Avançar para o conteúdo principal

Equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau 2017 / Entrevista a André Ramalho

O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau cumpre em 2017 o seu 14º ano de trabalho na formação de jovens ciclistas. Para a nova temporada, a equipa Sub-23 assume a designação Jorbi-Team José Maria Nicolau, assinalando a ligação existente desde 2009 com a marca portuguesa de bicicletas Jorbi.

No comando desportivo, José Nicolau continua a batalha de manter na estrada o clube que pretende perpetuar a memória do seu avô, o campeão e saudoso ciclista José Maria Nicolau, vencedor de duas Voltas a Portugal na década de 30.

Para a temporada de 2017 [Calendário 2017], José Nicolau traz de regresso ao grupo Fábio Leaça, ciclista elite que representou o clube em 2014 e 2015. Entre as estreias contam-se os nomes de Nuno Marques e Germano Arroyo, este último de ascendência colombiana.

Da equipa júnior sobem André Cunha, Sandro Branco e Bernardo Gonçalves, que foi uma referência no escalão júnior em 2016. De outras formações juniores chegam Cláudio Sousa e Micael Vitorino.

Da época transacta, mantêm-se na composição da equipa João Ribeiro, Jorge Marques e André Ramalho, após um ano de 2016 de franca evolução [Retrospectiva 2016].

André Ramalho proporcionou momentos marcantes no final da temporada, confrontando-se com os profissionais da W52-FC Porto na Pista da Malveira e levando consigo a vitória. Ao Cycling & Thoughts fez um balanço positivo do seu percurso: Penso que tenho tido uma evolução muito constante e que ainda tenho muito para evoluir. Por vezes, é um pouco difícil tornar esta evolução mais evidente, pois é um bocado complicado conciliar os estudos com o ciclismo, mas é algo que se tem conseguido fazer. Acho que tenho conseguido bons resultados, tanto nos escalões de formação como agora em Sub-23, muito devido ao trabalho das equipas onde estive – CC Aldeia de Paio Pires e CC José Maria Nicolau – e das pessoas que estão à frente das mesmas.”

Sobre a relação duradoura com o Clube, André Ramalho afirmou: “Vou para a terceira época no Clube de Ciclismo José Maria Nicolau e tenho uma boa relação com todas as pessoas do Clube, pois são pessoas sempre dispostas a ajudar e muito compreensivas, que trabalham muito para que nada nos falte. É uma relação que se tem fortalecido ao longo do tempo, com base na confiança e na humildade, e que acredito irá manter-se durante muito mais tempo. Queria deixar aqui um grande obrigado ao José Nicolau, Paulo Figueiredo e Mariana Nicolau por toda esta dedicação e ajuda aos atletas.”

Com a nova temporada prestes a iniciar, André Ramalho falou-nos das metas a alcançar: 2017 passa principalmente por ajudar a equipa a cumprir os seus objectivos. Pessoalmente, espero ter melhores resultados que em 2016 e estar em boa forma tanto na Volta a Portugal do Futuro como nos Campeonatos Nacionais, pois são corridas que se adequam bem às minhas características. A equipa é muito unida e acredito que, apesar de termos uma equipa muito jovem e com muitos atletas que sobem de juniores, temos talento e podemos fazer boas corridas e bons resultados.”

Onze jovens lusos constituem a equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau em 2017:
André Cunha (02/12/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)
André Ramalho (11/03/1996)
Bernardo Gonçalves (13/08/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)
Cláudio Sousa (20/05/1998 CC Paio Pires)
Fábio Leaça (22/09/1993 ---)
Germano Arroyo (21/04/1997 Anicolor)
João Ribeiro (31/07/1997)
Jorge Marques (21/04/1996)
Micael Vitorino (23/10/1998 Academia Joaquim Agostinho-Udo)
Nuno Marques (15/05/1997 ACDC Trofa)
Sandro Branco (30/07/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)


Equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau Sub-23 e Júnior 2017 (© Facebook Equipa)

Equipamento para a temporada de 2017 (© Facebook Equipa)
__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...