Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Tom Boonen triunfa em San Juan; Nuno Bico estreia-se na Challenge de Mallorca; Richie Porte lidera WorldTour, Lusos no Ranking; Gémeos Oliveira na concentração Axeon Hagens Berman; Abu Dhabi Tour 2017 (Vídeo).

Tom Boonen triunfa em San Juan


O belga Tom Boonen (Quick-Step Floors) venceu ao sprint a segunda etapa da Vuelta a San Juan, superando na meta os italianos Elia Viviani (Itália) e Matteo Malucelli (Androni Giocattoli-Sidermec). Viviani subiu à liderança da geral e o português Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) foi 14º na meta.

A segunda jornada de 128,8 km partiu de San Juan e viu a fuga formar-se com mais de 30 km percorridos. Antonio Cabrera (Chile), Nicolás Naranjo (AV Fátima), Gerardo Tivani e Pedro González (ECM Pocito) tomaram a frente da corrida, sempre com o pelotão a pouco mais de 2 minutos de distância, terminando a aventura antes da segunda e última subida de 3ª categoria no Alto del Dique, à falta de 31 km.

À imagem da etapa anterior, o final disputou-se ao sprint com a mesma esquadra a sobressair no trabalho de equipa. O vencedor de ontem Fernando Gaviria e Maximiliano Richeze comandaram o comboio nos derradeiros momentos e Tom Boonen finalizou o trabalho dos companheiros ao arrecadar o segundo triunfo para a Quick-Step Floors.

Para a história do ciclismo, a vitória de Boonen marca o primeiro triunfo de uma bicicleta com travões de disco.

Na representação lusa, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) foi 14º no sprint, subindo a 36º da geral, e Rui Costa (UAE Abu Dhabi) 41º na etapa, subindo a 53º da geral.

Amanhã, a terceira etapa disputa-se novamente em San Juan num contra-relógio individual de 11,9 km.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
3:00:40
Elia Viviani (Ita) Itália
m.t.
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
m.t.
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
m.t.
Andrea Guardini (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Ramunas Navardauskas (Lit) Bahrain-Merida
m.t.
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
m.t.
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Eugenio Alafaci (Ita) Trek-Segafredo
m.t.
10º
Mattia Viel (Ita) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
m.t.
14º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
41º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.

Classificação Geral:

Elia Viviani (Ita) Itália
6:08:12
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
+1s
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+2s
Franco German Lopez (Arg) AV Fatima
+6s
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+8s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+12s
Gavin Mannion (USA) UnitedHealthcare
+12s
Duilio Ramos (Arg) AC Mardan
+12s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+12s
10º
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+12s
36º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+12s
53º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+12s

Tom Boonen vence segunda etapa ao sprint (© Vuelta a San Juan)


Nuno Bico estreia-se na Challenge de Mallorca


O jovem português Nuno Bico iniciará a temporada na Challenge de Mallorca. A estreia com as cores da Movistar Team decorrerá entre os dias 26 e 29 de Janeiro na 26 ª edição da prova espanhola.

A liderar a Movistar Team vão estar Alejandro Valverde e Nairo Quintana, aos quais se juntam Andrey Amador, Jorge Arcas, Jonathan Castroviejo, Alex Dowsett, Dani Moreno, Antonio Pedrero, Dayer Quintana, Rory Sutherland e os dois estreantes da equipa azul Nuno Bico e Héctor Carretero.

A Challenge de Mallorca é composta por quatro Troféus, podendo participar oito corredores por equipa em cada prova: Trofeo Porreres-Felanitx-Ses Salines-Campos (169 km); Trofeo Serra de Tramuntana (140 km); Trofeo Andratx-Mirador d’Es Colomer (160 km); Trofeo Playa de Palma-Palma (162 km).

(© Movistar Team)


Richie Porte lidera WorldTour, Lusos no Ranking


Richie Porte (BMC) abriu a temporada como líder do Ranking UCI WorldTour, após a conquista do Santos Tour Down Under, na Austrália. Presentes na prova, os ciclistas lusos Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Tiago Machado (Katusha-Alpecin) também pontuaram para o Ranking. Ler artigo completo, aqui.

Richie Porte venceu o Santos Tour Down Under e lidera Ranking UCI WorldTour (© TDWSport.com)


Gémeos Oliveira na concentração Axeon Hagens Berman


Os gémeos Ivo e Rui Oliveira estiveram presentes na primeira concentração da equipa Axeon Hagens Berman em Calabasas, California. Ao longo de 10 dias, os jovens da equipa comandada por Axel Merckx estreitaram laços e realizaram uma série de treinos específicos com vista a uma brilhante temporada, como nos tem vindo a habituar a esquadra norte-americana.

O site Cyclingnews publicou uma galeria de fotografias relativa à concentração em Calabasas, da autoria de Davey Wilson, que pode ser vista aqui.

Ivo e Rui Oliveira (© Davey Wilson)

 Abu Dhabi Tour 2017 (Vídeo)


O Abu Dhabi Tour ascende ao WorldTour em 2017, sendo a única competição disputada no Médio Oriente integrada no mais alto nível do ciclismo mundial. De 23 a 26 de Fevereiro, um luxuoso pelotão irá disputar a prova de quatro etapas ganha em 2016 por Tanel Kangert (Astana) e em 2015 por Esteban Chaves (Orica-Scott).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.