Avançar para o conteúdo principal

Rostos da equipa Sicasal-Constantinos-DeltaCafés 2017 / Entrevista a Marcelo Salvador

O terceiro ano na estrada da Sicasal-Constantinos-DeltaCafés traz consigo a consolidação do projecto de formação Sub-23 com a entrada do novo patrocínio da empresa de mercado global Delta Cafés. Na temporada de 2017, a equipa conta com a nova direcção desportiva de Hélder Miranda, tendo a seu cargo um grupo de treze jovens ciclistas.


Pertencente à Academia Joaquim Agostinho, a equipa sediada em Torres Vedras, terra do carismático Joaquim Agostinho, recebe em 2017 cinco novos elementos, mantendo oito dos corredores da época anterior.

Ao lado de Tiago Antunes, vencedor do Grande Prémio de Gondomar, mantêm-se na equipa Diogo Tavares, Emanuel Duarte, Gonçalo Leaça, João Outeiro, Marvin Scheulen, Miguel Santos e Rafael Apolinário.

Do escalão júnior assomam à equipa Francisco Morais, Miguel Esteves e o angolano Bruno Araújo. Destaca-se ainda a chegada de Paulo Silva, vencedor da camisola da juventude da Volta a Albergaria, e Marcelo Salvador, vencedor da Volta a Portugal de Juniores em 2015 e campeão nacional de fundo e contra-relógio em Cadete.

Marcelo Salvador falou ao Cycling & Thoughts sobre a mudança de equipa na presente temporada. “Em Agosto do ano passado recebi uma proposta de David Lino [Responsável da Equipa] para fazer parte do plantel da Sicasal-Constantinos-DeltaCafés em 2017. O projecto agradou-me bastante e, a juntar a isso, o facto de já conhecer a grande maioria dos atletas foram factores decisivos, que me fizeram optar por esta equipa.”

O ano perspectiva-se positivo na opinião de Marcelo Salvador, que aborda ainda os objectivos pessoais. “Temos tudo para ter uma época de sucesso. A equipa tem boas condições e excelentes profissionais a orientarem-nos. Hernâni Brôco é o responsável pela planificação dos nossos treinos. Ele é uma referência para todos nós, tem uma enorme experiência e transmite-nos conhecimentos, que irão ser certamente importantes para o nosso desenvolvimento como ciclistas. Pessoalmente, quero fazer uma época regular, mas os objectivos passam claramente por estar em melhor forma nas provas de maior importância.”

A preparação da temporada [Calendário 2017] começou nos últimos meses de 2016 com a realização de estágios de integração dos novos elementos e focando-se em treinos de endurance, com períodos de trabalho específico em diferentes terrenos e simulação de situações de corrida.

Os testes físicos e de potência foram realizados por Hernâni Brôco, experiente ciclista que terminou a carreira profissional no final de 2016 e cumpre actualmente as funções de treinador da equipa.

O trabalho realizado na época transacta [Retrospectiva 2016] levou à subida de dois dos ciclistas da equipa à esquadra continental Louletano-Hospital de Loulé, nomeadamente Luís Mendonça e João Letras.

Treze jovens lusos constituem a equipa Sicasal-Constantinos-DeltaCafés, que em 2017 continua a correr com bicicletas da marca Scott:
Bruno Araújo (Ang 07/01/1998 Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense)
Diogo Tavares (25/07/1997)
Emanuel Duarte (24/01/1997)
Francisco Morais (27/08/1998 Academia Joaquim Agostinho-Udo)
Gonçalo Leaça (29/10/1997)
João Outeiro (12/07/1995)
Marcelo Salvador (11/03/1997 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
Marvin Scheulen (25/02/1997)
Miguel Esteves (06/07/1997 Academia Joaquim Agostinho-Udo)
Miguel Santos (04/09/1996)
Paulo Silva (14/05/1995 Anicolor)
Rafael Apolinário (13/12/1995)
Tiago Antunes (09/04/1997)

Equipa Sicasal-Constantinos-DeltaCafés 2017 (© Facebook Academia Joaquim Agostinho)

Equipa em Torres Vedras, junto à estátua de Joaquim Agostinho  (© Facebook Academia Joaquim Agostinho)
__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...