Avançar para o conteúdo principal

O que a pista contribui para a carreira de Vicente de Mateos e Oscar Pelegrí

O pelotão nacional conta com a presença de dois corredores espanhóis, que têm demonstrado uma forte progressão na estrada: Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) e Oscar Pelegrí (Feirense). Os dois nutrem um forte interesse pela vertente de pista, sendo por diversas ocasiões convocados a participar em eventos internacionais pela Selecção de Espanha. Com a valiosa colaboração de Luis Román-Mendoza, especializado em ciclismo de pista, fomos tentar descobrir qual a importância da vertente de pista na carreira de De Mateos e Pelegrí.

Vicente García de Mateos e Oscar Pelegrí [© Helena Dias]


Por: Luis Román-Mendoza
 
Quando muitos adeptos espanhóis assistiram pela televisão aos últimos quilómetros do Campeonato Espanhol de Estrada, no passado mês de Agosto, em Baeza (Jaén), mostraram-se surpreendidos pelo protagonismo e ambição de Vicente García de Mateos, um atacante decisivo na parte final e medalha de bronze no pódio final da prova, atrás dos Astana Luis León Sánchez e Gorka Izaguirre.
 
Sem dúvida que foi por não terem acompanhado a trajectória do natural de Manzanares (Ciudad Real), corredor do Louletano desde 2014, vencedor de seis etapas na Volta a Portugal, de 2015 a 2018, e duas vezes no pódio da Grandíssima, em 2017 e 2018. No entanto, fico com o desempenho notável que teve no Challenge de Mallorca 2017, no Troféu Serra da Tramuntana, porque pude acompanhá-lo de muito perto, no qual terminou em terceiro, com um desempenho de altíssimo nível.
 
Participou naquela prova com as cores da selecção espanhola de pista, como preparação para os compromissos no velódromo. García de Mateos tem sido habitual na selecção hispânica, especialmente entre 2016 e 2018, como integrante do quarteto ou intervindo em perseguição individual, nos Mundiais de Londres 2016, Hong Kong 2017 e Apeldoorn 2018. A fim do trabalho com a equipa de perseguição levou à sua saída dos planos da selecção, “embora agora pareça que se vai formar o quarteto e ficaria entusiasmado por voltar a fazer parte dele, se o merecer por resultados e se o seleccionador pensar que pode ser bom, para contribuir com tudo o que puder”. Aos 32 anos, ainda tem tempo pela frente.
 
As suas qualidades de rolador estiveram presentes ao longo da sua carreira, tanto em estrada como em pista, embora nos velódromos só tenha conseguido acrescentar dois bronzes em perseguição, em 2015 e 2016, perante o domínio dos insuperáveis Albert Torres e Sebastián Mora. García de Mateos destaca que “estar na selecção é uma experiência da qual se aproveita muito, não só pelo que significa representar o próprio país no mundo, como também pelo que isso traz para a carreira. O que mais notei foi a maior ponta de velocidade que, no meu caso, me deu muitas vitórias em etapas nas Voltas, mesmo que esteja a disputar a geral. E nota-se quando se deixa de o fazer, como por exemplo este ano, que notei que a falta dessa ponta de velocidade”.
 
Boa ponta de velocidade tem também Oscar Pelegrí, ciclista de 26 anos de Betxi (Castellón), que completa já três temporadas em Portugal, as duas últimas no Feirense. Em Espanha, conseguiu ser campeão nacional sub-23 (2016), após conquistar o bronze um ano antes.
 
Também foi um corredor que entrou nos planos da selecção, embora sem tanta continuidade como García de Mateos, talvez porque, nas provas em que podia ter mais protagonismo, Torres e Mora bloqueavam-lhe o caminho. Ainda assim, soube aproveitar algumas oportunidades, como por exemplo os Jogos Europeus de Minsk, onde conquistou um valiosíssimo quarto lugar na corrida por pontos. No seu caso, volta a estar nos planos do seleccionador espanhol, Raúl Mena, para os Campeonatos da Europa em Plovdiv (Bulgária), de 11 a 15 de Novembro.
 
“Fiz pista em todas as categorias [destacamos o título em madison com Mora, em 2018] e quando pude estar com a selecção, estive presente. E continuarei a fazê-lo sempre que possa compatibilizá-lo, embora quem me pague seja uma equipa de estrada”, diz Oscar, que destaca que “para além das qualidades que se aprendem em pista como eficácia na pedalada, posicionamento ou técnica, gostaria de destacar esse sofrimento que só se tem na pista, pela sua alta intensidade, e que mais tarde é uma mais-valia em estrada, onde é difícil ter por tanto tempo. Penso que essa circunstância, junto com a visão de corrida, é o mais positivo”. E no seu caso, com apenas 26 anos, tem uma vasta carreira na qual pode dar o melhor.
 
