Avançar para o conteúdo principal

Célio Sousa, vitória na despedida

Célio Sousa (Rádio Popular-Boavista) despediu-se do ciclismo profissional com uma vitória em casa. O adeus à competição foi celebrado com o triunfo do 1º Circuito Ribeiro da Silva em Lordelo, Paredes.

Realizou-se este domingo o Circuito em homenagem ao ciclista vencedor da Volta a Portugal de 1955 e 1957, Ribeiro da Silva conhecido como ‘O Português Voador’. A esta homenagem juntou-se o tributo a Célio Sousa, profissional desde 1998 e pantera boavisteira desde 2003, destacando-se ao longo da sua carreira pela primazia no trabalho de gregário. O experiente corredor de 38 anos brilhou com um triunfo para o qual arrancou em solitário nas voltas finais ao percurso, chegando isolado à meta com 22s de vantagem sobre o 2º e 3º classificados, Bruno Sancho (Anicolor) e o companheiro César Fonte.

A Rádio Popular-Boavista alcançou igualmente o triunfo por equipas. À imagem do circuito anterior na Moita, entre os mais jovens do pelotão a vitória coube a Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), com o companheiro de equipa Paulo Silva a fechar o pódio sub-23 e Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM) a ocupar a 2ª posição.
 
Célio Sousa (© Helena Dias)
Resultados
1º Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista 1:08:57
2º Bruno Sancho (Por) Anicolor +22”
3º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +22”
4º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +27”
5º Leonel Coutinho (Por) LA Alumínios-Antarte +27”
6º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira +27”
7º Daniel Freitas (Por) Anicolor +27”
8º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +27”
9º Fábio Mansilhas (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM +27”
10º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass +27”
Resultados completos aqui

Juventude
1º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass
2º Fábio Mansilhas (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
3º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
4º André Evangelista (Por) Louletano-Ray Just Energy
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
6º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass
7º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
8º João Santos (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9º Xavier Silva (Por) Anicolor
10º João Maio (Por) Anicolor

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.