Avançar para o conteúdo principal

Amaro Antunes: “Deixei tudo na estrada por um bom resultado”

Amaro Antunes chegou em Junho à liderança do Ranking APCP ‘Ciclista do Ano’. A regularidade alcançada desde o início da temporada reflectiu a consistência da pedalada do corredor de 24 anos, mostrando a boa aposta da contratação pela LA Alumínios-Antarte.

O ano de 2015 revela um jovem ciclista mais maduro na estrada, que impõe o seu crescente valor a cada corrida. Até ao momento, obteve a vitória de uma etapa e o 2º lugar da geral na Volta ao Alto Tâmega, a vitória do contra-relógio individual e da geral no Grande Prémio Beira Baixa, o 2º lugar da geral no Grande Prémio Abimota e um destacável 13º lugar na Vuelta a Madrid.

Recentemente terminou em 4º o Campeonato Nacional de Fundo ganho pelo internacional Rui Costa (Lampre-Merida), ficando a 5 segundos do triunfo no duro percurso delineado em Braga. “De facto, foi um percurso duro e com bastante calor. Contudo, as boas sensações que já vinham dos treinos transpuseram-se para o Campeonato Nacional. Saio desta competição satisfeito com a minha prestação e, acima de tudo, com a consciência de que deixei tudo na estrada para conseguir um bom resultado.”

Esta temporada tem-se demonstrado bastante regular, sempre com resultados nos lugares cimeiros e contando já com três vitórias e outros tantos pódios. “Na verdade, estes resultados já eram procurados há bastante tempo, pois ano após ano tenho vindo a trabalhar cada vez mais duro e pormenorizadamente a fim de melhorar a minha performance. Acho que chegou a altura de começar a colher os frutos desse trabalho.”

A mudança para a LA Alumínios-Antarte mostrou-se, desta forma, uma escolha acertada para Amaro Antunes. Num grupo praticamente todo renovado, transitando apenas três corredores da época passada, esta tem sido uma construção e integração assertiva da equipa. “Para mim, a LA Alumínios-Antarte tem sido uma equipa bastante unida e coesa em que a palavra-chave é a união de grupo. Poderia falar especificamente de cada um dos meus colegas, mas na verdade os resultados e o empenho de todos fazem com que não consiga destacar nenhum. Todos são igualmente importantes. Falo não só por mim, mas também pelos meus colegas quando afirmo que fomos muito bem acolhidos por toda a equipa técnica e pelos atletas que já faziam parte deste grande grupo. A camaradagem entre todos é bem notória e isso reflecte-se nos resultados.”

Aproxima-se o grande momento da temporada, a Volta a Portugal. Para todas as equipas lusas esta é a prova singular do ano, onde todos querem estar bem. “Como todos nós sabemos, a Volta a Portugal é a competição mais importante do calendário português, por isso, acho que no geral todas as equipas olham para essa competição com importância redobrada. A minha equipa não foge à regra e, como é óbvio, tudo iremos fazer como até aqui para dignificar as cores da LA Alumínios-Antarte e levá-la o mais alto possível. A nível de favoritos, temos muita qualidade e um lote alargado de candidatos à vitória final. A meu ver, será dos anos em que todas as equipas apresentam um líder com aspirações, daí não querer destacar um especificamente. Qualquer um deles poderá vencer.”

Amaro Antunes (LAA) líder do Ranking APCP
(foto João Fonseca / UVP-FPC)
______
Realizado para APCP
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...