Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal, o começo

Em tempos idos, mas não esquecidos, saiu para a estrada a 1ª Volta a Portugal em Bicicleta. Corria o ano de 1927 e no mês de Abril, a 26, um total de 42 corredores formou o primeiro pelotão daquela que viria a tornar-se a prova rainha do calendário nacional. Na altura eram 24 os favoritos à sua conquista, bem diferente do selecto lote de candidatos à vitória na actualidade. António Augusto de Carvalho (Carcavelos) foi o primeiro a assinar o nome no palmarés da Volta.

Diário de Notícias de 26/Abril/1927
[foto livro "As Origens da Volta"]
Para a história ficou o grande destaque dado ao ciclismo com honras de primeira página no jornal de maior tiragem a nível nacional, o Diário de Notícias. À semelhança do que faz hoje o jornal francês L'Équipe trazendo para a primeira página o Tour de France, nesse dia em Portugal o rosto dos 24 favoritos imperou com toda a grandeza na imprensa escrita, tal como foi grandiosa a recepção ao pelotão para a grande partida na Praça Marquês de Pombal. A capital lisboeta parecia pequena para o mar de gente que quis ver de perto os heróis das bicicletas, repetindo-se a mesma imagem impactante ao final das 18 etapas com a derradeira chegada na Avenida da Liberdade. Logo aqui começou a ser desenhado o título de rainha do ciclismo lusitano ao juntar entre o Campo Grande e a Avenida da Liberdade aproximadamente 50.000 pessoas na festa de consagração de António Augusto de Carvalho, o grande vencedor da 1ª Volta a Portugal ao fim de 79h08m00s. Com ele terminaram 26 corredores a estreante prova velocipédica, subindo ao pódio em 2º Manuel Nunes Abreu (Leixões) a 9m31s e em 3º Quirino de Oliveira (Campo de Ourique) a 19m06s.

Como curiosidade, na etapa inaugural o pelotão concentrou-se na Praça Marquês de Pombal rumando ao Cais do Sodré, onde embarcaram ciclistas e bicicletas atravessando o rio Tejo para viver em Cacilhas a partida oficial. Esta 1ª edição repartiu 1958 km por 18 etapas, sendo o primeiro camisola amarela Quirino de Oliveira, vencedor da primeira jornada ao fim de 1h24m05s, tempo que levou a percorrer 40,4 km de Cacilhas a Setúbal. Triunfou ainda em mais sete etapas. Cinco foram conquistadas pelo grande vencedor da Volta e das restantes sorriram quatro a Francisco Santos Almeida (SL Benfica) e uma ao segundo da geral Manuel Nunes Abreu.

A 1ª Volta contou com inúmeros episódios bem distintos dos que se vivem hoje em dia, fruto do escasso conhecimento do país. O percurso, delineado com base numa carta topográfica de 1905, levou a enganos no trajecto e caminhos impraticáveis à passagem das bicicletas. Em duas das jornadas, a 3ª que ligou Sines a Odemira e a 7ª de Beja a Évora, os heróis das duas rodas depararam-se com o fim do asfalto, raríssimo numa época marcadamente rural, tendo de contar com trabalhadores agrícolas para desbravar caminho para a passagem da Volta. O pelotão seguiu o seu caminho, cativando adeptos a cada terra por onde passava. E assim é até aos dias de hoje.

Desde 1927, a Volta a Portugal enche o coração dos portugueses de emoção. Para quem a vive desde os pedais, os ciclistas, ela representa o objectivo máximo da temporada, nutrindo por ela uma reverência como se de uma soberana se tratasse, pois ela foi, é e sempre será a rainha do ciclismo português. Em 2015, a Avenida da Liberdade voltará a receber os heróis no final da 77ª Volta a Portugal para a consagração do grande vencedor.

Chegada de António Augusto de Carvalho
à Av. da Liberdade em 1927
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo relembrando e não deixando no esquecimento o que foi o arrancar da volta em bicicleta que é sem dúvida a maior em Portugal.Parabéns pelo trabalho.Magnífico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.