Avançar para o conteúdo principal

Rostos da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade 2017 / Entrevista a Joaquim Andrade

O Sport Ciclismo S. João de Ver pauta-se pela elevada qualidade de formação dos jovens ciclistas portugueses desde 1995, ano em que foi criado o clube composto por equipas desde o escalão de Iniciados até Sub-23. Para a temporada de 2017, a equipa Sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade surge com um grupo fresco e renovado.

Reunindo uma vasta experiência na modalidade, detentor do Recorde do Guinness de maior número de participações na Volta a Portugal (21) e Presidente da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, o director desportivo Joaquim Andrade falou ao Cycling & Thoughts sobre o novo grupo. “A nossa equipa Sub-23 para 2017 marca um novo ciclo. Vamos recomeçar quase na maioria com uma nova geração, recheada de jovens talentos, que tem o essencial para poder vingar como ciclistas. Temos três ciclistas mais experientes, que estão numa fase decisiva das suas carreiras e que este ano terão tudo ao seu alcance para se afirmarem. Temos quatro Sub-23J, que vão competir no escalão Júnior, mas se verificarmos que a sua evolução o justifica poderemos integrá-los na equipa Sub-23 em qualquer altura.”

A nova geração de ciclistas tem defendido a importância de manter os estudos em paralelo com o ciclismo e na equipa de Joaquim Andrade não é diferente. “Todos os nossos ciclistas estão a exercer em paralelo o seu percurso académico. Alguns estão já a fazer o mestrado e é preciso ter isso em conta, até porque além da difícil transição de Júnior para Sub-23, em que irão correr quase a totalidade das vezes com ciclistas profissionais, este é também um ano em que a maioria está a entrar na Universidade e, nalguns casos, mudam de residência pela primeira vez para as zonas onde estudam.”

O trabalho começou ainda antes de 2016 terminar, tal como nos contou Joaquim Andrade. “Iniciámos a nossa pré-época no dia 5 de Novembro e temos continuamente realizado diversos mini estágios desde essa altura. Estes encontros, além do trabalho importante aí desenvolvido, têm servido para reforçar laços entre os ciclistas, porque são provenientes de diversas equipas e regiões.”

Quanto à composição da equipa em 2017 [Calendário 2017], João Santos é o único rosto a transitar da época anterior [Retrospectiva 2016], um jovem que mantém a ligação com Joaquim Andrade desde a sua chegada à vertente de Estrada em 2014, vindo do BTT. Novamente este ano foi buscar a essa importante vertente do ciclismo o nome de Gonçalo Santos.

Júlio Gonçalves regressa à equipa que ia representar em 2016, sendo cedido à esquadra continental Sporting CP-Tavira antes do início da época transacta, tendo-se destacado em 4º lugar na prova de fundo do Campeonato Nacional Sub-23.

A restante equipa é constituída por jovens que ascendem do escalão júnior, nomeadamente Bernardo Saavedra, Diogo Ferreira, Edgar Fonte, Fábio Silva, Jorge Alves, Pedro Braga e Pedro Poeira. Iniciando a temporada no escalão Sub-23J constam André Rodrigues, Rui Vieira, Rafael Pedrosa e Davide Morgado, que competem no calendário júnior (excepto Volta a Portugal de Juniores), podendo ser chamados à equipa Sub-23 em qualquer altura do ano e participando nos Campeonatos Nacionais Sub-23.

Catorze jovens lusos constituem a equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, que em 2017 continua a correr com bicicletas da marca BH:
André Rodrigues (03/06/1998 eq. júnior Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
Bernardo Saavedra (01/05/1998 ACDC Trofa)
Davide Morgado (04/07/1998 eq. júnior Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
Diogo Ferreira (12/01/1998 Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense)
Edgar Fonte (28/11/1998 Tensai-Sambiental-Santa Marta)
Fábio Silva (12/07/1998 EC Carlos Carvalho)
Gonçalo Santos (21/08/1995 equipa BTT Ser e Parecer)
João Santos (29/04/1995)
Jorge Alves (21/09/1998 Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel)
Júlio Gonçalves (10/11/1994 Sporting CP-Tavira)
Pedro Braga (20/04/1998 EC Carlos Carvalho)
Pedro Poeira (11/03/1998 Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense)
Rafael Pedrosa (07/10/1998 eq. júnior Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
Rui Vieira (15/12/1998 Ramalde)
 
Equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade 2017 (© Facebook Equipa)

Treino da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade (© Facebook Equipa)

__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro