Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Volta ao Algarve em directo na TV; Terceira vitória para Caleb Ewan no Tour Down Under; Sete equipas sub-23 no pelotão luso; Uma família unida pelo Ciclocrosse (Vídeo).



Volta ao Algarve em directo na TV


A organização da Volta ao Algarve anunciou hoje que a edição de 2017 terá transmissão televisiva em directo no canal internacional Eurosport e no canal nacional TVI24. A 43ª edição da Algarvia vai para a estrada entre os dias 15 e 19 de Fevereiro e contará com uma hora de emissão em directo.

De acordo com o comunicado da Volta ao Algarve, a transmissão em directo será possível graças ao investimento da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Associação Turismo do Algarve (ATA) em parceria com o Turismo de Portugal, que encaram a Volta ao Algarve, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), como um extraordinário meio de promoção internacional da região. O apoio dos municípios, que recebem as partidas e chegadas, foi também importante para que se desse este passo decisivo para o crescimento da Volta ao Algarve.

Desidério Silva, presidente da RTA: “A transmissão da Volta ao Algarve valoriza e dá notoriedade a esta região, que é um destino turístico de excelência para as bicicletas, nas suas diferentes vertentes. Somos uma região com excelentes condições naturais e paisagísticas, com percursos cicláveis e com grande oferta hoteleira, de cultura, património e gastronomia. O directo permitirá alavancar a notoriedade internacional do mais importante destino turístico do país.”

Carlos Luís, presidente da ATA: “A ATA, responsável pela promoção internacional do Algarve, congratula-se com a divulgação da região pela Eurosport em toda a Europa, pois permite-nos chegar aos nossos principais mercados emissores de turistas. Mostrar o destino nesta altura do ano através da Volta ao Algarve é uma excelente oportunidade promocional para o Algarve.”

Delmino Pereira, presidente da FPC: “Destaco a excelente cooperação estabelecida entre a Federação e as entidades que tornaram possível o directo televisivo: a RTA e a ATA, as autarquias, o IPDJ e os patrocinadores. O incremento de mediatismo da Volta ao Algarve valoriza a corrida e o ciclismo, pois intensifica-se um novo pico de atenção pública sobre a modalidade, que traz benefícios para as equipas e os corredores participantes, portugueses e estrangeiros. Por outro lado, é a afirmação do ciclismo enquanto meio privilegiado para a divulgação e dinamização turística.”

(© Volta ao Algarve)


Terceira vitória para Caleb Ewan no Tour Down Under


Caleb Ewan (Orica-Scott) obteve a terceira vitória em quatro etapas disputadas na 19ª edição do Santos Tour Down Under. Na chegada a Campbelltown, o australiano voltou a imperar ao sprint frente ao campeão do mundo Peter Sagan (BORA-hansgrohe) e o holandês Danny van Poppel (Team Sky). Richie Porte (BMC) segurou a camisola do comando da geral.

A quarta etapa partiu de Norwood para uma jornada de 149,5 km, animada por um trio em fuga. Ondrej Cink (Bahrain-Merida), Cameron Meyer (UniSA-Australia) e Jack Bauer (Quick-Step Floors) tentaram a sua sorte, mas o pelotão esteve atento e não deixou o trio obter grande vantagem. Bauer foi o último a ser alcançado a 5 km da meta.

Em mais um final ao sprint, Caleb Ewan não deixou os créditos por mãos alheias, conquistando mais uma vitória para a Orica-Scott. “Realmente, não podia pedir por um melhor começo de ano. A minha equipa voltou a fazer um trabalho incrível. Apoiaram-me num circuito que poderia ter resultado de qualquer maneira e penso que vocês viram na TV o quanto eles se empenharam em perseguir e estavam realmente empenhados em mais uma vitória. Hoje foi complicado. É difícil para um comboio manter-se unido numa descida. Foi com Daryl Impey na maior parte e ele fez um mega trabalho. Todas as vitórias são graças à equipa. Sem eles e sem o seu apoio, obviamente não tinha conseguido as vitórias que tenho. É uma vitória para mim, mas é também uma vitória enorme para a equipa.

Entre os ciclistas portugueses em competição, foi novamente o campeão nacional sub-23 Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) quem fechou o dia nos lugares cimeiros, cruzando a linha em 15º, subindo a 10º na geral e conservando a camisola branca da juventude. “Foi um pouco perigoso nos últimos quilómetros. Trabalhámos para o Edward e os companheiros fizeram um grande trabalho levando-o para a frente. Penso que o Edward foi parado por alguns corredores nos metros finais, foi infeliz, e eu apenas continuei e consegui terminar em 15º e subir uma posição na geral. Sinto-me bem e estou preparado para amanhã”, comentou Rúben Guerreiro à imprensa.

A quinta e penúltima etapa irá ligar McLaren Vale a Willunga Hill em 151,5 km.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
3:45:19
Peter Sagan (Svk) BORA-hansgrohe
m.t.
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
m.t.
Ben Swift (GBr) UAE Abu Dhabi
m.t.
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
m.t.
Baptiste Planckaert (Bel) Katusha-Alpecin
m.t.
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
m.t.
Callum Scotson (Aus) UniSA-Australia
m.t.
Jasha Sütterlin (Ger) Movistar Team
m.t.
10º
Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo
m.t.
15º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
m.t.
28º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
m.t.
43º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
m.t.

Classificação Geral:

Richie Porte (Aus) BMC
14:20:18
Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team
+20s
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+22s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+24s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+27s
Rohan Dennis (Aus) BMC
+29s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+29s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+29s
Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal
+29s
10º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+29s
38º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+1:14s
71º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+4:17s

Caleb Ewan obtém a terceira vitória no Santos Tour Down Under (©TDWsport.com)


Sete equipas sub-23 no pelotão luso 2017


O pelotão português de estrada mantém em 2017 as sete equipas de formação sub-23. O blog Cycling & Thoughts publicou artigos referentes às equipas, com entrevistas aos protagonistas, e relembra em seguida os links:

* Maia

Pelotão Luso (© Helena Dias)



Uma família unida pelo Ciclocrosse (Vídeo)


A Taça de Portugal de Ciclocrosse termina já no próximo domingo, 22 de Janeiro. Enquanto os ciclistas se preparam para a quinta e derradeira prova em Melgaço, deixamos a todos os apaixonados por esta vertente um vídeo partilhado pelo canal Cannondale Bicycles.

“O ciclismo, especialmente o ciclocrosse, é o que une a família Cozza. Enquanto algumas famílias vão para os campos de futebol aos fins-de-semana de manhã, a família Cozza prepara-se e anda de bicicleta. Embora toda a família tenha sido bem sucedida, com Craig a ganhar o primeiro lugar no Nacional na categoria Master, é a união da família e os laços que são criados através do ciclismo que os faz prosseguir, não importa as condições.”



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.