Avançar para o conteúdo principal

Dia de emoções na estrada e pista da Malveira

Permitam-me escrever um texto totalmente pessoal deste domingo de ciclismo na Malveira. O pelotão nacional apresentou-se em pouca quantidade, mas grande qualidade nas provas de estrada e pista realizadas na região saloia de Mafra. Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa) batalhou pela vitória no circuito de estrada, Rafael Reis (Team Tavira) e Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte) brilharam nas provas de pista.

Quando cheguei à Malveira, pensei que me tinha enganado no dia da prova. Pouco público, pelotão escasso e o céu a ameaçar chuva. A hora do tiro de partida foi-se aproximando e com ela apareceu um tímido público à imagem do tímido sol que por fim veio brindar os nossos heróis. Os sorrisos do pelotão alinharam-se na linha de partida e depressa rumaram às 35 voltas ao curto percurso de 1,6 km do Circuito da Malveira.

Num corrupio entre voltas, passo a passo fui acompanhando o pelotão da meta à curta subida, do meio do percurso até novamente à meta. Vê-los passar um a um, distinguir cada rosto e lembrar o que cada um fez durante o ano, enquanto eles pedalavam com a mente totalmente focada nesta prova, na fuga que tanto lutaram por fazer vingar, na perseguição que impuseram aos aventureiros da jornada.

Um a um, a temporada a voar diante dos meus olhos… Nuno Almeida (Sicasal-Constantinos-Udo) e a juventude de lutar pela subida a profissional, Domingos Gonçalves (Efapel) e o seu regresso ao pelotão luso, Luís Mendonça (Concello de Porriño-Abanca) e a pouca visibilidade que tem para os resultados que alcança, César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e a luta incessante pela Taça de Portugal que fugiu por um lugar, Ricardo Mestre (Team Tavira) e o reencontrar-se a si mesmo e à casa de Tavira, Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy) e a combatividade de mostrar em cada prova o seu valor, Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e a sua irreverência na Volta a Portugal, Leonel Coutinho e Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) dois talentos de trabalho árduo no pelotão, Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) na busca incessante pela Volta e Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) a conquistar com brilhantismo a montanha da Volta, Rafael Silva (Efapel) e a superação diária pela perda do pai e regresso aos lugares cimeiros onde já provou ser o seu lugar, Rafael Reis (Team Tavira) e o portentoso talento no contra-relógio, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) e o ano de total afirmação como contender das principais provas. E muitos mais ficam por nomear.

O último cruzar da linha viu Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa) cerrar o punho ao agarrar a primeira vitória da temporada deste corredor, que se destaca como um dos melhores equipiers do pelotão nacional. Seguiu-se em 2º na meta Moisés Dueñas (Louletano-Ray Just Energy), espanhol batalhador que ano após ano golpeia as dificuldades para se manter na estrada. Em 3º, o não menos batalhador Ricardo Mestre (Team Tavira), seguido em 4º por Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e em 5º Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), outro luso que tem logrado resultados consistentes ao longo do ano.

Seguiu-se a pista, a minha primeira vez em provas de pista. Uma das minhas maiores paixões no ciclismo, que nunca tinha tido a oportunidade de assistir in loco. Numa palavra: brutal. E se senti ser brutal numa pista longe da grandeza de um velódromo, não sei o que sentirei se um dia pisar o Velódromo Nacional em Sangalhos.

Duas provas, muita emoção. Em eliminação percebi realmente o que é o desgaste de, volta atrás de volta, tentar não ser o último a cada passagem pela cruel linha desenhada a branco. Essa linha que vai ditando que tens de sair, mesmo que tenhas lutado até à exaustão para deixar todos os adversários para trás, como Pedro Paulinho fez e o grupo a voar no seu encalço. O extenuante pedalar fez realçar dois rostos de qualidade na luta pela vitória da prova. Rafael Reis foi dono de uma força maior, que o levou à vitória sobre César Fonte, deixando em 3º Francisco Costa (LA Alumínios-Antarte) e em 4º Miguel Amorim, que tantas vezes brilha no estrangeiro com a Selecção Nacional de Pista.

Na corrida por pontos, a emoção não foi menor. Aliás, há que sublinhar a total ausência de monotonia no decorrer das provas de pista. Cada cruzar de linha significa que ganhas ou perdes algo. Nesta disciplina, cada pisar do risco eleva-te ao estatuto de vencedor por angariares mais pontos. Ao lugar mais alto do pódio subiu Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte), um jovem de traços talentosos na pista enquanto pedalava no clube de formação de São João de Ver. Em 2º Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), seguido de Luís Fernandes e José de Segovia (Louletano-Ray Just Energy).

A festa do pódio não teve a grandeza de outras corridas. Contudo, a maior grandeza esteve presente em cada ciclista que proporcionou uma tarde de ciclismo espectáculo a todos os presentes. O meu mais sincero obrigada a cada herói que pedalou esta tarde na Malveira. Quem faz a grandeza ou não de uma corrida são os ciclistas e hoje todos fizeram de cada segundo um grande momento de ciclismo.

Álbum completo, clica AQUI!

Pódio do Circuito (© Helena Dias)
Pódio Pista - Eliminação (© Helena Dias)
Pódio Pista - Corrida por pontos (© Helena Dias)
Nuno Almeida e os companheiros da Sicasal-Constantinos-Udo
(© Helena Dias)
Domingos Gonçalves (© Helena Dias)
Luís Mendonça (© Helena Dias)
Ricardo Mestre (© Helena Dias)
Sandro Pinto e Rui Sousa (© Helena Dias)
Alberto Gallego e Moisés Dueñas (© Helena Dias)
O imperador César Fonte (© Helena Dias)
Leonel Coutinho e Pedro Paulinho (© Helena Dias)
Rafael Reis (© Helena Dias)
Amaro Antunes e Nuno Meireles (© Helena Dias)
Rafael Silva (© Helena Dias)
Vitória de Luís Fernandes (© Helena Dias)
A beleza do pelotão na pista (© Helena Dias)
O sorriso talentoso de Nuno Meireles e Amaro Antunes
(© Helena Dias)
César Fonte e Rafael Reis brilham na pista (© Helena Dias)
Emoções ao rubro na perseguição a Pedro Paulinho (© Helena Dias)
As vitórias de Rafael Reis são sempre um enorme
momento de ciclismo 
(© Helena Dias)
O risco da glória (© Helena Dias)
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Por todo um trabalho feito durante o ano inteiro e não só na volta a Portugal pela maneira como o descreve com amor à modalidade realçando sempre o trabalho dos ciclistas e com isso o melhor que o ciclismo contém.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.