Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: prólogo de sentimentos mistos

Experiencio um misto de sentimentos neste início de Volta a Portugal. Por um lado, a alegria de ver mais uma Volta na estrada. Por outro, a tristeza ao ler as palavras de alguns ciclistas a despedirem-se da prova rainha e consequentemente da carreira de ciclista profissional.

Tal como o contra-relógio individual disputado no prólogo em Viseu, também a carreira de um corredor profissional é vivida a toda a velocidade numa luta incessante por chegar com êxito às metas traçadas. Célio Sousa e Vergílio Santos, da Rádio Popular-Boavista, soltaram hoje esse adeus nas redes sociais. Respectivamente com 38 e 39 anos, pedalaram longas carreiras no pelotão nacional. Provavelmente, não serão os únicos a dizer adeus no final da temporada, como certamente este adeus não ficará restrito aos mais veteranos.

O tempo passa. Umas carreiras terminam e outras nem chegam a começar por falta de oportunidades. Os mais novos parecem escalar uma montanha, que se mostra impossível de coroar para chegar a profissional. Os mais experientes parecem viver um sprint a alta velocidade, vendo passar a voar os anos de entrega a este duro desporto.

Neste dia inaugural da Volta, às notícias da despedida de alguns ciclistas somou-se a bem-vinda de uma nova prova no calendário lusitano. No fecho da temporada estreia o Grande Prémio do Dão com duas etapas a 12 e 13 de Setembro. Viseu, palco do prólogo da Volta, voltará a ser protagonista nesta prova que une o ciclismo à promoção da região vinhateira.

Esta tarde em Viseu, os 6 km de esforço individual foram de ouro para o belga Gaetan Bille (Verandas Willems Cycling Team), que pulverizou o asfalto a 48,869 km/h num tempo de 7m22s, vestindo a primeira camisola amarela. Para o corredor de 27 anos a vitória não foi surpresa. Como afirmou à RTP, veio para ganhar neste dia com a confiança de ter feito recentemente 3º no prólogo do Baloise Belgium Tour, competição onde terminou em 3º da geral, somando também a vitória da etapa inaugural da Flèche du Sud. A equipa belga alcançou ainda o 3º melhor tempo com Dimitri Claeys, gastando mais 9s.

O vencedor da Volta de 2014, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), não venceu por muito pouco. Por 3s o esforço reflectido no rosto do ciclista galego ao final do prólogo não chegou para vestir a amarela. Mas chegou para atingir o segundo objectivo do dia, alcançar o melhor tempo entre os favoritos à geral. Um deles, o luso Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), que inicia esta edição em 10º da geral a 20s da amarela. Entre outros nomes, Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) foi 19º (+16s), Ricardo Mestre (Team Tavira) 29º (+51s), Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) 48º (+34s), Alejandro Marque (Efapel) 50º (+34s). Diferenças que poderemos ver encurtar na montanha se estiverem mais fortes nesse terreno, não esquecendo que esta Volta reserva mais um contra-relógio na penúltima etapa de extrema relevância para a conquista da Volta.

Hoje, os primeiros lugares contaram ainda com dois desempenhos lusos de destaque, José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) em 5º (+16s) e 7º (+18s). Um dos nossos melhores contra-relogistas da actualidade, o jovem Rafael Reis (Team Tavira), não pôde mostrar o valor em todo o seu esplendor devido à quebra de um parafuso no guiador, que o levou a perder tempo com a consequente troca de bicicleta e terminando a 57s.

José Gonçalves, Nuno Bico, Gaetan Bille e Luca Capelli
(foto Volta a Portugal)
Resultados Prólogo e C.Geral
1º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team 0:07:22
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +3”
3º Dimitri Claeys (Bel) Verandas Willems Cycling Team +9”
4º Dion Beukboom (Ned) Parkhotel Valkenburg +13”
5º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +16”
6º Coen Vermeltfoort (Ned) Cyclingteam Join’s – De Rijke +17”
7º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +18”
8º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +18”
9º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +19”
10º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +20”

Camisolas
Geral: Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team
Juventude: Luca Capelli (Ita) Team Idea 2010 ASD
Equipas: Verandas Willems Cycling Team
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Ao ler esta crónica como todas as que venho lendo neste blogue tenho de sublinhar.a forma responsável como são escritas mas sublinho sobretudo o verdadeiro sentimento como são escritas onde transparece o gosto e entusiasmo pelo ciclismo.Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Thanks Helena!
    Jose Filipe Teixeira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro