Avançar para o conteúdo principal

Equipa ACDC Trofa 2017 / Entrevista a Rúben Veloso

O pelotão português de estrada Sub-23 é composto em 2017 por sete equipas, mantendo-se o mesmo número do ano transacto. A equipa de clube ACDC Trofa cumpre o terceiro ano de vida no último patamar de formação dos jovens ciclistas, que mais tarde procuram singrar no pelotão profissional.


Sob o comando desportivo de José Ribeiro, a equipa ACDC Trofa mantém da época transacta o ciclista elite Márcio Barbosa e conta com os sub-23 Daniel Marcos, Fernando Faria, Filipe Santos, Hélder Machado, Isaac Pereira, Pedro Martins, Rúben Veloso, Rui Ferreira e Rui Silva.

Entre os regressos ao pelotão nacional encontra-se o jovem Rúben Veloso, que na temporada passada esteve ao serviço de uma equipa espanhola. “Na época de 2016 representei a Team Kuota Construcciones Paulino. Foi um ano bastante produtivo em Espanha, com várias corridas de norte a sul de Espanha, incluindo na Galiza. Uma equipa que me acolheu bastante e agradeço”, afirmou-nos Rúben Veloso.

“Em 2017, pensei correr em Portugal devido ao trabalho que tenho neste momento. Sou técnico de farmácia e estou a conciliar trabalho e ciclismo, o que não é fácil. Represento a equipa ACDC Trofa, fui bem recebido pelo director Sr. Ribeiro e espero ajudar toda a equipa na época que se avizinha. Neste momento, não tenho grandes objectivos para 2017. Vamos ver como corre o início da época”, concluiu Rúben Veloso ao Cycling & Thoughts.

Rúben Veloso defende as cores da equipa ACDC Trofa em 2017
__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.