Avançar para o conteúdo principal

Taça Portugal CX: Sandra Santos e Roberto Ferreira vencem em Rebordosa

A campeã nacional Sandra Santos e Roberto Ferreira venceram este domingo a quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Mário Costa e Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor) mantiveram a liderança da Taça, embora não estando presentes em prova por se encontrarem em Espanha pela apresentação da sua nova equipa.

 
Sandra Santos vence em Rebordosa (© UVP-FPC)

A corrida Elite foi bastante disputada ao longo do circuito de 2,25 km em Rebordosa, Paredes, com Roberto Ferreira (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) a agarrar a vitória a 13s de Fábio Ribeiro e 44s de Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão). Na prova feminina, a campeã nacional Sandra Santos alcançou a vitória em solitário, deixando a 4m55s Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) e a 7m46s Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech).

Na prova que une sub-23 e juniores femininas, Raquel Queirós repetiu o triunfo da prova anterior, seguida de Marta Branco a 9s e Jéssica Costa a 2m10s.

Em juniores masculinos, o triunfo coube a Pedro Costa sobre o líder da Taça e campeão nacional Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte), ficando a 45s André Terroso.

Na prova de cadetes, o campeão nacional Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) somou o quarto triunfo consecutivo, sendo o incontestável líder neste escalão. Completaram o pódio o companheiro de equipa Gonçalo Magalhães e Lucas Braga (Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact), a 1m30s. Em femininas, Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) também conquistou a quarta vitória, deixando a 6m48s Rafaela Ramalho (Maiatos/Reabnorte).

No escalão master, Manuel Lopes venceu em master 30, o espanhol Marco Gonzalexz (MMR Bikes) venceu em master 40 e António Silva em master 50. Entre as ciclistas femininas, a vitória pertenceu a Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Não pontuando para o ranking da Taça, em juvenis a vitória coube novamente a João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde), por 1m45s sobre Miguel Pedroso e a 1m54s de Sara Ferreira. Na categoria promoção, o vencedor foi António Rosendo.

A quinta e última prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse realiza-se a 22 de Janeiro, em Melgaço.

Resultados completos (UVP-FPC)













______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.