Avançar para o conteúdo principal

Henrique Casimiro: “Seguramente iremos dar luta”

O Cycling & Thoughts entrevistou Henrique Casimiro em Belém, na apresentação das equipas da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. O ciclista luso de 31 anos partilha a liderança da equipa Efapel com o experiente internacional luso Sérgio Paulinho na luta pela conquista da camisola amarela.


Henrique Casimiro chega este ano à Volta depois de brilhar em 7º lugar da edição anterior e com expectativas de lutar pela geral.

HC: “As minhas expectativas são as de sempre. Partimos para cada prova com o objectivo de vencer. É um orgulho poder partilhar equipa e esta posição com o Sérgio Paulinho, que sempre foi uma referência para mim e já lho disse várias vezes. Ele pensa que estou a brincar, mas é a verdade… eu até me sinto pequenino ao pé do Sérgio. Vamos lutar para que o Sérgio consiga discutir a Volta, embora eu também tenha liberdade para isso. Mas a nossa peça chave é o Sérgio, também pelo percurso se adaptar melhor a ele do que a mim. Vamos tentar manter-nos como até aqui, a nossa força é o grupo, é o bloco, e vamos tentar combater as principais equipas.”

A consistência de resultados de Henrique Casimiro tem vindo a aumentar de ano para ano, principalmente desde que chegou à Efapel. Explica-nos o que mudou.

HC: “Mudou acreditarem em mim. Chegar aqui e dizerem ‘tu não és para fazer isto, mas sim para fazer isto’. Têm-me dado confiança ao longo de cada corrida e ter uma equipa como a Efapel a trabalhar para mim em certas corridas dá-me uma força psicológica muito grande. O fluir de resultados dá-me mais tranquilidade e daí a evolução.”

A Efapel tem-se pautado por ser a equipa que mais batalha na Volta a Portugal contra a favorita W52-FC Porto. Este ano, o grupo promete a mesma luta diária.

HC: “O Porto é, sem dúvida, a equipa de referência que todos temos para a Volta e não seremos só nós o principal adversário, mas seguramente iremos dar luta como sempre, porque não temos nada a perder e iremos arriscar sempre que possível para tentar vencer. É difícil, mas se fosse fácil não estávamos cá nós, estavam outros. Espero que seja um bom espectáculo e que se possível consigamos vencer.”

A vitória é o objectivo da Efapel e para Henrique Casimiro passa pela cabeça vestir a amarela.

HC: “Eu acredito que cerca dos 150 ciclistas, que alinham amanhã, a todos lhes passa isso pela cabeça e eu não sou excepção. Obviamente que me passa pela cabeça e se a vestir tudo farei para a defender com unhas e dentes. Contudo, não é tarefa fácil. Preparámo-nos para o nosso principal objectivo e tenho de agradecer todo o apoio que a equipa me tem dado até aqui.”

Henrique Casimiro (© Helena Dias)

Equipa Efapel na 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”