Avançar para o conteúdo principal

Daniel McLay entrega triunfo ao sprint à Arkéa-Samsic

O britânico Daniel McLay rematou com uma vitória ao sprint o tremendo trabalho de aproximação à meta realizado pela sua equipa Arkéa-Samsic. O corredor de 28 anos quebrou assim o enguiço desta temporada, alcançando a primeira vitória do ano em Águeda. Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela em mais um dia da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

Daniel McLay triunfa em Águeda (© Helena Dias)

“Tínhamos o Anthony na fuga do dia, o que nos deu uma boa dose de tranquilidade. O único pequeno stress que tivemos foi devido ao vento, que num dado momento soprava de lado, mas no final isso não alterou muito a forma como a etapa decorreu. Toda a equipa protegeu-me bem e só tive 125 metros para fazer sozinho! A vitória é tanto para a equipa como para mim. Este ano tem sido um pouco especial, já que era a primeira época que não tinha ganho nenhuma corrida desde que me tornei profissional. Não quero esquecer ninguém que me ajudou neste êxito, Romain Le Roux e Alan Riou correram para mim durante toda a etapa, Matis fez o mesmo no final. Bram também me protegeu bem no caminho para a linha de meta e Christophe fez os últimos 500 metros de uma forma incrível. Agora temos mais duas etapas que, com sorte, serão para os sprinters nesta Volta a Portugal 2020”, afirmou Daniel McLay.

 

O sexto dia da Volta a Portugal amanheceu com a notícia de duas penalizações na classificação geral, devido a abastecimento irregular nos últimos 10 quilómetros da etapa anterior. Após o visionamento das imagens, o Colégio de Comissários decidiu penalizar em 20 segundos os corredores da Efapel, António Carvalho e Joni Brandão. Em comunicado, a equipa fez saber que foi «Um “erro” que Rúben Pereira, director desportivo da Efapel, assumiu, garantindo que não serão esses 20 segundos a impedir a equipa de continuar na discussão da Volta».

 

Relativamente à jornada, o pelotão partiu de Oliveira do Hospital rumo a Águeda, num total de 176,3 quilómetros. Perto da passagem por Góis, cinco corredores formaram a fuga do dia:  os lusos Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO) e Hugo Sancho (Miranda-Mortágua), Héctor Sáez (Caja Rural-Seguros RGA), Mauro Finetto (Nippo Delko Provence) e Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic). O quinteto teve liberdade até à falta de 17 quilómetros para o final, momento em que o pelotão terminou com a aventura, devido ao interesse de algumas equipas para uma chegada ao sprint. Mas antes da chegada a toda a velocidade, houve ainda tempo para uma fuga solitária de Willem Smit (Burgos-BH), alcançado dentro dos 10 quilómetros finais.

 

Na linha de meta instalada em Águeda, Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) foi o mais forte e imperou ao sprint, deixando nos demais lugares do pódio o venezuelano Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) e o italiano Riccardo Minali (Nippo Delko Provence).

 

Nas classificações secundárias, a W52-FC Porto permaneceu líder por equipas, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) líder da classificação dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.

 

Ao final do dia contabilizaram-se três abandonos, todos de equipas lusas: Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano), António Ferreira (Feirense) e Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua).

 

Classificação Et5:

(classificação completa)

1º Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic) 4h14m46s

2º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) mt

3º Riccardo Minali (Nippo Delko Provence) mt

4º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) mt

5º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt

6º David González (Caja Rural-Seguros RGA) mt

7º Rafael Silva (Efapel) mt

8º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt

9º Amaro Antunes (W52-FC Porto) mt

10º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) mt

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 21h48m03s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s

5º Joni Brandão (Efapel) a 1m37s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

7º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s

8º António Carvalho (Efapel) a 2m15s

9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s

 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.