Avançar para o conteúdo principal

Diego Rubio, Rui Carvalho e João Maio vencedores da Taça de Portugal 2015

A Taça de Portugal Liberty Seguros conheceu este domingo os vencedores de 2015. Diego Rubio (Efapel) venceu em elite, Rui Carvalho (Anicolor) em sub-23 e o companheiro João Maio em sub-23 de 1º ano. O triunfo da última prova pertenceu a Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte).

Águeda recebeu a quinta e última competição pontuável para a Taça de Portugal. Um pelotão de 141 corredores disputou os 165 km do Grande Prémio Anicolor, que terminou num sprint ganho por Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) sobre Manuel Cardoso (Team Tavira) e Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy). Entre os mais jovens talentos do pelotão nacional, Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) foi o melhor sub-23 ao cruzar a meta em 9º lugar, seguido em 10º e 11º pelos companheiros de equipa César Martingil e Rui Oliveira.

Pelo segundo dia consecutivo, Bruno Sancho (Anicolor) foi o melhor corredor de equipa de clube, terminando em 5º na meta. Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa) foi o mais forte na montanha e nos sprints, Rui Rodrigues (Louletano-Ray Just Energy) nas metas volantes. A Liberty Seguros-Carglass imperou por equipas.

Nas contas finais da Taça de Portugal, Diego Rubio (Efapel) conquistou o troféu em elite, ficando em 2º César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e em 3º Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy). A Efapel foi a equipa mais forte no total das cinco provas pontuáveis.

Entre os sub-23, Rui Carvalho (Anicolor) agarrou o troféu seguido de Paulo Silva (Liberty Seguros-Carglass) e Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM). Em sub-23 de 1º ano, João Maio (Anicolor) subiu ao lugar mais alto do pódio. A Anicolor foi a mais forte equipa de clube no final da Taça de Portugal.
 
Taça de Portugal elite: 1º Diego Rubio 2º César Fonte
3º Vicente de Mateos (Foto Louletano)
Taça de Portugal sub-23: 1º Rui Carvalho 2º Paulo Silva
3º Tiago Ferreira (foto CT Mortágua)
Anicolor vencedora da Taça por equipas de clube,
melhor sub-23 Rui Carvalho e sub-23 de 1º ano João Maio
(foto CT Mortágua)
Sprint vitorioso de Pedro Paulinho no GP Anicolor
(foto UVP-FPC)
Resultados
1º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte 3:58:40
2º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
3º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
4º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
5º Bruno Sancho (Por) Anicolor m.t.
6º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
7º Juan Ignacio Perez (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
8º Luís Mendonça (Por) Concello de Porriño-Abanca m.t.
9º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
10º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.

Juventude
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass
2º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
3º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass
4º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
6º Rui Carvalho (Por) Anicolor
7º Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista
8º Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9º João Maio (Por) Anicolor
10º André Ramalho (Por) CC José Maria Nicolau
Resultados completos aqui

______
2ª prova Taça Portugal: Efapel veste-se de vitórias
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.