Avançar para o conteúdo principal

Ricardo Marinheiro e Sandra Santos campeões nacionais de Ciclocrosse 2017

Três segundos ditaram a vitória de Ricardo Marinheiro (Maiatos-Reabnorte) no Campeonato Nacional de Ciclocrosse. Sandra Santos conquistou o título na prova elite feminina.

A Quinta das Arcas em Valongo, Sobrado, recebeu este domingo os Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse, organizado pela Associação de Ciclismo do Porto e pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em Elites, Ricardo Marinheiro (Maiatos-Reabnorte) surpreendeu toda a concorrência ao imperar na meta sobre os mais directos e favoritos adversários. Marinheiro mostrou-se mais forte no derradeiro cruzar de linha, alcançando a vitória por 3s sobre Mário Costa e 9s sobre Roberto Ferreira. O defensor do título Vítor Santos ficou na quinta posição, a 38s.

Em Elites femininas, Sandra Santos impôs-se com autoridade ao agarrar a medalha de ouro com uma vantagem de 1m50s para Joana Monteiro e 7m58s para Ana Rita Vigário (Maiatos-Reabnorte).

Em Sub-23, Bruno Silva venceu destacado na meta, a 1m07s de João Rocha e 2m42s de Filipe Francisco. O ciclista de estrada Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua) terminou no quarto lugar, a 2m51s. Entre as atletas femininas, a vitória coube a Raquel Queirós por 12s sobre Ana Tomás e 19s de Marta Branco.

Em Juniores, Carlos Salgueiro (ACD Milharado-EC Manuel Martins) agarrou o título em cima do risco, batendo Márcio Peralta na meta e deixando a 21s Pedro Costa.

Em Cadetes, Tiago Sousa (ASC/Focus Team-Vila do Conde) agarrou o triunfo sobre Pedro Silva (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), a 23s, e Diogo Neves a 45s. Na prova feminina, a vitória ficou nos pedais de Daniela Campos, a 12s de Ana Santos (ASC/Focus Team-Vila do Conde) e 4m38s de Marta Almeida.

Entre os veteranos, Rúben Nunes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) conquistou o título em Master 30, Hugo Marques em Master 40, António Sousa em Master 50 e Marina Leitão em Master feminina.

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse reuniu um total de 141 atletas. A competição continua com a realização das duas últimas provas da Taça de Portugal de Ciclocrosse, dia 15 de Janeiro em Rebordosa e dia 22 de Janeiro em Melgaço.

Resultados completos (© UVP-FPC)


Campeões Nacionais de Ciclocrosse 2017 (© UVP-FPC)


______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...