuno Ribeiro com a equipa W52-FC Porto na apresentação da Volta a Portugal (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.