Avançar para o conteúdo principal

Et5 Volta a Portugal: É portuguesa, com certeza!

A Volta a Portugal é portuguesa. Salvo a redundância, é portuguesa porque percorre as nossas estradas, acolhe as nossas equipas, glorifica os corredores do nosso pelotão, traz à estrada um número de adeptos que nenhuma outra Volta no país consegue cativar. E, claro, oferece-nos fulgurantes vitórias como a de José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) no alto de Santa Luzia. 

Vitória de José Gonçalves em Santa Luzia
(foto Volta a Portugal)
O papel mostrava à partida 169,4 km de jornada entre Braga e Viana do Castelo. As opiniões dividiam-se entre a vitória de um dos homens da terra. Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy), Rui Sousa e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) luziam com mais força nas expectativas de quem segue a Volta.

Contudo, José Gonçalves perseguia a vitória desde o primeiro tiro de partida da 77ª edição e hoje não deixou fugir. No prólogo foi 5º e nas etapas seguintes marcou a linha sempre entre os primeiros dez, à excepção da Sra. da Graça que o fez sair do Top 10 da geral. À quinta etapa, o triunfo chegou. “Era a vitória que eu esperava, que andava à procura desde o primeiro dia. Estou super contente por vencer perto de casa”, afirmou no final à RTP.

O dia parecia pedalar rumo a uma vitória da fuga, um grupo de onze corredores onde Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) se mostraram os mais ferozes e atacantes da aventura. Aliás, Gallego já é apelidado de “ciclista fogoso” pelo director da equipa, Prof. José Santos. Um lado atacante que o levou a alcançar pela terceira vez o prémio da combatividade.

Os ataques e contra-ataques levaram ao regresso ao pelotão de alguns elementos da fuga, até serem todos alcançados a escassos 2 km do desenlace. A ascensão ao alto de Santa Luzia, longe da dureza do dia anterior, mostrou-se como sempre selectiva pelos 3,9 km em pavé. Entre uma e outra curva, as forças mediram-se de forma voraz pelo rápido superar de metro atrás de metro entre os ciclistas na linha da frente.

Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) parecia ter mais uma vitória na mão, quando José Gonçalves passou para a frente a 125m, golpeando os pedais sem misericórdia e agarrando a vitória num grito de libertação pela conquista tão procurada. Uma conquista portuguesa, com certeza! Em 3º, assinando o quinto pódio de jornada, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) escreveu mais uma etapa rumo à cada vez mais sua camisola amarela. 

Alberto Gallego e Fabricio Ferrari entre a maré de público
(foto Volta a Portugal)
A renhida disputa pela vitória da etapa
(foto Volta a Portugal)
César Fonte recebe o carinho especial de correr na sua terra
(foto Helena Dias)
Resultados Et5
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 4:09:07
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
4º Jóni Brandão (Por) Efapel +2”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +3”
6º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team +3”
7º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
8º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
9º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +3”
10º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 23:10:21
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +15”
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +41”
4º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +52”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:02”
6º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +1:08”
7º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +1:16”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +1:26”
9º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +1:36”
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +1:37”
11º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:41”
14º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +1:57”
37º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +12:29”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.