Avançar para o conteúdo principal

Juventude reina no Circuito da Moita

A juventude tomou conta do Circuito da Moita. Os sub-23 assaltaram o pódio na Marinha Grande, ficando a vitória da linha de meta nos pedais do campeão do mundo e da europa de pista Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass). O dia tornou-se mais especial pela presença da campeã lusa Isabel Caetano, dona de um palmarés inigualável no ciclismo feminino português.

O público acorreu em bom número à Moita para mais uma edição do tradicional circuito, a 64ª com percurso renovado de curtas voltas repletas de acção. A quilometragem mais reduzida entre cada passagem pela meta redobrou em entusiasmo o desenrolar da corrida, proporcionando momentos de ataques, contra-ataques, tentativas de fuga e perseguição veloz por parte do pelotão.

Logo ao início das 25 voltas, a Liberty Seguros-Carglass abriu as hostilidades com Paulo Silva a tomar a frente de corrida, a quem se juntou Ángel Sánchez (W52-Quinta da Lixa). O jovem espanhol da equipa vencedora da Volta a Portugal resistiu à velocidade imposta no pelotão e continuou em fuga, mas com dois novos companheiros, o experiente Célio Sousa (Rádio Popular-Boavista) e o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves (Anicolor).

O trio manteve a pedalada certa durante várias voltas até faltarem cerca de cinco para o desenlace, momento-chave do dia ao resistir na frente de corrida José Neves com a nova companhia de Ivo Oliveira. Este duo encontrou a sincronização perfeita para entrar na última volta com 40s de vantagem para a perseguição exercida maioritariamente por Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy) e a armada laranja da LA Alumínios-Antarte.

Nos derradeiros metros, Ivo Oliveira fez a diferença impondo-se a José Neves na linha pela vitória. Rui Oliveira cruzou em terceiro a meta, juntando-se à festa do triunfo do irmão gémeo.

A Anicolor venceu por equipas, seguida da Liberty Seguros-Carglass e Moreira Congelados-Feira-KTM. Na festa do pódio esteve igualmente Ángel Sánchez pelo prémio de maior número de voltas.

Enquanto decorria a prova na Moita, terminava o Circuito em Nafarros com vitória de Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), seguido de Rafael Silva (Efapel) e Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa). Nos sub-23, a Moreira Congelados-Feira-KTM fez o pleno subindo ao pódio com o vencedor Augusto Vitorino, seguido de Tiago Ferreira e João Silva. A montanha foi ganha por Moisés Dueñas (Louletano-Ray Just Energy), a volta mais rápida e o maior número de voltas por Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte). Por equipas imperou a Rádio Popular-Boavista.

Álbum completo, clica AQUI!
 
Sublime vitória de Ivo Oliveira sobre o lutador José Neves
(© Helena Dias)
Rui Oliveira celebra a vitória do irmão Ivo (© Helena Dias)
Pelotão alinhado à partida para o Circuito da Moita
(© Helena Dias)
Campeã Isabel Caetano entrevistada pelo aniversariante do dia
Ângelo Pedrosa, admirável speaker da prova (© Helena Dias)
Paulo Silva e Ángel Sánchez em fuga (© Helena Dias)
Sandro Pinto incansável na perseguição das fugas da jornada
(© Helena Dias)
Ángel Sánchez, José Neves e Célio Sousa em fuga (© Helena Dias)
Ángel Sánchez vencedor do prémio de maior número de voltas
(© Helena Dias)
Jovens valores abrilhantam pódio na Moita: 1º Ivo Oliveira
2º José Neves 3º Rui Oliveira (© Helena Dias)
Anicolor e Liberty Seguros-Carglass na festa por equipas
(© Helena Dias)
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...