Avançar para o conteúdo principal

Nuno Ribeiro (W52): “Vamos dar tudo e se possível vencer”

A W52-Quinta da Lixa chega ao Grande Prémio Internacional Troféu Joaquim Agostinho com vontade de vencer. Dona das últimas duas edições com Eduard Prades (2013) e Delio Fernández (2014), a equipa de Sobrado tem vindo a realizar uma sólida temporada contando já com cinco vitórias, três em etapa e a geral da Volta à Bairrada e mais recentemente do Grande Prémio Jornal de Notícias, somando ainda dez camisolas secundárias.

Nuno Ribeiro, director desportivo da
W52-Quinta da Lixa (
© Helena Dias)

O director desportivo Nuno Ribeiro mostra-se confiante à partida para o prólogo do Troféu: “Vamos dar tudo na corrida e se possível vencer a classificação geral. Nos últimos dois anos, a equipa conseguiu vencer o Troféu Joaquim Agostinho e é uma das apostas para esta época”.

Vinda de um ano conturbado, que terminou em glória com a vitória da Volta a Portugal por Gustavo Veloso, a W52-Quinta da Lixa não esmorece na estrada continuando a pedalar forte pelos objectivos. “O ano passado vivemos uma época bastante difícil, passámos pelas dificuldades que toda a gente sabe. Naquele momento, nós ciclistas juntámo-nos e olhámos ao nosso objectivo, que era tentar vencer a Volta a Portugal. No meio de todo o mal, se conseguíssemos ganhar, teoricamente a equipa podia continuar. Vencemos a Volta e, graças aos nossos patrocinadores e às pessoas que ajudaram a que isso fosse possível, neste momento conseguimos manter os ciclistas mais importantes, o grupo que consegue ser forte e unido. Tentámos também meter alguns jovens com qualidade”, afirma Nuno Ribeiro.

Um desses jovens é o campeão nacional de fundo sub-23 em 2014 Joaquim Silva. Para o director desportivo, “Portugal tem uma boa geração, ciclistas com qualidade e a nossa equipa tem o Joaquim Silva. Um jovem com qualidade, que estamos a tentar enquadrar na equipa, dando-lhe meios para ele ir aprendendo e ganhando alguma experiência para no futuro discutir a Volta a Portugal”.

A temporada avança e a Volta a Portugal aproxima-se a pedaladas largas. Segundo Nuno Ribeiro, “A equipa está bem. Até à Volta vamos ver como estão os atletas e trabalhar alguns pormenores que faltam”.

Também Nuno Ribeiro venceu a Volta, em 2003 pela LA Pecol, estando agora no comando da equipa que quer revalidar o título ganho o ano passado. “É diferente, quando era ciclista só pensava em treinar, andar de bicicleta e conseguir os meus objectivos dentro da equipa. Neste momento, estou a tentar coordenar um conjunto de homens e atletas, a equipa em si, para chegarmos ao final do ano e com os objectivos atingidos. Um deles a Volta”.


Fotos by Helena Dias, prólogo do Troféu Joaquim Agostinho:























______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia) 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.