Avançar para o conteúdo principal

Juventude reina no Circuito da Moita

A juventude tomou conta do Circuito da Moita. Os sub-23 assaltaram o pódio na Marinha Grande, ficando a vitória da linha de meta nos pedais do campeão do mundo e da europa de pista Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass). O dia tornou-se mais especial pela presença da campeã lusa Isabel Caetano, dona de um palmarés inigualável no ciclismo feminino português.

O público acorreu em bom número à Moita para mais uma edição do tradicional circuito, a 64ª com percurso renovado de curtas voltas repletas de acção. A quilometragem mais reduzida entre cada passagem pela meta redobrou em entusiasmo o desenrolar da corrida, proporcionando momentos de ataques, contra-ataques, tentativas de fuga e perseguição veloz por parte do pelotão.

Logo ao início das 25 voltas, a Liberty Seguros-Carglass abriu as hostilidades com Paulo Silva a tomar a frente de corrida, a quem se juntou Ángel Sánchez (W52-Quinta da Lixa). O jovem espanhol da equipa vencedora da Volta a Portugal resistiu à velocidade imposta no pelotão e continuou em fuga, mas com dois novos companheiros, o experiente Célio Sousa (Rádio Popular-Boavista) e o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves (Anicolor).

O trio manteve a pedalada certa durante várias voltas até faltarem cerca de cinco para o desenlace, momento-chave do dia ao resistir na frente de corrida José Neves com a nova companhia de Ivo Oliveira. Este duo encontrou a sincronização perfeita para entrar na última volta com 40s de vantagem para a perseguição exercida maioritariamente por Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy) e a armada laranja da LA Alumínios-Antarte.

Nos derradeiros metros, Ivo Oliveira fez a diferença impondo-se a José Neves na linha pela vitória. Rui Oliveira cruzou em terceiro a meta, juntando-se à festa do triunfo do irmão gémeo.

A Anicolor venceu por equipas, seguida da Liberty Seguros-Carglass e Moreira Congelados-Feira-KTM. Na festa do pódio esteve igualmente Ángel Sánchez pelo prémio de maior número de voltas.

Enquanto decorria a prova na Moita, terminava o Circuito em Nafarros com vitória de Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), seguido de Rafael Silva (Efapel) e Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa). Nos sub-23, a Moreira Congelados-Feira-KTM fez o pleno subindo ao pódio com o vencedor Augusto Vitorino, seguido de Tiago Ferreira e João Silva. A montanha foi ganha por Moisés Dueñas (Louletano-Ray Just Energy), a volta mais rápida e o maior número de voltas por Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte). Por equipas imperou a Rádio Popular-Boavista.

Álbum completo, clica AQUI!
 
Sublime vitória de Ivo Oliveira sobre o lutador José Neves
(© Helena Dias)
Rui Oliveira celebra a vitória do irmão Ivo (© Helena Dias)
Pelotão alinhado à partida para o Circuito da Moita
(© Helena Dias)
Campeã Isabel Caetano entrevistada pelo aniversariante do dia
Ângelo Pedrosa, admirável speaker da prova (© Helena Dias)
Paulo Silva e Ángel Sánchez em fuga (© Helena Dias)
Sandro Pinto incansável na perseguição das fugas da jornada
(© Helena Dias)
Ángel Sánchez, José Neves e Célio Sousa em fuga (© Helena Dias)
Ángel Sánchez vencedor do prémio de maior número de voltas
(© Helena Dias)
Jovens valores abrilhantam pódio na Moita: 1º Ivo Oliveira
2º José Neves 3º Rui Oliveira (© Helena Dias)
Anicolor e Liberty Seguros-Carglass na festa por equipas
(© Helena Dias)
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.