Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Sam Bennett conquista Race Melbourne; André Greipel vence Trofeo Porreres na Challenge Mallorca; Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race; 79ª Volta a Portugal invade Alentejo; Equipas do Tour de France 2017; Liberty Seguros-Carglass apresentada oficialmente; 11 equipamentos a destacar em 2017 (Vídeo).

Segunda vitória para Gaviria na Vuelta a San Juan


Fernando Gaviria agarrou a segunda vitória na Vuelta a San Juan, entregando à Quick-Step Floors o terceiro triunfo da equipa na prova argentina. O colombiano bateu num renhido sprint a dupla italiana Elia Viviani (Itália) e Nicola Ruffoni (Bardiani-CSF). No comando da geral continua Ramunas Navardauskas (Bahrain-Merida).

Partindo de San Martín, o quarto dia de prova em solo argentino percorreu 160,5 km, tendo como animadores da jornada uma fuga com mais de dez corredores desde o km 20, que chegaram a alcançar uma vantagem de mais de 5 minutos. O esforço da fuga não foi recompensado, sendo alcançada pelo pelotão dentro dos 15 km finais.

A toda a velocidade, o pelotão rumou para o final ao sprint com o colombiano Fernando Gaviria a finalizar o grande trabalho efectuado pelos companheiros da Quick-Step Floors e que tem vindo a marcar as etapas da 35ª edição da Vuelta a San Juan.

A representação lusa superou mais uma jornada com Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) a cruzarem a meta integrados no pelotão, respectivamente em 39º e 46º lugar.

A quinta etapa irá ligar Chimbas a Alto Colorado em 162,4 km.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
3:34:44
Elia Viviani (Ita) Itália
m.t.
Nicola Ruffoni (Ita) Bardiani-CSF
m.t.
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
m.t.
Andrea Guardini (UAE Abu Dhabi
m.t.
Carlos Eduardo Alzate (Col) UnitedHealtcare
m.t.
Marco Coledan (Ita) Trek-Segafredo
m.t.
Laureano Rosas (Arg) Argentina
m.t.
10º
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
m.t.
39º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.
46º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.

Classificação Geral:

Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
9:57:11
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+3s
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafedo
+7s
Rémi Cavagna (Fra) Quick-Step Floors
+7s
Elia Viviani (Ita) Itália
+17s
Sebastian Trillini (Arg) Italomat-dogo
+19s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+19s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+21s
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+29s
10º
Kanstantsin Siutsou (Blr) Bahrain-Merida
+32s
17º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+37s
22º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+51s

Gaviria agarra segunda vitória na Vuelta a San Juan (© Mario Sabato)


Sam Bennett conquista Race Melbourne


O sprint flamejante de Sam Bennett conquistou para a equipa alemã BORA-hansgrohe a primeira vitória da temporada na Race Melbourne, na Austrália. No risco de meta, o ciclista irlandês impôs-se ao holandês Danny van Poppel (Team Sky) e ao australiano Scott Sunderland (IsoWhey Sports SwissWellness).

A corrida de 116,6 km desenrolou-se num circuito de 22 voltas de 5,3 km em Albert Park, terminando num sprint ganho por Sam Bennett, que declarou à imprensa: “É óptimo obter uma vitória no início da temporada. Quero agradecer à BORA-hansgrohe pelo bom programa de corrida, por ter-nos aqui, pelo seu grande apoio e também aos meus companheiros de equipa. Eles fizeram um excelente trabalho apoiando-me hoje, gostava de lhes agradecer. Eles mantiveram-me bem protegido o dia todo e colocaram-me na perfeição para o sprint final.”

Em prova esteve presente a dupla lusa da Katusha-Alpecin, Tiago Machado e José Gonçalves, que finalizaram na meta em 23º e 104º respectivamente.

