Avançar para o conteúdo principal

Rostos da equipa Liberty Seguros-Carglass 2017

O calendário português de estrada dá a sua pedalada de saída nos primeiros dias do mês de Fevereiro. As equipas nacionais ultimam os pormenores para dar início à temporada de 2017 e no último escalão de formação muitos são os jovens sub-23 em busca de mostrar as suas qualidades nas mais duras competições lusitanas. A equipa de clube Liberty Seguros-Carglass pedala o seu terceiro ano de vida, abrindo portas a cinco novas entradas e mantendo cinco rostos da casa.

O grupo esteve reunido em finais de Dezembro no primeiro estágio da equipa, que serviu de integração e realização de testes físicos e de biomecânica, a cargo da empresa Biketreino do ex-ciclista profissional João Cabreira.

O experiente director desportivo Manuel Correia mostrou-se satisfeito com o primeiro contacto: “Tudo correu conforme planeado, sendo um estágio com nota positiva, onde todos revelaram um enorme profissionalismo e muita vontade de transformar este novo conjunto de ciclistas numa competitiva equipa e numa grande família”.

Cinco jovens transitam da época anterior, nomeadamente o campeão nacional Sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves, o vencedor da Taça de Portugal Sub-23 e campeão nacional de Rampa Sub-23 César Martingil, Filipe Rocha, André Crispim e David Ribeiro.

Quanto às chegadas, reforçam a equipa o actual vice-campeão nacional de Rampa sub-23 e campeão nacional Sub-23 de contra-relógio em 2015 José Neves, o vencedor da montanha na Clásica de Páscua Venceslau Fernandes, Rafael Lourenço e vindos do escalão júnior Luís Pereira e Miguel Duarte.

No final de 2016, a Liberty Seguros-Carglass transformou-se numa verdadeira exportadora de talentos, vendo sair da equipa os gémeos Ivo e Rui Oliveira para a norte-americana Axeon Hagens Berman, André Carvalho para a italiana Cipollini Iseo Rime, entrando em equipas continentais lusas Luís Gomes na Rádio Popular-Boavista, Tiago Ferreira na W52-FC Porto e Zulmiro Magalhães na LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

A última temporada foi recheada de êxitos [Retrospectiva 2016], valendo à equipa o 7º lugar no Ranking APCP Equipa do Ano, destacando-se como 1ª equipa de clube da tabela nacional.

Para 2017, a equipa continua ao lado da marca KTM na escolha das bicicletas para os dez jovens lusos que constituem a Liberty Seguros-Carglass:
André Crispim (12/10/1996)
César Martingil (10/01/1995)
David Ribeiro (22/08/1995)
Filipe Rocha (20/12/1997)
Gaspar Gonçalves (24/05/1995)
José Neves (30/10/1995 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
Luís Pereira (13/07/1998 EC Carlos Carvalho)
Miguel Duarte (12/08/1998 EC Bruno Neves)
Rafael Lourenço (01/10/1997 Sporting CP-Tavira)
Venceslau Fernandes (24/01/1996 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)

Liberty Seguros-Carglass 2017 (© Facebook Bike Clube de Portugal)

Teste físico na empresa Biketreino (© Facebook Bike Clube de Portugal)

__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.