Em tempos
idos, mas não esquecidos, saiu para a estrada a 1ª Volta a Portugal em
Bicicleta. Corria o ano de 1927 e no mês de Abril, a 26, um total de 42
corredores formou o primeiro pelotão daquela que viria a tornar-se a prova
rainha do calendário nacional. Na altura eram 24 os favoritos à sua conquista,
bem diferente do selecto lote de candidatos à vitória na actualidade. António
Augusto de Carvalho (Carcavelos) foi o primeiro a assinar o nome no palmarés da
Volta.
Para a
história ficou o grande destaque dado ao ciclismo com honras de primeira página
no jornal de maior tiragem a nível nacional, o Diário de Notícias. À semelhança do que faz hoje o jornal francês L'Équipe trazendo para a primeira página o Tour de France, nesse dia em Portugal o
rosto dos 24 favoritos imperou com toda a grandeza na imprensa escrita, tal como
foi grandiosa a recepção ao pelotão para a grande partida na Praça Marquês de
Pombal. A capital lisboeta parecia pequena para o mar de gente que quis ver de
perto os heróis das bicicletas, repetindo-se a mesma imagem impactante ao final
das 18 etapas com a derradeira chegada na Avenida da Liberdade. Logo aqui
começou a ser desenhado o título de rainha do ciclismo lusitano ao juntar entre
o Campo Grande e a Avenida da Liberdade aproximadamente 50.000 pessoas na festa
de consagração de António Augusto de Carvalho, o grande vencedor da 1ª Volta a
Portugal ao fim de 79h08m00s. Com ele terminaram
26 corredores a estreante prova velocipédica, subindo ao pódio em 2º Manuel
Nunes Abreu (Leixões) a 9m31s e em 3º Quirino de Oliveira (Campo de Ourique) a 19m06s.
Como
curiosidade, na etapa inaugural o pelotão concentrou-se na Praça Marquês de Pombal rumando ao Cais
do Sodré, onde embarcaram ciclistas e bicicletas atravessando o rio Tejo para viver em Cacilhas a partida
oficial. Esta 1ª edição repartiu 1958 km por 18 etapas,
sendo o primeiro camisola amarela Quirino de Oliveira, vencedor
da primeira jornada ao fim de 1h24m05s, tempo que levou a percorrer 40,4 km de
Cacilhas a Setúbal. Triunfou ainda em mais sete etapas. Cinco foram conquistadas pelo grande vencedor da Volta e das restantes sorriram quatro a Francisco Santos Almeida (SL Benfica) e uma ao segundo da geral Manuel Nunes Abreu.
A 1ª Volta
contou com inúmeros episódios bem distintos dos que se vivem hoje em dia, fruto
do escasso conhecimento do país. O percurso, delineado com base numa carta topográfica de 1905, levou a enganos no
trajecto e caminhos impraticáveis à passagem das bicicletas. Em duas das
jornadas, a 3ª que ligou Sines a Odemira e a 7ª de Beja a Évora, os heróis das
duas rodas depararam-se com o fim do asfalto, raríssimo numa época marcadamente
rural, tendo de contar com trabalhadores agrícolas para desbravar caminho para
a passagem da Volta. O pelotão seguiu o seu caminho, cativando adeptos a cada terra por onde passava. E assim é até aos dias de hoje.
Desde 1927, a
Volta a Portugal enche o coração dos portugueses de emoção. Para quem a vive
desde os pedais, os ciclistas, ela representa o objectivo máximo da temporada,
nutrindo por ela uma reverência como se de uma soberana se tratasse, pois ela
foi, é e sempre será a rainha do ciclismo português. Em 2015, a Avenida da Liberdade
voltará a receber os heróis no final da 77ª Volta a Portugal para a consagração do grande vencedor.
Chegada de António Augusto de Carvalho à Av. da Liberdade em 1927 |
______
(escrito em português de acordo com a
antiga ortografia)
Parabéns pelo artigo relembrando e não deixando no esquecimento o que foi o arrancar da volta em bicicleta que é sem dúvida a maior em Portugal.Parabéns pelo trabalho.Magnífico.
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