Avançar para o conteúdo principal

Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse

Realiza-se neste fim-de-semana o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse em Bieles, Luxemburgo. Por ocasião do evento, o Comité de Gestão da União Ciclista Internacional reuniu-se esta sexta-feira, a fim de tomar importantes decisões no que toca ao crescimento do Ciclocrosse, vertente de inverno do ciclismo. Um dos pontos aprovados foi o Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse 2017, com a importante entrada de Portugal no panorama internacional.


No Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse 2017 encontram-se representadas 19 nações, incluindo a estreia de Portugal e da Austrália, o regresso do Canadá e da Eslováquia e o desenvolvimento da vertente no Japão com três novos eventos.

É de salientar o facto de Portugal estar a apostar nesta vertente e ter voltado a contar com um total de cinco provas pontuáveis na Taça da temporada de 2016/2017, troféu ganho por Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) em elites

Portugal terá deste modo uma prova de categoria 2 no Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse, nomeadamente o Troféu Internacional de Valongo a 21 de Janeiro de 2018. É igualmente conhecida a data do Campeonato Nacional de Ciclocrosse em 2018, marcado para o dia 14 de Janeiro em Melgaço. Este é um importante passo para a vertente ganhar força e prestígio no país, além de ser mais um motivo para cativar a adesão dos atletas das demais vertentes do ciclismo.

Na reunião celebrada no Luxemburgo, o Comité de Gestão da UCI atribuiu a Bogense, na Dinamarca, o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse de 2019, um destino turístico localizado a 200 km a oeste de Copenhaga. Este é um regresso à Dinamarca, que em 1998 acolheu este mesmo evento em Middelfart. Bogense irá acolher ainda uma prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2017/2018, troféu que terá nove provas pontuáveis, mais uma do que na época transacta:

16/09/2017 Iowa City (USA)
24/09/2017 Waterloo (USA)
22/10/2017 Koksijde (BEL)
19/11/2017 Bogense (DEN)
25/11/2017 Zeven (GER)
17/12/2017 Namur (BEL)
26/12/2017 Heusden-Zolder (BEL)
21/01/2018 Nommay (FRA)
28/01/2018 Hoogerheide (NED)

O Comité de Gestão da UCI aprovou ainda a criação de Equipas de Ciclocrosse UCI, a fim de reforçar as estruturas que suportam ambos corredores masculinos e femininas.

Ana Rita Vigário, vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2016/2017 (© UVP-FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.