Avançar para o conteúdo principal

Vitória lusa de Rui Carvalho na Volta a Portugal do Futuro

Rui Carvalho (Anicolor) alcançou a primeira vitória lusa da 23ª Volta a Portugal do Futuro. Medalha de bronze nos Nacionais de fundo sub-23, o corredor de 20 anos derrubou cada quilómetro da ascensão de S. Macário, triunfando isolado na meta da etapa rainha. A camisola amarela mudou de dono, ficando nas mãos do espanhol Julen Amezqueta (Café Baqué).

Vitória de Rui Carvalho no alto de S. Macário
(© Volta a Portugal)
A terceira etapa levou o pelotão a percorrer 116,5 km entre Viseu e S. Pedro do Sul, um percurso com uma dureza extrema a esperar os ciclistas no final do dia, 8,9 km de subida da 1ª categoria de S. Macário. Aos primeiros quilómetros da jornada surgiram as primeiras fugas, vingando o grupo de oito corredores constituído por Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM), Luís Almeida (CC José Maria Nicolau), Vítor Fernandes (Sicasal-Constantinos-Udo), Xabier Lasa (Euskadi-EDP), Artem Samolenkov (Lokosphinx), Txomin Juaristi (Café Baqué), Iker Azkarate (Caja Rural-Seguros RGA) e o vencedor da primeira etapa Illya Klepikov (ISD Continental Team). A este grupo juntou-se mais tarde o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves e o companheiro de equipa Renato Macedo (Anicolor).

No pelotão, a Liberty Seguros-Carglass assumiu o comando desde cedo, controlando a vantagem da fuga e tentando salvaguardar a amarela de César Martingil, que no entanto iria perder no final. Com uma distância sempre abaixo dos 2m, a aventura foi perdendo força e elementos à medida que a jornada se aproximou da decisiva escalada de S. Macário.

Em plena ascensão, a aventura na frente de corrida desfez-se e Rui Carvalho (Anicolor) mostrou-se o mais forte quilómetro atrás quilómetro da subida de S. Macário. Chegou isolado à meta triunfando com uma vantagem de 59s sobre Renato Macedo, companheiro de equipa e único elemento restante da fuga, e a 1m02s do espanhol Oscar González (Euskadi-EDP).

César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) cruzou a linha em 13º lugar, a 2m28s do vencedor, descendo para 5º da geral e 2º na juventude. Ao finalizar o dia em 4º na meta, Julen Amezqueta (Café Baqué) assumiu a liderança da amarela, mantendo o comando dos pontos. Montanha e juventude ficaram nas mãos de Anatoliy Budyak (ISD Continental Team). A espanhola Café Baqué, equipa sensação desta Volta, continuou no comando colectivo e a Anicolor subiu ao 2º lugar.

A quarta e última etapa reserva para amanhã 120,9 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis.

Em simultâneo com a prova sub-23, hoje viveu-se a segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes, 58,5 km a ligar Viseu a S. Pedro do Sul. A vitória sorriu novamente a João Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), jovem corredor de 16 anos primo do campeão Rui Costa (Lampre-Merida). A 4s cruzou a linha Bruno Machado (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e a 6s Afonso Silva (CC Tavira). João Costa consolidou assim a liderança da camisola amarela, estando na geral a 14s de Daniel Sebastian (Gandia/Renault Ginestar) e a 25s de Afonso Silva. 

Liberty Seguros-Carglass no comando do pelotão
da Volta a Portugal do Futuro (© Volta a Portugal)
Festa do pódio, 3ª etapa Volta a Portugal do Futuro:
Rui Carvalho, Anatoliy Budyak e Julen Amezqueta (© Volta a Portugal)
João Costa alcança segunda vitória consecutiva na
Volta a Portugal de Cadetes (© João Fonseca / FPC)

Resultados
1º Rui Carvalho (Por) Anicolor 3:18:41
2º Renato Macedo (Por) Anicolor +59”
3º Oscar González (Esp) Euskadi-EDP +1:02”
4º Julen Amezqueta (Esp) Café Baqué +1:02”
5º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team +1:09”
6º Jorge Gomez (Col) Caja Rural-Seguros RGA +1:13”
7º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +1:20”
8º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:21”
9º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:35”
10º Evgeny Zateshilov (Rus) Lokosphinx +1:48”

CG
1º Julen Amezqueta (Esp) Café Baqué 10:34:06
2º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team +6”
3º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +17”
4º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:15”
5º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:24”
6º Jonathan Lastra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:50”
7º Rubén Sánchez (Esp) Café Baqué +2:26”
8º Oscar González (Esp) Euskadi-EDP +2:41”
9º Alex Aranburu (Esp) Café Baqué +2:43”
10º Vadim Zhuravlev (Rus) Lokosphinx +2:47”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro