Avançar para o conteúdo principal

Et2 Volta a Portugal: Larouco enaltece talento luso-galego

9,3 km a 5,6% de pendente média. Estes são os números da 1ª categoria onde a meta esperava os heróis ao final da segunda etapa da Volta a Portugal. A Serra do Larouco representou a primeira chegada em alto da 77ª edição, o primeiro real esgrimir de forças entre os favoritos à geral. Galegos e lusos mostraram garra, força, talento e disciplina na abordagem aos quilómetros decisivos. Mostraram o valor do ciclismo que se pedala em Portugal.

Equipas mostraram o valor do ciclismo português
(foto Volta a Portugal)

Antes de chegar à fase decisiva da jornada de 175,6 km entre Macedo de Cavaleiros e Montalegre, a garra lusitana esteve presente na fuga novamente com um quinteto onde Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) mereceu redobrado destaque ao defender com retumbante êxito a liderança da montanha. De perfil internacionalmente discreto, o corredor de 27 anos é dono de uma inegável qualidade, destacando-se este ano em 3º no Grande Prémio Jornal de Notícias, 9º no Troféu Joaquim Agostinho e 10º no Troféu Oliveira de Azeméis [2ª prova da Taça de Portugal]. Tem à sua espera um trabalho árduo nos próximos dias na defesa desta liderança, um desafio a que Bruno Silva corresponderá com o máximo da sua força como nos habituou nas demais provas do calendário nacional.

Do quinteto em fuga fizeram também parte Coen Vermeltfoort (Cyclingteam Join’s – De Rijke), Georg Loex (Team Stuttgart), Stef van Zummeren (Verandas Willems Cycling Team) e o jovem espanhol Fernando Grijalba (Caja Rural-Seguros RGA), último a ser alcançado pelo pelotão a 15 km da meta e vencedor da combatividade.

Regressamos ao pelotão, onde duas equipas lusitanas lutaram com brio pelo fim da fuga com vista à vitória da etapa. Maioritariamente no comando, a W52-Quinta da Lixa voltou a mostrar uma solidez exemplar enquanto grupo. Um bloco tão harmonioso, que é fácil perceber o papel de cada elemento, o momento exacto de trabalho de cada corredor. António Carvalho, Samuel Caldeira, Hélder Oliveira, Luís Fernandes, Joaquim Silva, Rui Vinhas e Raúl Alarcón impõem a pedalada para mais tarde Delio Fernández e Gustavo Veloso fazerem a diferença na meta. Porquê nomear cada um deles? Porque a vitória de um líder depende em muito da lealdade e qualidade dos seus companheiros. No ciclismo não se vence sozinho e esta esquadra tem revelado notório valor, como notória é a sabedoria de Gustavo Veloso na liderança deste grupo, que comanda a Volta no colectivo, no combinado e na geral individual.

Delio Fernández, vencedor neste dia, reflectiu-o nas palavras à RTP: “Estou muito contente por mim, pela equipa, pelo trabalho dos colegas. Estou muito agradecido a eles.” Os objectivos eram claros: “Não perder tempo na classificação geral e estar sempre atento ao Gustavo, que é o nosso líder. Na parte final tínhamos uma estratégia, repartíamos o trabalho e a 1 km da meta poder tentar a vitória.” Mas um talento luso surpreendeu o talento galego. José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) foi no seu encalço, batendo-se pela vitória até à linha de todas as decisões. “A verdade é que surpreendeu-me ficar na minha roda. Ataquei muito forte, guardei um pouco de forças para os últimos 200m, que sabia que podia endurecer”, concluiu Delio após o triunfo no alto do Larouco.

Na meta brilhou Delio Fernández primeiro, José Gonçalves segundo e o vencedor da Volta de 2014 em terceiro. Gustavo Veloso chegava assim à camisola amarela, exactamente no mesmo local onde no ano anterior tinha assumido a liderança da geral: “O ano passado vesti a camisola amarela aqui e vamos ver se conseguimos ir com ela até Lisboa. Agora há que ir etapa a etapa, ver como respondem as forças.” Valorizou ainda quem tem a seu lado nesta batalha pela rainha lusitana: “A sorte também está em que o segundo classificado é o Delio e sei que vou ter bem guardadas as costas durante toda a Volta.”

Contudo, outra equipa teve um papel crucial a 29 km do final da jornada. Nesse momento, o pelotão viu surgir novas cores no comando, cores essas que foram determinantes no fim da fuga. A Efapel reduziu no espaço de 3 km a vantagem de 3m07s para 1m11s, até alcançar definitivamente todos os aventureiros do dia. Américo Silva, director desportivo da equipa de Ovar, tinha delineado o objectivo de vencer a etapa com Jóni Brandão, meta que fugiu por 6s no alto do Larouco ao finalizar em 4º.

Esta primeira batalha na montanha mexeu com a geral, vendo Gaetan Bille (Verandas Willems Cycling Team) despedir-se da amarela de forma muito nobre e honrando a camisola da Volta. O belga lutou até ao máximo das suas forças por se manter no grupo de favoritos, apenas perdendo contacto nos derradeiros 2000m. Entre os favoritos, a luta está ainda mais acesa com Gustavo Veloso na liderança, seguido em 7º por Ricardo Mestre (Team Tavira) a 13s, 8º Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) a 34s, 10º Alejandro Marque (Efapel) a 37s, 14º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) a 54s e 29º Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy) já a 1m55s.

Há que somar ainda alguns nomes ao lote de favoritos à geral. As equipas lusitanas raramente aparecem na Volta a Portugal apenas com um líder. Nesta edição, a LA Alumínios-Antarte confirmou a liderança de Hernâni Brôco e Sérgio Sousa, contando ainda com o jovem talento Amaro Antunes em grande forma e actual líder do Ranking APCP Ciclista do Ano. À segunda etapa, a equipa mantém os três rostos no Top 10. Também a Efapel é dona de uma dupla liderança, juntando ao vencedor da Volta de 2013 Alejandro Marque o campeão nacional de 2013 Jóni Brandão, ambos igualmente bem colocados no Top 10. Destacam-se ainda os nomes de José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), 3º e 4º na geral, dois lusos que têm mostrado os trunfos que detêm para terem dado o salto internacional.
 
Delio Fernández mais forte do que José Gonçalves
no alto do Larouco (foto Volta a Portugal)
Delio Fernández, Fernando Grijalba, Bruno Silva,
Luca Capelli, Gustavo Veloso e José Gonçalves
(foto Volta a Portugal)
Resultados Et2
1º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa 5:00:10
2º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +1”
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +6”
4º Jóni Brandão (Por) Efapel +6”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +8”
6º Alejandro Marque (Esp) Efapel +8”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +13”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +14”
9º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +14”
10º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +15”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 10:17:41
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +3”
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +6”
4º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +28”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +31”
6º Jóni Brandão (Por) Efapel +31”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +32”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +34”
9º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +35”
10º Alejandro Marque (Esp) Efapel +37”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Luca Capelli (Ita) Team Idea 2010 ASD
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA
Combinado: Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.