Esta prova antecede a segunda corrida WorldTour da temporada, a Cadel Evans Great Ocean Road Race do próximo dia 29 de Janeiro.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Sam Bennett (Irl) BORA-hansgrohe
2:21:39
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
m.t.
Scott Sunderland (Aus) IsoWhey Sports SwissWellness
m.t.
Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
m.t.
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
m.t.
Tyler Farrar (USA) Dimension Data
m.t.
Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb
m.t.
Tom van Asbroeck (Bel) Cannondale-Drapac
m.t.
Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
m.t.
10º
Travis McCabe (USA) UnitedHealthcare
m.t.
23º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin

104º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin

DNS
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo


Sam Bennett vence ao sprint Race Melbourne (© Race Melbourne)


André Greipel vence Trofeo Porreres na Challenge Mallorca


O ciclista alemão André Greipel (Lotto Soudal) venceu ao sprint o Trofeo Porreres-Felanitx-Salines-Campos, primeira prova da Challenge Mallorca. O belga Jonas Van Genechten (Cofidis) e o britânico Daniel Mclay (Fortuneo-Vital Concept) completaram o pódio.

A jornada de 161,8 km entre Porreres e Campos foi marcada por uma fuga composta por Kersten Thiele (Alemanha), Evgeny Shalunov (Gazprom-Rusvelo), Pablo Torres (Burgos BH) e Pello Olaberria (Euskadi-Murias). O quarteto teve liberdade até à falta de 20 km para a meta, momento no qual o pelotão alcançou a fuga.

Na luta pela linha de meta, André Greipel (Lotto Soudal) foi o mais forte ao bater toda a concorrência num forte sprint pela vitória. Em declarações à imprensa, André Greipel disse: “Era nosso objectivo terminar ao sprint e conseguimos. Rémy Mertz fez um trabalho extraordinário na sua primeira corrida profissional. Ele esteve na cabeça do pelotão por mais de 100 km, controlando a fuga. Realmente impressionante. Nos últimos 15 km, Bart De Clercq, Tomasz Marczynski e Frederik Frison foram para a frente. À entrada dos últimos 3 km, eu ainda tinha Tim Wellens, Moreno Hofland e Jürgen Roelandts no apoio. Moreno Hofland levou-me a mim e ao Jürgen até ao último quilómetro. Nós precisávamos de chegar em primeiro na passagem com as ilhas de tráfego e conseguimos. Comecei a sprintar à falta de 250 metros para a meta. Nós comandámos a etapa inteira, por isso, é bom concretizá-lo depois de tanto trabalho dos companheiros de equipa. Este é um começo perfeito da temporada. Amanhã e o dia seguinte serão para Tiesj Benoot, Louis Vervaeke e Tim Wellens. Eu terei outra hipótese no domingo.”

O português Nuno Bico (Movistar Team) estreou-se com as cores da equipa espanhola com um 43º lugar. Vicente de Mateos, da equipa lusa Louletano-Hospital de Loulé, esteve em prova pela Selecção de Espanha e alcançou o 10º lugar.

Entre os vencedores do dia destaca-se Evgeny Shalunov (Gazprom-Rusvelo) com o prémio da combatividade e do combinado, Pablo Torres (Burgos BH) com o prémio da montanha e das metas volantes, Xavier Cañellas (Espanha) com o prémio de primeiro maiorquino e Kersten Thiele (Alemanha) com o prémio dos sprints especiais.

A Challenge Mallorca continua amanhã com a disputa do segundo de quatro troféus, o Trofeo Serra de Tramuntana de 153,9 km com presença dos lusos Nuno Bico (Movistar Team), o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).

Resultados, Top 10 e Lusos:
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
3:41:35
Jonas Van Genechten (Bel) Cofidis
m.t.
Daniel Mclay (GBr) Fortuneo-Vital Concept
m.t.
Matteo Pelucchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Raymond Kreder (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Jonathan Dibben (GBr) Team Sky
m.t.
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Coen Vermeltfoort (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Lukask Wisniowski (Pol) Team Sky
m.t.
10º
Vicente de Mateos (Esp) Espanha
m.t.
43º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+7s

André Greipel triunfador no primeiro dia da Challenge Mallorca (© Challenge Mallorca)


Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race


Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor) iniciou da melhor forma a Costa Blanca Bike Race. A campeã lusa e a companheira de dupla Raiza Goulão terminaram a primeira jornada no segundo lugar do pódio.

Na primeira etapa da Costa Blanca Bike Race, a dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team) conquistou a vitória no final dos 45 km, ficando no 2º lugar a lusa Joana Monteiro e Raiza Goulão (Primaflor-Mondraker-Rotor) e no 3º lugar a dupla Merce Pacios e Muriel Bouhet (MTBPro).

