Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Tony Martin vence 2ª etapa

Tony Martin (Foto @BiciGoga)

O alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step) alcançou a vitória da jornada em Itzulia, após uma fuga iniciada logo ao começo da etapa. A liderança da Vuelta al País Vasco permaneceu em Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

A segunda etapa no País Basco viveu-se ao longo de 155,8 km, entre Ordizia e Dantxarinea. Após o tiro de partida, sete corredores iniciaram a fuga do dia composta por Gorka Izagirre (Movistar), Hubert Dupont (AG2R), Bob Jungels (Trek), Davide Malacarne (Europcar), Maxime Monfort (Lotto), Tony Martin e Jan Bakelants (Omega).

O grupo superou na frente as quatro dificuldades da jornada, mais precisamente as 2ªs. cats. de Gorosmendi (km 30,7), Usategieta (km 43), a 3ª cat. de La Piedad (km 88) e a mais dura de todas, a 1ª cat. de Lizaieta (km 105,2). Nunca ultrapassando os 3 minutos de vantagem, a fuga viu a distância drasticamente reduzida abaixo do minuto a 20 km da meta, quando o trio Orica, Garmin e Sky uniu esforços e aumentou o ritmo no pelotão.

Martin não quis dar o dia em fuga por perdido e, seguido apenas pelo companheiro Bakelants e também por Izagirre, o trio tentou resistir à perseguição do pelotão. Mais do que isso, o tri-campeão do mundo em contra-relógio fez da sua especialidade a chave mestra para, a 10 km do final, arrancar em solitário num esforço individual.

No pelotão, a última subida não pontuável viu Valverde (Movistar) atacar com resposta de Contador (Tinkoff), enquanto na frente Martin tinha ainda uma luta de 5 km por enfrentar. Numa cadência rumo à vitória, o alemão pedalou até à conquista da linha de meta, alcançando a segunda vitória da temporada, após ter ganho o contra-relógio por equipas na Tirreno-Adriatico. Atrás de Tony Martin chegou o grupo dos favoritos a 30 segundos com Ben Swift (Sky) e Michal Kwiatkowski (Omega) a preencherem os restantes lugares do pódio da etapa.

As três primeiras posições da geral não sofreram qualquer alteração e quanto à armada lusa, do quinteto terminou o dia a 30 segundos André Cardoso (Garmin) e também o campeão do mundo Rui Costa (Lampre), que neste dia já correu com a sua bicicleta ao contrário do dia anterior, além de ter mostrado na estrada estar recuperado do cansaço de ter estado mais de 10 horas no aeroporto, devido a atrasos no voo para o País Basco, levando ao começo menos bom na prova. Minutos mais tarde cruzaram a meta Nelson Oliveira (Lampre), Sérgio Paulinho e Bruno Pires (Tinkoff).

A terceira etapa reserva ao pelotão 194,5 km entre Urdazubi-Urdax e Vitoria-Gasteiz, para a qual os ciclistas lusos partem em 20º André Cardoso (Garmin), 36º Rui Costa e 90º Nelson Oliveira (Lampre), 129º Sérgio Paulinho e 143º Bruno Pires (Tinkoff).


Resultados Etapa 2
1 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step 3:46:17
2 Ben Swift (GBr) Sky +0:30
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:30
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:30
5 Paul Martens (Ger) Belkin +0:30
6 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:30
7 Maxim Iglinskiy (Kaz) Astana +0:30
8 Yukiya Arashiro (Jap) Europcar +0:30
9 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge +0:30
10 Rinaldo Nocdentini (Ita) AG2R La Mondiale +0:30
31 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:30
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:30
117 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +7:51
125 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +11:24
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +15:34
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
Regularidade: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 7:51:54
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
5 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
20 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
90 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +17:26
129 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +26:16
143 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +32:54

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Melhor hoje. Pior ontem. E amanhã? Mais um dia, mais um treino. PCruz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.