O britânico Daniel McLay rematou com uma vitória ao sprint o tremendo trabalho de aproximação à meta realizado pela sua equipa Arkéa-Samsic. O corredor de 28 anos quebrou assim o enguiço desta temporada, alcançando a primeira vitória do ano em Águeda. Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela em mais um dia da Edição Especial da Volta a Portugal.
Daniel McLay triunfa em Águeda (© Helena Dias)
“Tínhamos o Anthony na fuga do dia, o que nos deu uma boa dose de tranquilidade. O único pequeno stress que tivemos foi devido ao vento, que num dado momento soprava de lado, mas no final isso não alterou muito a forma como a etapa decorreu. Toda a equipa protegeu-me bem e só tive 125 metros para fazer sozinho! A vitória é tanto para a equipa como para mim. Este ano tem sido um pouco especial, já que era a primeira época que não tinha ganho nenhuma corrida desde que me tornei profissional. Não quero esquecer ninguém que me ajudou neste êxito, Romain Le Roux e Alan Riou correram para mim durante toda a etapa, Matis fez o mesmo no final. Bram também me protegeu bem no caminho para a linha de meta e Christophe fez os últimos 500 metros de uma forma incrível. Agora temos mais duas etapas que, com sorte, serão para os sprinters nesta Volta a Portugal 2020”, afirmou Daniel McLay.
O sexto dia da Volta a Portugal amanheceu com a notícia de duas penalizações na classificação geral, devido a abastecimento irregular nos últimos 10 quilómetros da etapa anterior. Após o visionamento das imagens, o Colégio de Comissários decidiu penalizar em 20 segundos os corredores da Efapel, António Carvalho e Joni Brandão. Em comunicado, a equipa fez saber que foi «Um “erro” que Rúben Pereira, director desportivo da Efapel, assumiu, garantindo que não serão esses 20 segundos a impedir a equipa de continuar na discussão da Volta».
Relativamente à jornada, o pelotão partiu de Oliveira do Hospital rumo a Águeda, num total de 176,3 quilómetros. Perto da passagem por Góis, cinco corredores formaram a fuga do dia: os lusos Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO) e Hugo Sancho (Miranda-Mortágua), Héctor Sáez (Caja Rural-Seguros RGA), Mauro Finetto (Nippo Delko Provence) e Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic). O quinteto teve liberdade até à falta de 17 quilómetros para o final, momento em que o pelotão terminou com a aventura, devido ao interesse de algumas equipas para uma chegada ao sprint. Mas antes da chegada a toda a velocidade, houve ainda tempo para uma fuga solitária de Willem Smit (Burgos-BH), alcançado dentro dos 10 quilómetros finais.
Na linha de meta instalada em Águeda, Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) foi o mais forte e imperou ao sprint, deixando nos demais lugares do pódio o venezuelano Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) e o italiano Riccardo Minali (Nippo Delko Provence).
Nas classificações secundárias, a W52-FC Porto permaneceu líder por equipas, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) líder da classificação dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.
Ao final do dia contabilizaram-se três abandonos, todos de equipas lusas: Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano), António Ferreira (Feirense) e Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua).
Classificação Et5:
1º Daniel
McLay (Team Arkéa-Samsic) 4h14m46s
2º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) mt
3º Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) mt
4º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) mt
5º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt
6º
David González (Caja Rural-Seguros RGA) mt
7º Rafael Silva (Efapel) mt
8º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt
9º Amaro Antunes (W52-FC Porto) mt
10º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) mt
Classificação Geral:
1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 21h48m03s
2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s
3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s
4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s
5º Joni Brandão (Efapel) a 1m37s
6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s
7º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s
8º António Carvalho (Efapel) a 2m15s
9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s
10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s
Comentários
Enviar um comentário