Avançar para o conteúdo principal

Ciclistas lusos no WorldTour 2017

Em 2017, Portugal tem oito ciclistas lusos em equipas WorldTour. André Cardoso e Rúben Guerreiro integram a norte-americana Trek-Segafredo, José Gonçalves e Tiago Machado a suíça Team Katusha-Alpecin, Nelson Oliveira e Nuno Bico a espanhola Movistar Team, José Mendes a alemã BORA-hansgrohe e Rui Costa a emiradense UAE Abu Dhabi. No feminino, Daniela Reis estreia-se no UCI Women’s WorldTour pela equipa belga Lares-WaowDeals.


As equipas apresentaram as suas novas cores para a presente temporada, apresentando-se em seguida os ciclistas lusos com os novos equipamentos.

André Cardoso (03/09/1984 Cannondale-Drapac) Trek-Segafredo
Rúben Guerreiro (06/07/1994 Axeon Hagens Berman) Trek-Segafredo
José Gonçalves (13/02/1989 Caja Rural-Seguros RGA) Team Katusha-Alpecin
Tiago Machado (18/10/1985 Team Katusha) Team Katusha-Alpecin
Nelson Oliveira (06/03/1989 Movistar Team) Movistar Team
Nuno Bico (03/07/1994 Klein Constantia) Movistar Team
José Mendes (24/04/1985 Bora-Argon18) BORA-hansgrohe
Rui Costa (05/10/1986 Lampre-Merida) UAE Abu Dhabi
Daniela Reis (06/04/1993 DN17 Poitou-Charentes) Lares-WaowDeals

© UCI
André Cardoso, Trek-Segafredo (© Site Equipa)
Rúben Guerreiro, Trek-Segafredo (© Site Equipa)


José Gonçalves, Team Katusha-Alpecin (© Site Equipa)

Tiago Machado, Team Katusha-Alpecin (© Site Equipa)

Nelson Oliveira, Movistar Team (© Site Equipa)

Nuno Bico, Movistar Team (© Site Equipa)

José Mendes, BORA-hansgrohe (© Site Equipa)

Rui Costa, UAE Abu Dhabi (© Facebook Atleta)
Daniela Reis Lares WaowDeals (© Site Equipa)


(© APCP - Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais | HelenaDias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.