Avançar para o conteúdo principal

Equipa Maia 2017 / Entrevista a João Fernandes

A União Ciclista da Maia continua de pedra e cal no pelotão nacional. Dedicada à formação de jovens ciclistas nos últimos anos, em 2017 a Maia conta com um interessante grupo de jovens na equipa de Sub-23.

Com António Pereira na direcção geral e José Rodrigues na direcção desportiva, da temporada passada [Retrospectiva 2016] mantém-se na equipa o ciclista elite Patrick Videira e os sub-23 Diogo Duarte, Hélder Silva, João Barbosa, Natanael Almeida, Pedro Silva e Rúben Silva.

O grupo vê chegar este ano o elite António Costa, do escalão júnior Bruno Rodrigues e João Rocha, do pelotão espanhol o sub-23 António Moreira e de França Pierre Tartié, que se destacou na época transacta em 4º na Boucles du Tarn et du Sidobre. Entre os novos rostos assinala-se ainda a entrada de João Fernandes, 4º classificado na Taça de Portugal Sub-23 em 2016.

Ao Cycling & Thoughts, o jovem João Fernandes falou sobre o percurso pedalado na época transacta: “Penso que a minha temporada de 2016 foi positiva, embora não tenha conseguido atingir todos os objectivos que gostaria. Espero que neste ano de 2017 consiga atingi-los, como por exemplo ser campeão nacional na prova em linha.”

A presente temporada trouxe mudança de equipa para João Fernandes: “A oportunidade de ir para a Maia surgiu cedo, quando fiz pela Selecção Nacional o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela [Maio de 2016] a convite do massagista da Selecção e treinador da U.C. Maia, o Sr. José Rodrigues, que achou que o meu potencial seria importante na Maia. A proposta que o clube me ofereceu foi deveras a melhor para ingressar numa equipa.”

João Fernandes abordou ainda dos seus objectivos: “Sou um ciclista ambicioso e não gosto de perder nem a feijões. Como referi, um dos meus principais objectivos para 2017 é a prova em linha do Campeonato Nacional e outro é a Volta a Portugal do Futuro.”

Treze jovens constituem a equipa Maia, que em 2017 [Calendário 2017] corre com bicicletas da marca Giant:
António Costa (Por 08/07/1992 Amador)
António Moreira (Por 23/07/1997 CC Padronés-Aluminios Cortizo)
Bruno Rodrigues (Por 01/02/1997 eq. júnior Maia)
Diogo Duarte (Por 31/07/1997)
Hélder Silva (Por 02/09/1996)
João Barbosa (Por 21/12/1997)
João Fernandes (Por 26/07/1995 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
João Rocha (Por 21/12/1998 Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel)
Natanael Almeida (Por 29/08/1996)
Patrick Videira (Por 02/12/1994)
Pedro Silva (Por 13/04/1996)
Pierre Tartié (Fra 20/10/1995 GSC Blagnac Vélo Sport)
Rúben Silva (Por 30/07/1997)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).