Avançar para o conteúdo principal

Daniel McLay bisa na Volta a Portugal

O britânico Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) provou ontem o sabor da vitória na Volta a Portugal e hoje bisou com mais um triunfo ao sprint na chegada a Torres Vedras. Sem qualquer alteração nos lugares cimeiros da classificação geral, Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

Daniel McLay dá novo triunfo à Arkéa-Samsic (© Helena Dias)

McLay mostrou-se satisfeito com a nova vitória: “Hoje foi um copiar/colar da etapa que ganhei ontem. Tudo decorreu praticamente igual com uma performance top da equipa Arkéa-Samsic, que tornou o meu trabalho muito mais fácil o dia todo. Fui novamente colocado numa excelente posição e quero agradecer a todos os meus companheiros. Romain Le Roux trabalhou durante tantos quilómetros na frente do pelotão para que a fuga não ganhasse grande vantagem, enquanto Anthony Delaplace assumiu as mesmas funções com a mesma energia. Fui bem protegido por todos. Tal como ontem, fui perfeitamente lançado por Matis Louvel, Bram Welten e Christophe, que me deixou a 150 metros da linha de meta. E, mais uma vez, só tive de terminar o bom trabalho colectivo que todos fizeram a meu favor.”

 

Na sexta etapa, a Volta levou o pelotão a percorrer 155 quilómetros entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras, terra de Joaquim Agostinho e sobre o qual se comemoram 50 anos da sua primeira vitória na Volta a Portugal, na qual conquistou por três vezes a camisola amarela nos anos de 1970, 1971 e 1972.

 

Com 11 quilómetros pedalados, um trio formou a fuga do dia, que iria durar até perto dos 5 quilómetros finais. O luso Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport), vencedor da camisola da juventude em 2019, o vencedor de etapa Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) e Willem Smit (Burgos-BH) tentaram a sorte numa jornada em que várias equipas tinham interesse num final para os seus sprinters.

 

Com a aventura terminada, o pelotão sofreu um revés a 4 quilómetros da meta, quando uma queda levou vários corredores ao chão, entre eles o sprinter da Efapel Rafael Silva. Contudo, a queda não comprometeu o objectivo da equipa francesa Arkéa-Samsic, que manteve o foco e, após novo trabalho irrepreensível na aproximação à meta, viu uma vez mais o seu corredor Daniel Mclay fechar a etapa com chave de ouro. À semelhança do dia anterior, seguiram-se na meta Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) e Leangel Linarez (Miranda-Mortágua), sendo hoje o italiano em segundo e o venezuelano em terceiro lugar.

 

Além da vitória da etapa, Daniel McLay subiu à liderança da classificação dos pontos. A W52-FC Porto permaneceu líder por equipas, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.

 

Ao final do dia contabilizaram-se dois abandonos, o luso Rafael Lourenço (Kelly-Simoldes-UDO) e o espanhol Diego Rubio (Burgos-BH), o primeiro por problemas físicos e o segundo devido a queda.

 

FOTOGRAFIAS ETAPA 6, aqui!


Classificação Et6:

(classificação completa)

1º Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) 3h38m04s

2º Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) mt

3º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) mt

4º Oscar Pelegrí (Feirense) mt

5º João Matias (Aviludo-Louletano) mt

6º David González (Caja Rural-Seguros RGA) mt

7º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt

8º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) mt

9º Matis Louvel (Team Arkéa-Samsic) mt

10º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 25h26m07s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s

5º Joni Brandão (Efapel) a 1m37s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

7º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s

8º António Carvalho (Efapel) a 2m15s

9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.