Avançar para o conteúdo principal

Equipa Maia 2017 / Entrevista a João Fernandes

A União Ciclista da Maia continua de pedra e cal no pelotão nacional. Dedicada à formação de jovens ciclistas nos últimos anos, em 2017 a Maia conta com um interessante grupo de jovens na equipa de Sub-23.

Com António Pereira na direcção geral e José Rodrigues na direcção desportiva, da temporada passada [Retrospectiva 2016] mantém-se na equipa o ciclista elite Patrick Videira e os sub-23 Diogo Duarte, Hélder Silva, João Barbosa, Natanael Almeida, Pedro Silva e Rúben Silva.

O grupo vê chegar este ano o elite António Costa, do escalão júnior Bruno Rodrigues e João Rocha, do pelotão espanhol o sub-23 António Moreira e de França Pierre Tartié, que se destacou na época transacta em 4º na Boucles du Tarn et du Sidobre. Entre os novos rostos assinala-se ainda a entrada de João Fernandes, 4º classificado na Taça de Portugal Sub-23 em 2016.

Ao Cycling & Thoughts, o jovem João Fernandes falou sobre o percurso pedalado na época transacta: “Penso que a minha temporada de 2016 foi positiva, embora não tenha conseguido atingir todos os objectivos que gostaria. Espero que neste ano de 2017 consiga atingi-los, como por exemplo ser campeão nacional na prova em linha.”

A presente temporada trouxe mudança de equipa para João Fernandes: “A oportunidade de ir para a Maia surgiu cedo, quando fiz pela Selecção Nacional o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela [Maio de 2016] a convite do massagista da Selecção e treinador da U.C. Maia, o Sr. José Rodrigues, que achou que o meu potencial seria importante na Maia. A proposta que o clube me ofereceu foi deveras a melhor para ingressar numa equipa.”

João Fernandes abordou ainda dos seus objectivos: “Sou um ciclista ambicioso e não gosto de perder nem a feijões. Como referi, um dos meus principais objectivos para 2017 é a prova em linha do Campeonato Nacional e outro é a Volta a Portugal do Futuro.”

Treze jovens constituem a equipa Maia, que em 2017 [Calendário 2017] corre com bicicletas da marca Giant:
António Costa (Por 08/07/1992 Amador)
António Moreira (Por 23/07/1997 CC Padronés-Aluminios Cortizo)
Bruno Rodrigues (Por 01/02/1997 eq. júnior Maia)
Diogo Duarte (Por 31/07/1997)
Hélder Silva (Por 02/09/1996)
João Barbosa (Por 21/12/1997)
João Fernandes (Por 26/07/1995 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
João Rocha (Por 21/12/1998 Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel)
Natanael Almeida (Por 29/08/1996)
Patrick Videira (Por 02/12/1994)
Pedro Silva (Por 13/04/1996)
Pierre Tartié (Fra 20/10/1995 GSC Blagnac Vélo Sport)
Rúben Silva (Por 30/07/1997)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...