Avançar para o conteúdo principal

Roberto Ferreira e Ana Rita Vigário conquistam Taça de Portugal de Ciclocrosse

Melgaço revelou os vencedores da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) venceram em elites a última prova pontuável e conquistaram o Troféu 2016/2017.


Ana Rita Vigário (© UVP-FPC)

A quinta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse desenrolou-se no circuito em Melgaço. Na prova elite, Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) imperou na meta sobre o campeão nacional Ricardo Marinheiro, deixando a 4s José Dias. Na corrida feminina, Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) imperou sobre a concorrência, deixando a 34s Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) e a 3m10s Ana Vale.

Na prova sub-23 feminina, Raquel Queirós conquistou o Troféu ao vencer na meta por 3s sobre Marta Branco. Em juniores, Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte) venceu o Troféu e Pedro Costa a última prova. Em cadetes, Tiago Sousa (ACS/Focus Team/Vila do Conde) conquistou o Troféu, tendo a vitória da última prova ficado nas mãos do galego Mario Lorenzo (CC O Rosal). Entre as cadetes femininas, Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde) agarrou a vitória da prova e do Troféu.

Entre os atletas veteranos, Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) conquistou a Taça em master 30 e Manuel Lopes a última prova. Em master 40, António Sousa (Maiatos/Reabnorte) ganhou a Taça e Marco González (MMR Bikes) a prova. Em master 50, a Taça ficou nas mãos de Rodolfo Lopes e a última prova foi ganha por Antonio Garrido (CC Salvaterra de Miño). Entre as master femininas, Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) venceu a prova e a geral da Taça.

Não pontuando para o ranking da Taça de Portugal, a vitória em juvenis coube a João Cruz (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e em promoção a Vítor Pinto (Malhos Team).

Resultados completos e Ranking final da Taça, UVP-FPC:

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.