Avançar para o conteúdo principal

Et9 Volta a Portugal: contra-relógio agridoce

Para se ganhar uma volta por etapas não se pode descurar um dos seus dias cruciais. A jornada do contra-relógio pode ditar a consolidação da liderança, a subida na geral, o adeus ao pódio final. Desde uma avaria mecânica até à maior capacidade dos adversários, cada detalhe marca irremediavelmente o final de uma corrida. Hoje, o decisivo esforço individual sublinhou o que desde o primeiro dia se viu: Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) é o ciclista mais forte e completo da 77ª Volta a Portugal. 

Gustavo Veloso vencedor do contra-relógio em Leiria
(foto Volta a Portugal)

A Volta termina amanhã. Ao longo destes dez dias de prova já pedalados, o camisola amarela terminou oito dias no pódio das jornadas. Desde o curto contra-relógio em Viseu ao mais extenso contra-relógio em Leiria, Gustavo Veloso perseguiu a vitória da Volta a cada jornada, não descurando as preciosas bonificações a cada meta cruzada. A vitória foi sendo metodicamente construída à base de uma equipa totalmente focada num só líder, apesar dos media procurarem diariamente uma rivalidade inexistente entre Gustavo e Delio Fernández. Na estrada, a W52-Quinta da Lixa mostrou uma união já vista na edição anterior, envolvendo toda a equipa e que se reflectiu na prestação de cada elemento na estrada. Além disso, teve sempre presente a importância que cada etapa podia jogar no desenrolar da Volta, da montanha ao contra-relógio, passando pela boa colocação nas chegadas ao sprint.

Por mais que a vantagem de primeiro e segundo à geral fosse confortável, ambos sabiam que o dia de hoje era fundamental para a defesa do que tinham alcançado até ao momento. Da Praia de Pedrogão a Leiria, os 34,2 km foram agridoces para a mais forte equipa da Volta. Enquanto Gustavo Veloso voou a 50,438 km/h para uma vitória retumbante do contra-relógio em 40m41s, Delio Fernández não conseguiu ir além do 33º lugar, perdendo 2m52s na meta para o vencedor e o pódio final da 77ª edição. A infelicidade de saltar a corrente em pleno esforço levou à perda de tempo e consequente falta de concentração na abordagem ao que faltava de jornada, descendo para 4º da geral. Também o seu conterrâneo Albert Torres (Team Ecuador), campeão mundial de pista, tinha sofrido anteriormente o mesmo revés, mas perto da linha não perdendo muito tempo e finalizando em 9º na meta.

Num dia risonho para a Efapel, Jóni Brandão e Alejandro Marque subiram a 2º e 3º da geral. Marque pedalou o 7º melhor tempo, gastando na sua especialidade mais 1m do que o vencedor. Brandão defendeu-se bem numa disciplina em que não é especialista, finalizando com o 11º tempo a 1m24s.

Nos primeiros lugares da etapa destacaram-se quatro ciclistas lusos com bons desempenhos. O campeão nacional da especialidade de 2012, José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), quase alcançava nova vitória de etapa ao terminar em 2º a 26s. No pódio da jornada brilhou em 3º Rafael Reis (Team Tavira), bi-campeão da especialidade em sub-23 [2013/2014], tendo sido 4º em 2015 apenas superado em elite pelos internacionais Nelson Oliveira (Lampre-Merida), Tiago Machado (Katusha) e José Mendes (Bora-Argon18), o que realça o valor deste jovem corredor.

Seguiram-se na meta dois dos iniciais favoritos à geral, Ricardo Mestre (Team Tavira) e Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) pedalaram o 4º e 5º tempo, finalizando a 50s e 56s. Nota ainda para o jovem Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que reentrou no Top 10 da geral ao finalizar na meta a 1m55s em 21º lugar.

Amanhã, Lisboa recebe o desfecho da Volta e a consagração dos vencedores das diversas camisolas.

Resultados Et9
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 0:40:41
2º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +26”
3º Rafael Reis (Por) Team Tavira +35”
4º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +50”
5º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +56”
6º Evgeny Shalunov (Rus) Lokosphinx +57”
7º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:00”
8º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team +1:03”
9º Albert Torres (Esp) Team Ecuador +1:10”
10º Daniel Westmattelmann (Ger) Team Kuota-Lotto +1:21”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 36:27:03
2º Jóni Brandão (Por) Efapel +2:21”
3º Alejandro Marque (Esp) Efapel +2:28”
4º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +3:06”
5º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +3:07”
6º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +3:29”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +3:54”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +4:34”
9º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +4:41”
10º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +5:36”
21º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +12:24”
36º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +31:47”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui
______
Et8 Volta a Portugal: furacão Prades em dia de Tavira
Et7 Volta a Portugal: os mais fortes na Torre
Et6 Volta a Portugal: regular ou irregular, eis a questão
Et5 Volta a Portugal: É portuguesa, com certeza!
Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et2 Volta a Portugal: Larouco enaltece talento luso-galego
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
Volta a Portugal: prólogo de sentimentos mistos

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.