Avançar para o conteúdo principal

Filipe Cardoso soma vitória no GP Mortágua

Filipe Cardoso ofereceu mais uma vitória à equipa Efapel. O recente vencedor da mítica etapa da Sra. da Graça na Volta a Portugal conquistou este sábado o 15º Grande Prémio Mortágua, quarta e penúltima prova da Taça de Portugal liderada em elite pelo companheiro Diego Rubio.

A Efapel triunfou em pleno no final dos 144 km de prova. A equipa de Ovar alcançou a vitória no colectivo e agarrou com Filipe Cardoso a vitória isolada na meta, a classificação da montanha e das metas volantes. Os demais lugares do pódio da jornada pertenceram a Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) e Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), que cruzaram a linha após 55s. Em 5º na jornada terminou Bruno Sancho (Anicolor), melhor corredor de equipa de clube.

Amanhã, disputa-se a última prova da Taça de Portugal com a realização do Grande Prémio Anicolor, em Águeda. Diego Rubio (Efapel) lidera em elite seguido pelo vencedor de 2014 César Fonte (Rádio Popular-Boavista). Em sub-23, Rui Carvalho (Anicolor) mantém o primeiro lugar seguido agora por Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM), que subiu a 2º do ranking da Taça deste escalão. Nos sub-23 de 1º ano, o comando pertence a João Maio (Anicolor), seguido de perto por Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop).

Filipe Cardoso, Rui Carvalho e Bruno Sancho
(foto facebook Cycling Team Mortágua)
Resultados
1º Filipe Cardoso (Por) Efapel 3:41:49
2º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte +55”
3º Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa +55”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +1:00”
5º Bruno Sancho (Por) Anicolor +1:00”
6º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:00”
7º Guillaume Almeida (Fra) US Montauban +1:00”
8º Diego Rubio (Esp) Efapel +1:00”
9º Pedro Gregori (Esp) CC Padrones-Aluminios Cortizo +1:00”
10º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +1:00”

Juventude
1º Rui Carvalho (Por) Anicolor
2º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass
3º João Rodrigues (Por) Team Tavira
4º Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
5º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
6º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass
7º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
8º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
9º Renato Macedo (Por) Anicolor
10º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass
Resultados completos aqui

______
2ª prova Taça Portugal: Efapel veste-se de vitórias
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.