Avançar para o conteúdo principal

Luís Gomes triunfa em Nafarros: “Foi uma vitória difícil”

Luís Gomes (RP-Boavista) conquistou a primeira vitória da temporada no Circuito de Nafarros, depois de se destacar na Volta a Portugal como o segundo melhor jovem em prova. Bruno Silva (Efapel) e Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) completaram o pódio em Sintra.

Ao Cycling & Thoughts, Luís Gomes falou sobre o triunfo: “Foi uma vitória difícil. Um circuito com muitos ataques e contra-ataques e o vento que se fez sentir naquela subida tornou tudo mais complicado e duro durante as voltas. Tive a felicidade de estar bem fisicamente, consegui engatar na fuga e depois, nesta chegada ligeiramente a subir, consegui sprintar e vencer. Agradeço a todos os meus colegas de equipa pela ajuda que me deram durante toda a época e dedico esta vitória à minha família e à minha namorada.”


ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS AQUI!

Vitória de Luís Gomes no Circuito de Nafarros (© Helena Dias)


A 57ª edição do Circuito de Nafarros teve um total de 80 km divididos em 8 voltas. Desde os primeiros quilómetros, o pelotão esteve sempre em busca da fuga perfeita, que surgiu com Luís Gomes (RP-Boavista), Bruno Silva (Efapel), Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Igor Merino (Burgos BH).

A fuga conseguiu uma curta vantagem para alguns ciclistas que se mantinham no seu encalço e uma longa distância para o pelotão, que superou os 10 minutos no final da jornada.

O quarteto lutou assim entre si pela vitória e na subida final para a linha de meta Luís Gomes atacou os demais companheiros de fuga, conquistando a primeira vitória da temporada e a segunda em circuitos para a RP-Boavista, que ainda ontem triunfou em Alcobaça com Domingos Gonçalves.

A 2 segundos seguiram-se o vencedor da edição transacta Bruno Silva e Hugo Sancho, chegando a 28 segundos Igor Merino e a 1 minuto e 49 segundos César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), vencedor da edição de 2014.

Além da vitória da camisola amarela, Luís Gomes venceu o prémio do maior número de voltas na frente de corrida e a meta volante Saraiva. Bruno Silva venceu a camisola da montanha e a classificação do combinado, o vencedor do Circuito do Bombarral João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu a volta mais rápida e César Fonte o prémio da meta volante da quinta volta C.M. Sintra.

Entre os mais jovens do pelotão, Marcelo Salvador (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) terminou em 10º vencendo no escalão sub-23, seguido do companheiro de equipa Paulo Silva e André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau).

Por equipas, imperou a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, seguida da Efapel e Louletano-Hospital de Loulé. Em sub-23 imperou a equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés,  seguida da Jorbi-Team José Maria Nicolau e Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

Na cerimónia de pódio houve ainda tempo para o especial momento de homenagem a Rui Sousa e Sérgio Paulinho, pela carreira de sucesso de ambos. O ciclista da Efapel fez-se representar pelo companheiro Bruno Silva, por não poder estar presente devido a queda sofrida no circuito anterior de Alcobaça.

Pelotão do 57º Cicruito de Nafarros (© Helena Dias)
 
Pódio do Circuito de Nafarros: Luís Gomes, Bruno Silva e Hugo Sancho (© Helena Dias)

Os 10 melhores classificados do Circuito de Nafarros, Nuno Almeida em representação de Vicente de Mateos (© Helena Dias)


Pódio Sub-23: Marcelo Salvador, Paulo Silva e André Ramalho (© Helena Dias)

Homenagem a Rui Sousa e Sérgio Paulinho, aqui representado por Bruno Silva (© Helena Dias)


Resultados
1º Luís Gomes (Por) RP-Boavista 1:51:24
2º Bruno Silva (Por) Efapel +2s
3º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +2s
4º Igor Merino (Esp) Burgos BH +28s
5º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +1:49s
6º David Rodrigues (Por) RP-Boavista +2:01s
7º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +2:10s
8º Luís Fernandes (Por) Sporting-Tavira +2:34s
9º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:25s
10º Marcelo Salvador (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +3:42s


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Formação e futuro do ciclismo em Portugal

Tema bastante recorrente, o futuro do ciclismo em perigo na Península Ibérica pelo desaparecimento das equipas de formação. Apesar da diferente dimensão e consequente potencial do território, Portugal tem superado este problema de forma mais evidente do que Espanha , que viu nos últimos anos várias equipas evaporarem-se da categoria continental, restando duas frente às seis lusitanas. Superando expectativas nacionais e estrangeiras, no recente Campeonato do Mundo em Ponferrada, tal como no anterior em Florença, os jovens lusos mostraram-se nos lugares cimeiros, superando os jovens do país vizinho que tem vindo a esmorecer como uma potência do ciclismo.