Avançar para o conteúdo principal

Troféu Joaquim Agostinho: vitória russa de Sveshnikov na 2ª etapa

A vitória da 2ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho sorriu ao russo Kirill Sveshnikov (Lokosphinx). O camisola amarela Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) cruzou a meta em seguida, assegurando os segundos de bonificação para consolidar a liderança antes da chegada da etapa rainha.

 
Vitória de Kirill Sveshnikov (Foto www.trofeujoaquimagostinho.com)

Atouguia da Baleia recebeu o pelotão para a penúltima etapa do Troféu, um total de 147,5 km até ao cruzar final da linha em Torres Vedras, onde se viveu o tradicional circuito com sete passagens pela meta.

Cinco aventureiros tentaram uma primeira fuga, mas a equipa 4-72 Colombia trabalhou a fundo e anulou a aventura. Seguiu-se nova tentativa de nove corredores a consolidar aquela que seria a fuga do dia, com alguns repetentes do dia anterior. As equipas lusitanas fizeram-se representar por Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM), Rui Rodrigues (Anicolor), Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas), Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), Pedro Paulinho e Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte), acompanhados por Moisés Dueñas (Burgos BH), Thomas Lebas e Sho Hatsuyama (Bridgestone Anchor).

Pela frente, uma jornada montanhosa com três 3ªs cats. pontuáveis, a primeira em Casal da Torre (km 80,5) e as duas seguintes na Serra da Vila (km 105,2 / 123,6). A defesa da liderança da montanha não se fez esperar e o camisola azul Alberto Gallego, recém-chegado ao pelotão nacional pela equipa boavisteira, coroou o primeiro alto e continuou rumo às escaladas seguintes. Enquanto deixava os companheiros de fuga para trás, no pelotão a OFM-Quinta da Lixa pedalava na defesa da liderança de Delio Fernández, nunca deixando a distância passar os 3 minutos.

Em pleno circuito de Torres Vedras, Gallego seguia na frente coroando as duas passagens pelo alto de Serra da Vila, mas já na companhia de Thomas Lebas. O duo ainda viu chegar um sexteto à frente de corrida, mas antes da penúltima passagem pela linha de meta, o trabalho da OFM-Quinta da Lixa deu os seus frutos terminando com a fuga.

Na última volta ao circuito, o trio luso composto por Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas), Ricardo Mestre (Efapel-Glassdrive) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) ainda pedalou uma derradeira tentativa pelo triunfo da etapa, mas a meta acabou por ser disputada ao sprint por um grupo de cerca de 20 corredores, que se distanciou do pelotão. Kirill Sveshnikov (Lokosphinx) foi o mais forte, impondo-se ao líder Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) e ao segundo da geral Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive).

Na juventude, ao vencer a jornada Kirill Sveshnikov foi também o primeiro sub-23, assumindo a liderança desta camisola. Neste escalão, seguiu-se na meta em 12º e 13º a dupla colombiana Bernardo Suaza e Juan Felipe Osorio (4-72 Colombia), respectivamente 2º e 3º na geral da juventude, descendo para a 4ª posição o português Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista).

Na geral por equipas, a 4-72 Colombia lidera no final da jornada, enquanto nos pontos impera agora Delio Fernández, na montanha continua a reinar Alberto Gallego e nas metas volantes permanece no comando Rui Rodrigues.

Para amanhã, a 3ª e última jornada reserva ao pelotão a etapa rainha do Troféu, 164 km de São Martinho do Porto ao Parque Eólico da Carvoeira.

Resultados Et2
1 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx 3:36:10 [40,941 km/h]
2 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
3 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
4 Higinio Fernández (Esp) Team Ecuador m.t.
5 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador m.t.
6 Karel Hnik (Cze) Etixx m.t.
7 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia m.t.
8 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
9 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
10 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.

Geral
1 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 8:12:38
2 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +5”
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte) +12”
4 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +29”
5 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia +36”
6 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx +41”
7 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +43”
8 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +43”
9 Bernardo Suaza (Col) 4-72 Colombia +43”
10 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +44”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro