Avançar para o conteúdo principal

Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição

A Volta a Portugal ofereceu este sábado a famosa etapa de transição, essa etapa mais ou menos plana que antecede grandes chegadas em alto. Amanhã, a Sra. da Graça promete muita emoção e mais definição nos lugares cimeiros da geral. Hoje, o que o pelotão viveu foi tudo menos transição. Um sobe e desce constante, muito para além das três subidas de 3ª e 4ª categoria do dia.

De transição... presume-se que se pedale uma jornada tranquila, sem grandes dificuldades nem demasiado desgaste. Completamente diferente do que sentiram os corredores, como reflectem as palavras de Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) à RTP após cruzar a linha: “Eu diria que de transição não foi… uma etapa muito discutida, muito rápida e de grande desgaste. Se calhar, das etapas que levo este ano, esta foi a mais exigente.”

Os 172,2 km foram pedalados a uma velocidade média de 40,116 km/h e 12 abandonos. Entre eles Victor Valinho (Louletano-Ray Just Energy), para quem a queda sofrida na primeira etapa foi mais forte do que toda a força do campeão nacional sub-23 de 2013. Da mesma equipa, à imagem de ontem Hugo Sabido ressentiu-se do joelho, recorrendo ao carro médico nos últimos 33 km e cruzando a linha a 1m32s do vencedor. Após a etapa, confessou-nos via Twitter: “Isto está complicado. Não foi fácil concluir. Embora a esperança seja pouca, vou repousar e tratar o joelho da melhor forma.”

De pouca transição foi também a etapa para os inúmeros corredores que tentaram escapar ao pelotão. Primeiramente, a força da Rádio Popular-Boavista anulou uma aventura de 9 corredores com vista à possível vitória de César Fonte na chegada ao empedrado de Fafe, propícia aos pedais do vencedor da Taça de Portugal de 2014. Seguiu-se a W52-Quinta da Lixa num curto impor de ritmo, logo substituída pela Team Tavira, a quem se juntou mais tarde a Louletano-Ray Just Energy num esforço para alcançar os dois homens mais fortes na frente da corrida, sobreviventes de um quinteto. Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Domingos Gonçalves (Efapel) ainda passaram uma primeira vez pela meta, a 19,7 km do final. Contudo, a força no pelotão mostrou-se de pouca transição. Tavira queria a vitória do sprinter Manuel Cardoso e, a 5 km do desenlace, acabou com as aspirações de Gallego, novamente o mais combativo da jornada.

Os finais em Fafe são sempre apoteóticos. Pelo pavé que embeleza e dificulta a chegada, pelo piso em falso plano, pelo estreitamento na recta da meta levando à proximidade do público em êxtase por descobrir quem triunfará. O experiente David de la Fuente (Efapel) ainda tentou uma ofensiva surpresa a 2 km, sendo alcançado no quilómetro final.

A meta mesmo ali e os pedais cada vez mais pesados no empedrado. O som é brutal, inconfundível à passagem das bicicletas por cada pedra e o ruído das correntes levadas ao limite. A batalha pela linha consome as últimas forças de quem consegue estar na frente.

Sprint de Davide Vigano, Gustavo Veloso e Manuel Cardoso
(foto Volta a Portugal)

O italiano Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD) foi uma vez mais feliz na Volta a Portugal, triunfando pela segunda vez na prova rainha lusa, após a conquista em 2014 da segunda etapa em Braga. Hoje, em Fafe, a vitória pareceu uma miragem e as palavras à RTP de euforia: “Nos últimos 300m olhei para ver se chegava alguém. Disse pode-se, pode-se, pode-se… ganhaste! A meta está aqui!”

Mantendo-se na luta até à linha, Manuel Cardoso (Team Tavira) não conseguiu superar o 3º lugar, mostrando confiança para próximas oportunidades nas palavras à RTP: “Assumimos a corrida, porque as oportunidades são poucas. Para a chegada tive a excelente colaboração da equipa, mas a entrada em Fafe é bastante estreita, fiquei um pouco atrás. Senti força, consegui chegar à frente, mas ao abrandar um bocadinho antes da recta final foi o suficiente para não conseguir desenvolver o andamento na parte final. Isto não é qualquer tipo de desculpa. Os adversários foram mais fortes, venceram bem e estarei aí outros dias para lutar pela vitória.”

Em 2º na meta e cada vez mais 1º na geral, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) arrecadou importantes segundos de bonificação, como afirmou à RTP: “O final de etapa em Fafe é sempre um bocado complicado. Para evitar riscos, decidimos assumir a parte final e também temos um sprinter como o Caldeira, que hoje podia ter opções de ganhar. A minha intenção era lançá-lo, só que teve qualquer problema com a corrente na sua bicicleta. Não sei o que aconteceu, ouvi um estalo e vi que ele se sentou e não podia já sprintar. Já que estava ali, vi que podia fazer nos três e dei o máximo para tentar colher algum segundo, que nunca se sabe se vai fazer falta.” A suposta etapa de transição garantiu mais uns segundos de conforto a Veloso, encontrando-se a mais de 30s dos directos adversários. A alta montanha vem aí!
 
Manuel Cardoso, Alberto Gallego, Luca Capelli, Bruno Silva,
Davide Vigano e Gustavo Veloso (foto Volta a Portugal)
Resultados Et3
1º Davide Vigano (ITA) Team Idea 2010 ASD 4:17:33
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
5º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
6º Alejandro Marque (Esp) Efapel m.t.
7º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team m.t.
8º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
9º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
10º Jasper Ockeloen (Ned) Parkhotel Valkenburg m.t.

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 14:35:08
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +9”
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +12”
4º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +34”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +37”
6º Jóni Brandão (Por) Efapel +37”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +38”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +40”
9º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +41”
10º Alejandro Marque (Esp) Efapel +43”
14º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:00”
40º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +3:33”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Luca Capelli (Ita) Team Idea 2010 ASD
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Davide Vigano (Ita) Team Idea 2010 ASD
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro