Avançar para o conteúdo principal

Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim

Já tinha tentado, sem êxito. Hoje, Filipe Cardoso (Efapel) conseguiu entrar na fuga e chegar à vitória da quarta etapa da Volta a Portugal. Sprinter de natureza, robusto na pedalada, usou a sua arma letal de perito nas descidas para ganhar uma vantagem confortável na abordagem à subida-chave do dia. No alto da Sra. da Graça, resplandeceu de felicidade ao agarrar aos 31 anos a primeira vitória na prova rainha. Uma estreia em plena jornada mítica de Mondim de Basto. 

Filipe Cardoso vence na Sra. da Graça
(foto Helena Dias)

“O Filipe merecia esta vitória, porque é o típico ciclista que ao longo da sua carreira sempre tem trabalhado para os outros. Para mais vencendo aqui na Sra. da Graça, uma chegada que não é, nem de perto nem de longe, para as suas características. Gostaria de frisar que ele no início da subida, mesmo sabendo que tinha 5 minutos, teve a preocupação de perguntar se era preciso esperar por alguém. Disse-lhe que fizesse tudo o que podia, porque tinha nas mãos a possibilidade de vencer a etapa. Sei o quanto o Filipe é lutador e que ele tinha muita vontade de conseguir vencer.” Américo Silva, director desportivo da Efapel, descrevia assim à RTP esta importante vitória.

O dia foi longo e de calor. A 35,067 km/h o pelotão percorreu 155,6 km de Alvarenga a Mondim de Basto. À partida quase não chegava a Team Ecuador, que rumou à Alvarenga errada ditada pelo GPS. Ultrapassado o atraso pela espera, o pelotão de 117 corredores deu início à primeira jornada mítica da Volta. No final, seriam 114 a cruzar a graciosa meta.

Na incontornável fuga do dia, entre os oito aventureiros tivemos dois heróis lusitanos a pedalar por metas diferentes. Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) continuou a batalhar pelo objectivo da montanha, uma liderança ganha a pulso, sempre na frente desde o primeiro dia, cimentando a cada escalada o comando desta importante camisola. Filipe Cardoso (Efapel) lutou por estar na fuga, superou as quatro subidas categorizadas, fazendo a diferença na descida da penúltima 1ª categoria da Barragem do Alvão, entrando em Mondim de Basto com o público ao rubro e 4m39s para 12 km de derradeiro esforço.

Na história desta mítica etapa, não podemos esquecer quem fez a diferença. Num terreno montanhoso, se o sprinter Filipe Cardoso ganhou a jornada, o sprinter Samuel Caldeira massacrou o pelotão ao longo da Barragem do Alvão, tudo em prol da equipa. No rosto de ambos, separados por minutos, o esforço levado ao extremo foi das mais belas imagens que o ciclismo pode proporcionar.

Samuel Caldeira, o rosto da dedicação à equipa
(foto Volta a Portugal)

A 8 km da meta impunha-se a Sra. da Graça com a sua pendente de 7,5% e máxima de 10%. Ao longo desta subida vivemos duas corridas. Na frente, Filipe Cardoso pedalava por manter a esperança de vencer, enquanto ganhava o prémio de mais combativo do dia. Atrás, um a um iam sendo alcançados os companheiros de fuga por uma W52-Quinta da Lixa fortíssima e sem espaço para ataques de directos rivais à amarela de Gustavo Veloso.

Em terreno inimigo aos seus pedais de velocista, Filipe Cardoso foi perdendo distância à velocidade de um sprint. A 6 km contava com 2m56s, a 4 km com 1m38s, a 2 km com 1m07s e à entrada do quilómetro final apenas 40s de esperança para uma vitória tão suada. A Sra. da Graça parecia fugir nos metros finais, mas em cima do risco da montanha de 1ª categoria Filipe agarrou o triunfo tendo colado a si o companheiro Jóni Brandão e o camisola amarela Gustavo Veloso.

Exausto, mas feliz, assim se mostrou Filipe aos microfones da RTP: “Dei tudo o que tinha, cheguei completamente vazio, mas como consegui vencer a etapa todo este esforço valeu a pena. Sem dúvida, aquela vitória que eu tanto ambicionava. As descidas acabaram por ajudar alguma coisa, mas o grande problema da etapa de hoje foram as subidas e isso sim fez-me sofrer muito.”

Enquanto se pedalava pela vitória da etapa, no grupo do camisola amarela tudo corria de feição a Gustavo Veloso. Sem força visível para fazer frente ao poderio da W52-Quinta da Lixa, a liderança da geral foi cimentada e uma vez mais o galego vencedor da Volta de 2014 terminou no pódio da etapa, agarrando preciosos segundos de bonificação. Entre os favoritos à geral, Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e Ricardo Mestre (Team Tavira) foram quem mais sofreu nos derradeiros momentos, conseguindo minimizar as perdas nos metros finais para 30s e 58s na meta. Com forte pedalada mostrou-se o jovem Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) em 4º na meta (a 4s), o consistente Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) em 5º (a 4s), o vencedor de 2013 Alejandro Marque (Efapel) em 6º (a 8s) e o vencedor da montanha de 2014 António Carvalho (W52-Quinta da Lixa) em 7º (a 8s). 

Gustavo Veloso, Filipe Cardoso, Bruno Silva e 
Aleksey Rybalkin (foto Volta a Portugal)
Resultados Et4
1º Filipe Cardoso (Por) Efapel 4:26:14
2º Jóni Brandão (Por) Efapel m.t.
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
4º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +4”
5º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +4”
6º Alejandro Marque (Esp) Efapel +8”
7º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +8”
8º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +16”
9º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +23”
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +25”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 19:01:18
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +17”
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +35”
4º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +45”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +55”
6º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +1:01”
7º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +1:09”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +1:14”
9º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +1:24”
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +1:30”
11º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:34”
15º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +1:43”
38º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +10:30”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Filipe Cardoso (Por) Efapel
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.