Avançar para o conteúdo principal

Et2 TDF: O beijo do ‘Squalo Tricolore’

Ao segundo dia, o Tour de France continuou a viajar pelas paisagens de Yorkshire, brindando o final da longa jornada com o tubarão tricolor Vincenzo Nibali (AST) a beijar a vitória da etapa e da liderança da Grande Boucle.
 
Vincenzo Nibali (Foto AP)

Sem Cavendish (OPQ) à partida em York, consequência da queda do dia anterior, o pelotão partiu rumo a Sheffield. Um pouco ao estilo da clássica Liège-Bastogne-Liège, viveu-se uma jornada inesquecível pela beleza do cenário oferecido pelo Reino Unido, pelas vozes incansáveis da multidão a perder de vista a puxar pelos seus heróis e, também, pela dureza de uma etapa em que as curtas mas exigentes nove escaladas desgastaram o pelotão ao longo de 201 km.

A fuga não se fez esperar e o luso-descendente Armindo Fonseca (BSE) deu início a uma aventura que iria viver boa parte da jornada na frente da corrida. A seu lado teve Perrig Quémeneur (EUC), Matthew Busche (TFR), David de la Cruz (TNE), Blel Kadri (ALM), Bart De Clercq (LTB) e Cyril Lemoine (COF), que com quatro altos coroados destronou Jens Voigt (TFR) da liderança da montanha. Esta aventura terminaria na aproximação da 2ª cat. em Holme Moss (km 143,5), tendo em Kadri o mais resistente.

Uma nova realidade tomava assim conta da corrida… Fuga anulada, pelotão cada vez mais reduzido na frente da corrida, com os favoritos a permanecerem de pedra e cal na frente do grupo e nem o ataque desferido por Pierre Rolland (EUC) e Jean-Christophe Peraud (ALM) na subida de Oughtibridge (km 182) abalou a determinação de, entre outros, Froome (SKY), Contador (TCS), Nibali (AST) e os portugueses Rui Costa (LAM) e Tiago Machado (TNE) em sonhar com a vitória na meta. Para tal, tiveram na Cannondale uma ajuda preciosa na perseguição à dupla francesa, já que Peter Sagan era o máximo favorito à vitória da etapa.

Restava a última ascensão a 5 km da linha de todas as decisões. Contador tomou as rédeas do grupo na subida de Jenkin Road, sempre vigiado de perto pelos principais rivais. Froome testou as forças, mas foi o campeão italiano Nibali que, sem pedir licença, atacou a 2 km da meta não parando mais até alcançar a vitória com a bandeira tricolor ao peito, deixando a 2s Greg Van Avermaet (BMC), Michal Kwiatkowski (OPQ) e os demais favoritos à geral, da qual acabava de conquistar a liderança.

Quanto ao sabor luso no Tour, o dia teve em Armindo Fonseca (BSE) o destaque na fuga, em Sérgio Paulinho (TCS), Nelson Oliveira (LAM) e José Mendes (TNE) a força incansável do trabalho de protecção aos seus líderes e ainda em Tiago Machado (TNE) e Rui Costa (LAM) a busca pelos primeiros lugares da jornada.

Resultados Et2:
14 Rui Costa (Por) LAM +2”
18 Tiago Machado (Por) TNE +2”
93 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:31”
136 Sérgio Paulinho (Por) TCS +14:48”
172 José Mendes (Por) TNE +19:50”
186 Armindo Fonseca (Fra) BSE +19:50”

CG após Et2:
12 Tiago Machado (Por) TNE +2”
13 Rui Costa (Por) LAM +2”
83 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:31”
134 Sérgio Paulinho (Por) TCS +14:48”
168 Armindo Fonseca (Fra) BSE +19:50”
179 José Mendes (Por) TNE +19:50”

CG após Et2 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.