Avançar para o conteúdo principal

Ciclismo e dinamização turística

A Federação Portuguesa de Ciclismo promove neste mês de Janeiro as Oficinas de Capacitação “Ciclismo e Dinamização da Actividade Turística” em Sangalhos, Setúbal e Faro.

Esta importante iniciativa vem reforçar a premissa de que o ciclismo, de competição ou de lazer, é uma fonte inesgotável de divulgação, promoção e atracção das cidades, vilas e aldeias históricas por onde passam ciclistas e cicloturistas.

Hoje em dia, o ciclismo reúne em si inúmeras formas de atracção e dinamização turística. No âmbito da competição, as corridas de maior grandeza como a Volta a Portugal, a Volta ao Algarve e a Volta ao Alentejo, se bem exploradas, podem proporcionar nos meios de comunicação e redes sociais uma grandiosa exposição mediática dos locais visitados. Além disso, o clima português é extremamente cativante para as equipas profissionais de ciclismo realizarem as suas concentrações de inverno em território lusitano.

No âmbito do lazer, as empresas de turismo (como a Live Love Ride - Portugal Bike Tours e a InGamba Tours de João Correia) ligadas aos amantes da bicicleta, possuidores de um gosto requintado por bons hotéis e boa gastronomia, representam um mercado em forte crescimento a nível nacional e internacional.

Em ambos os âmbitos, o elo de ligação é o ciclismo, que serve de pólo de atracção e dinamização turística.

O Guia Orientador “Cyclin’ Portugal – Ciclismo e Dinamização da Actividade Turística”, elaborado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, será apresentado nas Oficinas de Capacitação celebradas em Janeiro no dia 11 no Velódromo Nacional em Sangalhos, dia 12 na Casa da Baía em Setúbal e dia 26 no Auditório da Região de Turismo do Algarve, entre as 14h30 e as 17h00, contando com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo do Centro, Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Setúbal e Câmara Municipal da Anadia.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...