Avançar para o conteúdo principal

Countdown para a 77ª Volta a Portugal

Contagem decrescente para a 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. A rainha das provas nacionais chega a 29 de Julho, vivendo um prólogo e dez etapas até ao desfecho a 9 de Agosto. Um total de 1551,7 km serão pedalados entre a grande partida em Viseu e a apoteótica chegada a Lisboa. 

Os corredores das seis equipas profissionais lusitanas têm estado a preparar afincadamente o corpo e a mente para a mais importante prova da temporada, dividindo atenções entre alguns locais de Portugal e Espanha. Serra da Estrela, Castro Laboreiro, Bola del Mundo e Sierra Nevada são alguns dos pontos fortes desta preparação, tudo em busca da sublime forma para chegar à conquista da Volta a Portugal. 

Raúl Alarcón, Delio Fernández, Gustavo Veloso
e Samuel Caldeira na Bola del Mundo
Sandro Pinto na Serra da Estrela
César Fonte na Serra da Estrela
Rui Sousa na Serra da Estrela
Frederico Figueiredo e Nuno Bico na Sierra Nevada
Equipa LA Alumínios-Antarte em Castro Laboreiro
Os vencedores da Volta Alejandro Marque
e Gustavo Veloso na Bola del Mundo
João Benta com a equipa Rádio Popular-Boavista
em bom ambiente na Serra da Estrela
As continentais lusas Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Rádio Popular-Boavista, Team Tavira e W52-Quinta da Lixa apresentam-se com fortes líderes capazes de lutar pelos lugares cimeiros. Aos já vencedores Gustavo Veloso (W52), Alejandro Marque (EFP) e Ricardo Mestre (TAV) juntam-se Hernâni Brôco (LAA), Hugo Sabido (LRJ) e Rui Sousa (RPB), eternos perseguidores do sonho de desposar a rainha de Portugal.

Encontram como adversárias estrangeiras a esquadra profissional continental Caja Rural-Seguros RGA (Esp) e as continentais Verandas Willems (Bel), Team Kuota-Lotto (Ger), Cyclingteam Join’s-De Rijke (Ned), Team Stuttgart (Ger), Team Ecuador (Ecu), Lokosphinx (Rus), Parkotel Valkenburg Continental Team (Ned), Team ISD (Ukr), Team Idea 2010 ASD (Ita) e Astellas Cycling Team (USA).

Viseu recebe o prólogo inaugural no centro histórico, 6 km com partida e chegada na Avenida Europa. Segue-se a primeira etapa de 196,8 km com partida em Pinhel, que soma 35 anos de ausência na Volta, terminando em Bragança, igualmente de regresso após 15 anos, tendo a vitória no ano 2000 sorrido ao espanhol Jose Garrido (Benfica). A segunda etapa parte de Macedo de Cavaleiros rumo a Montalegre, 175,6 km a culminar na 1ª categoria da Serra do Larouco a 1525m de altitude. A terceira etapa liga Boticas a Fafe em 172,2 km, dia em que se espera um final ao sprint. Na quarta etapa o pelotão viaja 159,4 km entre Alvarenga e a famosa 1ª categoria da Sra. da Graça, seguindo-se na quinta etapa uma jornada de 169,4 km entre Braga e a 3ª categoria do Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, passando por Palmeira em homenagem ao vencedor da Volta de 1965 Peixoto Alves (SL Benfica). A sexta etapa parte de Ovar, volvidos 30 anos, terminando em Oliveira de Azeméis ao fim de 154,1 km, esperando-se nova luta entre sprinters.

Após o dia de descanso chega a mais aguardada etapa, a sétima de 171,3 km entre a estreante Condeixa e o Alto da Torre (1970m), sendo a subida da categoria especial em plena Serra da Estrela pedalada pela Covilhã e Penhas da Saúde. A oitava etapa reserva 180,2 km entre Guarda e Castelo Branco, com um final propício à alta velocidade. O penúltimo dia apagará qualquer dúvida entre os lugares cimeiros ao longo dos 34,2 km de contra-relógio individual da nona etapa. Leiria regressa após 3 anos com um esforço solitário entre a Praia do Pedrógão e o centro da cidade do rio Lis. Por duas vezes, o contra-relógio neste mesmo percurso foi imperioso para David Blanco vencer a sua quarta e quinta Volta, em 2010 e 2012. O desenlace da Volta a Portugal vive-se na décima etapa, jornada de consagração do herói da 77ª edição. Vila Franca de Xira regressa para a partida do pelotão rumo à capital Lisboeta, em 132,5 km e final num circuito de seis voltas. Na história, temos de recuar 39 anos até à última vez que o pelotão partiu da Lezíria, decorria o ano de 1976 e Marco Chagas (pela equipa Costa do Sol) foi o herói do contra-relógio de então. Apenas por três vezes Vila Franca recebeu a Volta, em todas num esforço individual de 35 km até Lisboa. Nos anos anteriores, 1969 e 1970, foi o carismático Joaquim Agostinho a agarrar o triunfo. Vila Franca está também comprometida com a rainha Volta a Portugal para receber em 2016 o contra-relógio que encerra a Volta e em 2017 a partida da primeira etapa.

A somar ao espectáculo dos profissionais, a Volta a Portugal de Juniores irá coincidir nos primeiros dias num total de 278,8 km. De 30 de Julho a 1 de Agosto, os jovens ciclistas lutam em três etapas. A primeira de 98,5 km entre Vila Nova de Foz Côa e Bragança, a segunda de 77,6 km entre Boticas e a Serra do Larouco em Montalegre, finalizando com a terceira etapa de 102,7 km Ribeira de Pena e Fafe.

Percurso da 77ª Volta a Volta a Portugal, 1551,7 km:
29/Jul Prólogo
6 km Viseu (1º corredor 14h30) / Viseu (último corredor 17h27)
30/Jul Et1
196,8 km Pinhel (12h10) / Bragança (17h20)
31/Jul Et2
175,6 km Macedo de Cavaleiros (12h30) / Serra do Larouco - Montalegre (17h17)
01/Ago Et3
172,2 km Boticas (12h55) / Fafe (17h18)
02/Ago Et4
159,4 km Alvarenga (12h45) / Sra. da Graça (17h20)
03/Ago Et5
169,4 km Braga (12h50) / Monte de Santa Luzia - Viana do Castelo (17h20)
04/Ago Et6
154,1 km Ovar (13h20) / Oliveira de Azeméis (17h20)
05/Ago Descanso
Oliveira de Azeméis
06/Ago Et7
171,3 km Condeixa (12h05) / Torre – Seia (17h17)
07/Ago Et8
180,2 km Guarda (12h45) / Castelo Branco (17h23)
08/Ago Et9
34,2 km CRI Pedrógão (14h) / Leiria (17h28)
09/Ago Et10
132,5 km Vila Franca de Xira (13h30) / Lisboa (17h09)
Prólogo
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
Etapa 5
Etapa 6
Etapa 7
Etapa 8
Etapa 9
Etapa 10







As desejadas camisolas da Volta a Portugal 2015, by Pacto
______
Cartaz e perfis: Volta a Portugal
Fotos ciclistas: Facebook oficial dos atletas
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho feito sempre com muitíssima qualidade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...