Avançar para o conteúdo principal

Et7 Volta a Portugal: os mais fortes na Torre

Primeiro e segundo no alto da Torre, os mais fortes da 77ª Volta a Portugal. Delio Fernández venceu a etapa rainha, Gustavo Veloso consolidou a liderança. Se primeiro e segundo da geral demonstram a cada dia uma fibra difícil de destronar, a W52-Quinta da Lixa dirigida por Nuno Ribeiro reflecte uma mecânica organizada e implacável para com os adversários no decorrer de cada etapa. 

Delio Fernández e Gustavo Veloso, 1º e 2º na Torre
(foto Volta a Portugal)

Muita expectativa ao início dos 171,3 km da sétima etapa que ligou Condeixa-a-Nova a Seia, num dia que se antevia de ataques ao camisola amarela, se as forças ajudassem após o dia de descanso. A ascensão final de 19,5 km ao alto da Torre, pela vertente mais dura da Covilhã, levou o pelotão a enfrentar uma pendente média de 6,5%, tendo o seu início rampas a 13% e no final a 10%. Tudo servido a quase 2000m de altitude.

Do início ao fim, a equipa de Gustavo Veloso controlou a jornada na frente do pelotão. A fuga viu o sonho chegar ao fim a 24 km do final, com Filipe Cardoso (Efapel) e Christophe Prémont (Verandas Willems Cycling Team) a serem os mais resistentes. Ao mesmo tempo, cada movimento dos adversários tinha consecutivamente resposta firme dos companheiros do camisola amarela. Mas nem por isso os rivais deixaram de tentar.

Chegados aos pés da Torre, os planos foram postos em prática. Jóni Brandão (Efapel) desferiu o ataque à liderança de Veloso, levando consigo Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) e Vergílio Santos (Rádio Popular-Boavista). Para recuperar tempo era necessário uma forte e consistente ofensiva, talvez demasiado cedo frente a uma implacável W52-Quinta da Lixa, sólida e coesa em redor do seu líder.

Com 17 km de escalada pela frente, a Torre mostrou-se impiedosa para Amaro Antunes. As forças não acompanharam o jovem 4º à geral, perdendo no final mais de 2m e descendo para 12º lugar. Numa Volta onde tem demonstrado com brilhantismo o seu valor, este dia menos conseguido deve somente servir de aprendizagem para o futuro e não apagar o bom percurso pedalado até à Torre.

Na frente continuaram Jóni Brandão e Vergílio Santos, o mais combativo do dia, recebendo a companhia de Rui Sousa, num intento de repetir a vitória de 2014 neste mítico alto. Enquanto este trio pedalava montanha acima, a W52-Quinta da Lixa controlava a distância para que a vantagem nunca colocasse em perigo a liderança de Gustavo Veloso, ao mesmo tempo que fortes nomes iam ficando para trás… Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) e Ricardo Mestre (Team Tavira) chegariam com mais de 8m de atraso à meta.

Nos derradeiros 4 km, Jóni Brandão e Rui Sousa aguentaram a pedalada na frente e assim prosseguiram com o grupo do camisola amarela a marcar presença no seu encalço, um grupo reduzido a menos de 15 elementos tendo na frente António Carvalho, vencedor da montanha em 2014 e que tem recebido com mérito largos elogios de Gustavo e Delio pela entrega e trabalho fundamental exercido em momentos-chave, como nestes últimos quilómetros de subida. O tempo esfumou-se no asfalto e os 10s passaram a nada no quilómetro final.

Sem forças para superar os homens fortes desta edição, ficou para a história da etapa rainha a combativa tentativa de destronar primeiro e segundo da Volta, primeiro e segundo na meta. Delio Fernández e Gustavo Veloso foram uma vez mais protagonistas, cruzando em seguida a linha Jóni Brandão a 4s.

Somando a segunda vitória nesta Volta, aos microfones da RTP Delio Fernández mostrou-se feliz com o trabalho da equipa: “2008 foi a primeira Volta a Portugal que fiz. Fiquei surpreendido por esta chegada e muito apaixonado por esta corrida. Um grande público, uma grande organização. Depois de tantos anos, estar aqui no mais alto é uma grande satisfação para mim. O Rui e o Jóni estavam a subir muito rápido, mas mantivemos a tranquilidade, porque tínhamos vantagem das anteriores etapas e ‘a priori’ somos um bocado superiores no contra-relógio. Confiámos na equipa, nos colegas que fizeram um grande trabalho mantendo sempre um ritmo estável e forte. Na parte final foi o Toni [António Carvalho], que está a fazer um grande trabalho. É um corredor que, se não estivesse a trabalhar para mim e para o Gustavo, estaria a discutir a geral de certeza. Um grande corredor, jovem, e que no futuro vai ser um possível vencedor da Volta a Portugal.” Já em relação aos adversários, o amigo e conterrâneo Alejandro Marque (Efapel), agora em 4º da geral, continua a ser o mais temido para contra-relógio da penúltima etapa: “Agora estamos os dois na frente, mas há que pensar que o Marque não está muito longe. Esteve a defender-se muito bem na montanha, perdeu um bocado de tempo no prólogo e depois segundo a segundo conseguimos ter vantagem. Não podemos estar tranquilos com ele, mas dá uma certa confiança e margem de manobra para conservar a liderança até Lisboa.” 

Delio Fernández triunfa no alto da Torre
(foto Volta a Portugal)
Delio Fernández, Jóni Brandão, Vergílio Santos, Alexey
Rybalkin, Gustavo Veloso e Bruno Silva (foto Volta a Portugal)
Resultados Et7
1º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa 4:42:00
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +4”
4º Marcos García (Esp) Louletano-Ray Just Energy +7”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +10”
6º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +14”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +19”
8º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +19”
9º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +34”
10º Vergílio Santos (Por) Rádio Popular-Boavista +48”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 31:36:38
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +14”
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +57”
4º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:28”
5º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +1:51”
6º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +2:11”
7º Marcos García (Esp) Louletano-Ray Just Energy +2:20”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +2:27”
9º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:27”
10º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +3:03”
21º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +11:16”
36º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +28:48”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et5 Volta a Portugal: É portuguesa, com certeza!
Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et2 Volta a Portugal: Larouco enaltece talento luso-galego
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
Volta a Portugal: prólogo de sentimentos mistos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.