Na prova elite masculinos, o português Mário Costa em dupla com Milton Ramos (Primaflor-Mondraker-Rotor) terminou o dia na 8ª posição. A vitória ficou nas mãos da dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), completando o pódio no 2º lugar Pietro Sarai e Hector Leonardo (Polimedical-FRM) e em 3º Didier Bats e Hans Becking (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team).


Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race (© David Acedo 'Willow')



79ª Volta a Portugal invade Alentejo


A 79ª edição da Volta a Portugal promete invadir a região Alentejana logo à partida da segunda etapa em Reguengos de Monsaraz.

À Agência Lusa, o director da prova Joaquim Gomes assegurou: “O Alentejo Central e o Alto Alentejo vão ter uma presença plena na Volta a Portugal e logo na segunda etapa, que porventura será a mais longa.” Conhecido o prólogo em Lisboa, Joaquim Gomes acrescentou: “A primeira etapa em linha, e esta não poderei ainda revelar, fará a ponte entre Lisboa e a segunda etapa em linha”, que irá ligar Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco.

O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto falou à Agência Lusa sobre a importância desta iniciativa: “Era importante trazermos um evento de dimensão internacional, o maior do ciclismo português, a terras que queremos promover como a Capital dos Vinhos de Portugal e que queremos utilizar para a promoção e divulgação do nosso território.”

Organizada pela Podium Events, a 79ª Volta a Portugal Santander Totta estará na estrada entre os dias 4 e 15 de Agosto.

(© Helena Dias)


Equipas do Tour de France 2017


A organização do Tour de France divulgou hoje as quatro equipas convidadas para a 104ª edição, que se irão juntar às 18 esquadras WorldTour: a belga Wanty-Groupe Gobert e as francesas Cofidis, Direct Energie e Fortuneo-Vital Concept.

(© Tour de France)



Liberty Seguros-Carglass apresentada oficialmente


A equipa sub-23 lusa Liberty Seguros-Carglass foi hoje oficialmente apresentada em Oliveira de Azeméis, diante de uma plateia bem preenchida e com a presença dos patrocinadores do projecto do Bike Clube de Portugal.

O director de equipa Manuel Correia sublinhou: “É por momentos como este que tenho um enorme privilégio de continuar a fazer o que mais gosto, nunca abdicando dos nossos valores e princípios. Ter uma sala cheia de personalidades ligadas ao ciclismo, ter tantos amigos e ex-ciclistas presentes numa sala repleta é sinal que a nossa forma de estar está correcta e é coerente.”

Presente no evento esteve o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, que destacou: “O Bike Clube de Portugal tem como grande objectivo promover e lançar jovens sub-23 para o mercado internacional. Neste ano que terminou, a formação oliveirense alcançou uma espantosa marca, colocando três ciclistas nas equipas profissionais nacionais e outros três no estrangeiro, tudo isto após um espantoso ano, onde foram mais de 30 as vitórias alcançadas.”

O director de marketing da Liberty Seguros Rodrigo Esteves não faltou à apresentação, sendo já uma presença marcante no ciclismo português. “Mais uma vez, a Liberty Seguros associa-se a este projecto de sucesso, que apoiou desde o primeiro momento. Os nossos valores estão espelhados nestes atletas, onde o trabalho de equipa tem conquistado e continuará certamente a conquistar vários pódios e distinções.”

A representante da Carglass, Marta Dias também marcou com a sua presença o evento oficial. “Tal como a equipa do Bike Clube de Portugal, a Carglass tem o seu foco nas pessoas e um propósito, com sentido de dever e compromisso. É um orgulho sermos parceiros desta grande equipa Liberty Seguros-Carglass e, mais que isso, é uma missão para todos nós e os intervenientes sairmos mais uma vez vencedores.”

O ano de 2017 une na equipa Liberty Seguros-Carglass os jovens lusos André Crispim, César Martingil, David Ribeiro, Filipe Rocha, o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves, José Neves, Luís Pereira, Miguel Duarte, Rafael Lourenço e Venceslau Fernandes.

Equipa Liberty Seguros-Carglass 2017 (© Bike Clube de Portugal)


11 equipamentos a destacar em 2017 (Vídeo)


A escolha do vídeo desta edição recai sobre o canal YouTube GCN – Global Cycling Network, que nos leva numa curta viagem de cores por 11 equipamentos de equipas profissionais em 2017.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.