Avançar para o conteúdo principal

Et4 VaPF: Guerreiro conquista 22ª Volta do Futuro

Rúben Guerreiro é o mais recente vencedor da Volta a Portugal do Futuro. Após conquistar a etapa rainha, hoje defendeu os segundos que o separavam do 2º lugar ocupado pelo campeão nacional de fundo sub-23 Joaquim Silva (Anicolor), alcançando para a equipa Liberty Seguros/Feira/KTM a 7ª vitória entre as 22 edições da Volta das jovens promessas do ciclismo. Peio Goikoetxea (Café Baqué-Conservas Campos) venceu esta última jornada.

Guerreiro conquista 22ª Volta do Futuro (Foto Podium)

Dos 90 corredores que iniciaram a aventura nesta edição, 69 tomaram a partida da 4ª e última etapa que ligou em 157,5 km Montalegre à Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014. A primeira fuga fez-se de 17 aventureiros com a Maia-Bicicletas Andrade e a Fundación Contador a colocarem vários ciclistas na frente. Mas a equipa Café Baqué-Conservas Campos depressa anulou este intento com 83 km por pedalar.

Não demorou muito para uma nova fuga de 8 corredores tomar o comando da corrida, com a equipa responsável pelo insucesso da anterior e a Anicolor em maior número no grupo. Contudo, na primeira passagem pela meta, a 12 km do final, a vantagem abaixo do minuto parecia ditar o insucesso da mesma. Mas um trio resistiu, disputando a vitória entre si. O espanhol Peio Goikoetxea (Café Baqué-Conservas Campos) impôs-se ao luso Carlos Ribeiro (Anicolor), vencedor da segunda etapa, e ao russo Eugeni Shalunov (Lokosphinx). O pelotão cruzou a meta a 9s com o camisola amarela Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) na 16ª posição, festejando a conquista da Volta e da camisola branca da juventude.

Joaquim Silva (Anicolor) e Oscar Gonzalez (Supermercados Froiz) completaram o pódio da geral. A Anicolor imperou por equipas e o seu corredor Carlos Ribeiro agarrou a camisola vermelha dos pontos. A camisola azul da montanha sorriu ao russo Alexey Rybalkin (Lokosphinx).

Rúben Guerreiro demonstrou já este ano uma consistente maturidade frente aos profissionais do pelotão nacional, ao finalizar a Taça de Portugal no 3º lugar do pódio, vencendo este troféu da regularidade em sub-23. Destacou-se recentemente na prova de fundo dos Campeonatos da Europa Sub-23 na Suíça, integrando a fuga principal. A conquista da Volta a Portugal do Futuro é um marco importante para este jovem que acaba de completar 20 anos neste mês de Julho.
 
Vitória de Peio Goikoetxea na última etapa (Foto Podium)
Festa do pódio (Foto Equipa Anicolor)

Resultados Et4
1 Peio Goikoetxea (Esp) Café Baqué-Conservas Campos 3:44:00
2 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor m.t.
3 Eugeni Shalunov (Rus) Lokosphinx m.t.
4 Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +7”
5 Dmitrii Strahov (Rus) Lokosphinx +9”
6 Carlos Jimenez (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +9”
7 Daniel Lopez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +9”
8 Rafael Reis (Por) Selecção Nacional +9”
9 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade +9”
10 Frederico Lopez (Arg) CT2020 +9”

Geral Final
1 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 15:02:35
2 Joaquim Silva (Por) Anicolor +6”
3 Oscar Gonzalez (Esp) Supermercados Froiz +34”
4 Alexey Rybalkin (Rus) Lokosphinx +39”
5 Hugo Vaz (Por) Anicolor +1:03”
6 Gaspar Gonçalves (Por) Anicolor +1:08”
7 Carlos Jimenez (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +1:32”
8 Roberto Mediero (Esp) Supermercados Froiz +3:28”
9 Amav Solé (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +3:47”
10 Hector Sáez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +4:03”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.