Avançar para o conteúdo principal

Troféu Agostinho: João Benta e Delio Fernández imperam em Montejunto

O alto de Montejunto tem novo rei e o Troféu Joaquim Agostinho nova liderança. O português João Benta (Louletano-Ray Just Energy) conquistou a linha da vitória e o galego Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) seguiu-lhe as pedaladas na meta, subindo à liderança do Troféu que já foi seu em 2014.

O doce sabor da vitória de João Benta, Delio Fernández e
Daniel Freitas (
© Helena Dias)

A primeira etapa desenrolou-se ao longo de 155,5 km iniciados em S. Mamede da Ventosa. Uma jornada aparentemente tranquila até 5,9 km do seu desfecho, momento do assalto a Montejunto, uma 1ª categoria a 7,4% de pendente média. Em toda a sua extensão, o vento fustigou os mais bravos heróis levando ao extremo as forças que restavam no corpo.

Do cimo vislumbravam-se pequenos grupos em que o pelotão se fraccionara, fruto da derradeira escalada em busca da vitória. Na frente, a dupla lusa João Benta (Louletano-Ray Just Energy) e Ricardo Mestre (Team Tavira) digladiou-se pelos metros finais com a dupla espanhola Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista). Uma luta homem vs homem e ciclista vs montanha.

A separá-los da linha de todas as decisões restavam 100 metros. João Benta teve a pedalada mais forte e agarrou a desejada vitória, a segunda da temporada, somando ainda duas camisolas, a cinza dos pontos e a azul da montanha. A vitória escapou por 1s a Delio Fernández, que saboreou com um sorriso a subida à liderança da camisola amarela, vestindo também a roxa do combinado. Seguiu-se em terceiro na meta Alberto Gallego a 3s e Ricardo Mestre fechou o grupo em quarto lugar a 5s.

À imagem do vencedor, a sua equipa Louletano-Ray Just Energy foi a mais forte na jornada, sendo a LA Alumínios-Antarte a imperar na geral. Daniel Freitas (Anicolor) vestiu a camisola branca das metas volantes e na juventude o francês Romain Guyot (Vendée U Pays de la Loire) subiu à liderança da camisola laranja, seguido do checo Michal Schlegel (AWT GreenWay) e do luso Rui Carvalho (Anicolor).

Amanhã, a segunda etapa parte do Ameal, no Parque Industrial Joper, rumo ao circuito de Torres Vedras num total de 143 km.


Álbum completo da 1ª etapa, aqui!


A dura escalada de Montejunto (© Helena Dias)
João Benta, Ricardo Mestre, Delio Fernández e Alberto Gallego
na luta pela vitória da etapa 
(© Helena Dias)
Os quatro heróis lutam pela conquista de Montejunto
(
© Helena Dias)
João Benta mais forte na pedalada a 100m da meta
(© Helena Dias)

Daniel Freitas líder das metas volantes (© Helena Dias)
João Benta vencedor da 1ª etapa e líder dos pontos
e da montanha 
(© Helena Dias)
Delio Fernández líder da geral individual e
do combinado 
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
Resultados
1º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy 3:55:47
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +1”
3º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +3”
4º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +5”
5º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +12”
6º Carlos Oyarzún (Chi) Keith Mobel-Partisan +18”
7º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +18”
8º Igor Merino (Esp) Burgos BH +24”
9º Micael Isidoro (Por) Louletano-Ray Just Energy +24”
10º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte +24”

CG
1º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa 4:06:33
2º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +3”
3º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +6”
4º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +11”
5º Carlos Oyarzun (Chi) Keith Mobel-Partisan +20”
6º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +27”
8º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +33”
9º Igor Merino (Esp) Burgos BH +35”
10º Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +37”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.