Avançar para o conteúdo principal

Manuel Cardoso triunfa em Alcobaça

Alcobaça recebeu o pelotão nacional para o Circuito de São Bernardo. Uma festa do ciclismo celebrada com um estrondoso sprint de Manuel Cardoso (Team Tavira), que arrebatou a linha de meta frente a Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) e Bruno Sancho (Anicolor).

O percurso de 30 voltas foi atacado desde o início por vários corredores, que tentaram chegar à desejada vitória ao longo dos 75 km. Da fuga mais duradoura destacaram-se dois jovens lusos, Joaquim Silva (W52-Quinta da Silva) e Rafael Silva (Efapel), ambos bastante combativos na frente de corrida. No final da jornada, Joaquim subiu ao pódio pelo prémio de maior número de voltas e Rafael pelo prémio da montanha.

A Liberty Seguros-Carglass evidenciou-se no colectivo triunfando por equipas e conquistando na totalidade o pódio sub-23 com os gémeos Rui e Ivo Oliveira e também André Crispim.

Somando a segunda vitória da temporada, Manuel Cardoso (Team Tavira) brindou o público presente com um magnífico sprint, recebendo ainda o prémio da volta mais rápida.

Neste dia de celebração dos 25 anos do Circuito de São Bernardo, não faltou à festa o organizador Alcobaça Clube de Ciclismo, casa de formação de muitos corredores profissionais e campeões nacionais de fundo e contra-relógio ao longo dos anos como Ricardo Martins, Hélder Miranda, Joaquim Andrade, Amaro Antunes, Rafael Reis, Pedro Henriques, Rúben Guerreiro, João Silva e Pedro Lopes.

O Circuito contou ainda com a excelência da apresentação por parte do speaker Ângelo Pedrosa, uma referência na qualidade de como leva ao público presente os pormenores da corrida e dos seus protagonistas.

Resultados
1º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 1:48:09
2º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor m.t.
4º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
6º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
7º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
8º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
9º Rafael Reis (Por) Team Tavira m.t.
10º Luís Mendonça (Por) Concello de Porriño-Abanca m.t.
Resultados completos aqui

Álbum completo de fotos AQUI!
 
Vitória de Manuel Cardoso (© Helena Dias)
A fuga de Joaquim Silva e Rafael Silva (© Helena Dias)
Pódio: Manuel Cardoso, Pedro Paulinho e Bruno Sancho
(© Helena Dias)
Pódio sub-23: Rui Oliveira, Ivo Oliveira e André Crispim
(© Helena Dias)
Rafael Silva, vencedor da montanha (© Helena Dias)
Joaquim Silva, vencedor do maior número de voltas (© Helena Dias)
Alcobaça Clube de Ciclismo e o campeão nacional de contra-relógio
cadetes Pedro Lopes (© Helena Dias)
Circuito de S. Bernardo (© Helena Dias)
______

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.