Avançar para o conteúdo principal

Daniel McLay bisa na Volta a Portugal

O britânico Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) provou ontem o sabor da vitória na Volta a Portugal e hoje bisou com mais um triunfo ao sprint na chegada a Torres Vedras. Sem qualquer alteração nos lugares cimeiros da classificação geral, Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

Daniel McLay dá novo triunfo à Arkéa-Samsic (© Helena Dias)

McLay mostrou-se satisfeito com a nova vitória: “Hoje foi um copiar/colar da etapa que ganhei ontem. Tudo decorreu praticamente igual com uma performance top da equipa Arkéa-Samsic, que tornou o meu trabalho muito mais fácil o dia todo. Fui novamente colocado numa excelente posição e quero agradecer a todos os meus companheiros. Romain Le Roux trabalhou durante tantos quilómetros na frente do pelotão para que a fuga não ganhasse grande vantagem, enquanto Anthony Delaplace assumiu as mesmas funções com a mesma energia. Fui bem protegido por todos. Tal como ontem, fui perfeitamente lançado por Matis Louvel, Bram Welten e Christophe, que me deixou a 150 metros da linha de meta. E, mais uma vez, só tive de terminar o bom trabalho colectivo que todos fizeram a meu favor.”

 

Na sexta etapa, a Volta levou o pelotão a percorrer 155 quilómetros entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras, terra de Joaquim Agostinho e sobre o qual se comemoram 50 anos da sua primeira vitória na Volta a Portugal, na qual conquistou por três vezes a camisola amarela nos anos de 1970, 1971 e 1972.

 

Com 11 quilómetros pedalados, um trio formou a fuga do dia, que iria durar até perto dos 5 quilómetros finais. O luso Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport), vencedor da camisola da juventude em 2019, o vencedor de etapa Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) e Willem Smit (Burgos-BH) tentaram a sorte numa jornada em que várias equipas tinham interesse num final para os seus sprinters.

 

Com a aventura terminada, o pelotão sofreu um revés a 4 quilómetros da meta, quando uma queda levou vários corredores ao chão, entre eles o sprinter da Efapel Rafael Silva. Contudo, a queda não comprometeu o objectivo da equipa francesa Arkéa-Samsic, que manteve o foco e, após novo trabalho irrepreensível na aproximação à meta, viu uma vez mais o seu corredor Daniel Mclay fechar a etapa com chave de ouro. À semelhança do dia anterior, seguiram-se na meta Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) e Leangel Linarez (Miranda-Mortágua), sendo hoje o italiano em segundo e o venezuelano em terceiro lugar.

 

Além da vitória da etapa, Daniel McLay subiu à liderança da classificação dos pontos. A W52-FC Porto permaneceu líder por equipas, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.

 

Ao final do dia contabilizaram-se dois abandonos, o luso Rafael Lourenço (Kelly-Simoldes-UDO) e o espanhol Diego Rubio (Burgos-BH), o primeiro por problemas físicos e o segundo devido a queda.

 

FOTOGRAFIAS ETAPA 6, aqui!


Classificação Et6:

(classificação completa)

1º Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) 3h38m04s

2º Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) mt

3º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) mt

4º Oscar Pelegrí (Feirense) mt

5º João Matias (Aviludo-Louletano) mt

6º David González (Caja Rural-Seguros RGA) mt

7º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt

8º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) mt

9º Matis Louvel (Team Arkéa-Samsic) mt

10º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 25h26m07s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s

5º Joni Brandão (Efapel) a 1m37s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

7º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s

8º António Carvalho (Efapel) a 2m15s

9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.