 
---------  versión castellano ---------

Lo que la pista aporta a la carrera de Vicente de Mateos y Oscar Pelegrí
 
El pelotón portugués cuenta con dos corredores españoles, que han mostrado una fuerte progresión en la carretera: Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) y Oscar Pelegrí (Feirense). Los dos tienen un gran interés por la vertiente de pista, siendo convocados en varias ocasiones para participar en eventos internacionales con la Selección de España. A través de la valiosa colaboración de Luis Román-Mendoza, especializado en ciclismo de pista, hemos tentado descubrir la importancia de la pista en la carrera de De Mateos y Pelegrí.
 
Por: Luis Román-Mendoza
 
Cuando muchos aficionados españoles veían por televisión los últimos kilómetros del Campeonato de España de carretera el pasado mes de agosto en Baeza (Jaén), se mostraban sorprendidos por el protagonismo y la ambición del manchego Vicente García de Mateos, atacante decisivo en la parte final y medalla de bronce en el podio final del evento, tras los Astana Luis León Sánchez y Gorka Izaguirre.
 
Sin duda era porque no han seguido la trayectoria del de Manzanares (Ciudad Real), corredor del Louletano desde 2014, ganador de seis etapas en la Vuelta a Portugal desde 2015 hasta 2018 y dos veces podio en la Grandíssima -2017 y 2018-. No obstante, me quedo con la notable actuación que tuvo en la Challenge de Mallorca 2017 en el Trofeo Serra da Tramuntana -porque pude seguirle muy de cerca- en el que acababa tercero rindiendo a un altísimo nivel.
 
En aquel evento participaba con los colores de la selección española de pista, como preparación para las citas en el velódromo. Y es que García de Mateos ha sido un habitual del combinado hispano, sobre todo entre 2016 a 2018, como integrante de la cuarteta o interviniendo en la persecución individual, en los Mundiales de Londres 2016, Hong Kong 2017 y Apeldoorn 2018. El cese del trabajo con el equipo de persecución propició la salida del manchego de los planes de la selección, “aunque ahora parece que se va a sacar cuarteta, y me haría ilusión volver a formar parte, si por resultados me lo merezco y si el seleccionador piensa que puede ser para bien, para aportar todo lo que pueda”. A sus 32 años, tiene aún tiempo por delante.
 
Sus cualidades de rodador han estado presentes en toda su trayectoria tanto en carretera como en pista -aunque en los velódromos sólo ha podido sumar dos bronces en persecución, en 2015 y 2016, ante el dominio de los insuperables Albert Torres y Sebastián Mora-, García de Mateos destaca que “estar en la selección es una experiencia de la que sacas mucho partido, no sólo por lo que significa representar a tu país por todo el mundo, sino por lo que te aporta en tu carrera. Lo que más he notado es que tienes una punta de velocidad mayor, que en mi caso me ha dado muchas victorias en etapas en las vueltas, aunque estés disputando la general. Y lo notas mucho cuando lo dejas de hacer, como por ejemplo este año, que he notado que me faltaba esa punta de velocidad”.
 
Buena punta de velocidad tiene también Oscar Pelegrí, el ciclista de Betxi (Castellón) de 26 años, que cumple ya tres temporadas en Portugal, las dos últimas en el Feirense. En España logró ser campeón nacional sub23 (2016), tras haberse llevado el bronce un año antes.
 
Pero también ha sido un corredor que ha entrado en los planes de la selección, aunque sin tanta continuidad como García de Mateos, quizá porque en las pruebas en que puede tener más protagonismo Torres y Mora le cierren el paso. Aun así, ha sabido aprovechar algunas oportunidades, como por ejemplo los Juegos Europeos de Minsk, donde lograba una valiosísima cuarta plaza en la puntuación. En su caso, vuelve a estar en los planes del seleccionador español, Raúl Mena, de cara a los Campeonatos de Europa en Plovdiv (Bulgaria), del 11 al 15 de noviembre.
 
“He hecho pista en todas las categorías -destacamos su título en madison con Mora en 2018- y cuando he podido estar con la selección, he acudido. Y seguiré haciéndolo siempre que pueda compatibilizarlo, aunque quien me paga es un equipo de carretera”, indica el castellonense, quien destaca que “aparte de las cualidades que aprendes en la pista como eficacia de pedaleo, colocación o técnica, me gustaría destacar ese sufrimiento que sólo tienes en la pista por su alta intensidad y que luego te viene muy bien en carretera, donde es difícil tenerlo tanto tiempo. Creo que esa circunstancia, junto con la visión de carrera, es lo más positivo”. Y en su caso, con sólo 26 años, tiene una amplia carrera en la que puede dar lo mejor.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro