Avançar para o conteúdo principal

Troféu Agostinho: Shilov bisa, Delio Fernández segura amarela

Sergey Shilov (Lokosphinx) alcançou nova vitória de etapa no Troféu Joaquim Agostinho e Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) segurou com garra a liderança da camisola amarela.

Bonita homenagem a Joaquim Agostinho
pelos líderes das camisolas (© Helena Dias)
Este sábado, o pelotão partiu do Ameal rumo ao centro de Torres Vedras para viver o tradicional circuito com passagem na estátua do carismático Joaquim Agostinho. No total pedalaram 143 km de sobe e desce constante, com dupla passagem pontuável pelo alto de 3ª categoria da Serra da Vila e na 3ª categoria de Varatojo. Pelo meio fizeram frente a quatro passagens pela meta até ao quinto e último cruzar final pela vitória.

A jornada teve na frente uma fuga onde o galego Alejandro Marque (Efapel), vencedor da Volta a Portugal 2013, foi o mais persistente na aventura, sendo somente alcançado pelo pelotão após a última passagem pontuável por Serra da Vila e a menos de 20 km para o desenlace. Na frente do pelotão esteve maioritariamente no comando a W52-Quinta da Lixa, num inquestionável trabalho em defesa da amarela de Delio Fernández.

Dentro dos 1000m finais um grupo ainda se destacou na frente, mas a vitória acabou por ser disputada ao sprint com o vencedor do prólogo Sergey Shilov (Lokosphinx) a imperar na linha de meta, desta feita sobre o francês Romain Guyot (Vendée U Pays de la Loire) e o espanhol Egoitz García (Murias Taldea).

Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) foi quarto no sprint, com o mesmo tempo do vencedor, conservando a amarela com 1s de vantagem sobre Shilov e a 3s de João Benta (Louletano-Ray Just Energy), que manteve a camisola dos pontos e da montanha.

Alejandro Marque (Efapel) assumiu a liderança da camisola roxa do combinado e a Rádio Popular-Boavista a liderança por equipas. Daniel Freitas (Anicolor) manteve-se no comando da camisola branca das metas volantes e Roman Guyot (Vendée U Pays de la Loire) da camisola laranja da juventude, seguido nesta classificação por Michal Schlegel (AWT GreenWay) e o luso Ricardo Vale (Rádio Popular-Boavista).

Amanhã, vive-se a derradeira terceira etapa com chegada ao alto da Carvoeira, 172,4 km a partir de S. Martinho do Porto.

Álbum completo da 2ª etapa, aqui!
 
Alejandro Marque, o herói da fuga (© Helena Dias)
W52-Quinta da Lixa num grande trabalho de defesa da
amarela de Delio Fernández (© Helena Dias)
A vitória ao sprint de Sergey Shilov (© Helena Dias)
Sergey Shilov, vencedor da 2ª etapa (© Helena Dias)
Roman Guyot líder da juventude (© Helena Dias)
Daniel Freitas líder das metas volantes (© Helena Dias)
João Benta líder da montanha e dos pontos (© Helena Dias)
Alejandro Marque líder do combinado (© Helena Dias)
A festa do pódio da penúltima etapa (© Helena Dias)

Delio Fernández defende a liderança
(© Helena Dias)
Resultados
1º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx 3:38:29
2º Romain Guyot (Fra) Vendée U Pays de la Loire mt
3º Egoitz García (Esp) Murias Taldea mt
4º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa mt
5º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy mt
6º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira mt
7º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista mt
8º Carlos Oyarzún (Chi) Keith Mobel-Partisan mt
9º Micael Isidoro (Por) Louletano-Ray Just Energy mt
10º David de la Fuente (Esp) Efapel mt

CG
1º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa 7:45:02
2º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +1”
3º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +3”
4º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +6”
5º Carlos Oyarzún (Chi) Keith Mobel-Partisan +20”
6º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +27”
8º Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +37”
9º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +38”
10º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +42”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.